Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office

trabalho em casa
Foto: Bynd.

Saiba quais as profissões permitem que você trabalhe em casa, quais as empresas que fazem trabalho remoto e onde encontrar trabalhos.

*Matéria atualizada em 18 de maio de 2022.

Os tempos mudaram e graças a Deus aquela história de fazer todo dia a mesma coisa, sair de casa no mesmo horário parece estar ficando para trás. Muitas empresas já trabalham no esquema home office, onde as pessoas trabalham em casa de forma remota.

Além da opção do trabalho em casa, muitas empresas globais ou com visões mais arrojadas oferecem horários flexíveis de trabalho e entrega sob demanda, avaliações sobre produtividade e não por carga horária cumprida. Com a pandemia, muitas empresas adotaram o sistema de trabalho remoto ou híbrido e muitos funcionários gostaram da experiência em ter mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Se você está em busca de um trabalho em casa, confira dicas a seguir.


Profissões que permitem trabalho em casa

Diversas profissões permitem o trabalho em casa, de forma remota. Entre algumas delas estão:

Programadores e desenvolvedores na área de Tecnologia da Informação

Os profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) são muito requisitados para trabalhar de forma remota. O colaborador não precisa estar fisicamente na empresa para entregar um projeto. Alguns programadores até preferem trabalhar em casa e evitar distrações. Algumas empresas oferecem horários flexíveis em casa ou trabalho presencial apenas um dia por semana na empresa.

Publicitários, jornalistas, profissionais de Marketing, mídias sociais, locutores

Os geradores de conteúdo, gestores de mídias sociais/social media, profissionais que fazem spots para rádios, editores de comerciais, produtores musicais, fotógrafos, tradutores são outras profissões possíveis se trabalhar em casa. Para isso, basta ter um computador com acesso a internet e contatos profissionais para fechar trabalhos sob demanda ou de forma fixa, com contrato. Você pode trabalhar como freelancer ou contratado por uma empresa e prestar o serviço a partir da sua casa.

Veja também: Como começar a sua carreira como nômade digital.

Recrutadores e headhuntters

Os profissionais da área de Recursos Humanos podem trabalhar de forma independente e fazer a ligação entre os candidatos e as empresas. As reuniões podem ser em cafés e padarias e não é necessário ter um escritório físico. Além disso, atualmente muitas reuniões são feitas pelo Zoom, Skype ou Google Meet. O LinkedIn também uma boa forma de conectar pessoas e fazer negócios. Por isso, mantenha seu perfil profissional no LinkedIn sempre atualizado e entre com frequência na plataforma para interagir com colegas de profissão e ver mensagens.

Profissionais da área financeira

Muitas empresas globais contratam profissionais da área financeira e permitem que estes trabalhem em casa alguns dias por semana. Como a maioria dos clientes está em outros países, basta ter um computador, internet, um sistema e está resolvido.

Psicólogos

Muitos profissionais da área de Psicologia decidiram atuar de forma remota, com sessões de terapia online. A grande vantagem é pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, sem custo de aluguel de sala. Além disso, os pacientes não precisam se deslocar para a sessão, evitando o trânsito.

Cozinheiros

Quem trabalha de forma independente fazendo brigadeiros, bolos, salgados, salgadinhos, doces em geral, podem trabalhar em casa e fazer entregas. Uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro e gosta de cozinhar. O importante nesse modelo de negócio é fazer uma boa divulgação através das redes sociais, preparar ótimas fotos, ter comidas bem feitas e fidelizar seus clientes. A fidelidade está nos pequenos detalhes, como enviar um recado na embalagem, um doce de sobremesa grátis, um cupom de desconto para a próxima compra, etc. Pense de forma criativa!

Veja como conseguir uma renda extra nas férias.

Trabalho em casa: criando seu e-commerce

Também é possível montar sites de vendas pela internet. Para isso, é preciso ter um bom produto, fazer um site seguro para vendas e enviar a mercadoria através do Correio ou transportadoras. Além disso, boas fotos, boa descrição do produto (com tamanho, cores, etc) e a presença ativa em todas as redes sociais é muito importante.

Suporte ao cliente

Se você gosta do atendimento ao cliente e gosta do trabalho em casa, saiba que muitas empresas contratam customer service – suporte ao cliente para trabalho remoto. Você terá um treinamento da empresa e responderá dúvidas pelo chat e email. Uma profissão com bastante requisito. Quem domina outros idiomas e tem facilidade de comunicação, pode se dar muito bem nessa área.

Empresas que trabalham com home office

Confira abaixo a lista de empresas que trabalham de forma remota, uma ou mais vezes por semana para que você possa buscar vagas e se candidatar:

  • IBM
  • Bosch
  • Nextel
  • Cisco BT
  • AT&T
  • HP
  • Shell
  • Volvo
  • HSBC
  • DELL
  • Sitel
  • Ernest & Young
  • DuPont Ericsson
  • Gol Linha Aéreas

Carreira digital: por onde começar a construir a sua.

Entrevista de emprego

Informe na hora da entrevista de emprego que você tem disponibilidade para trabalhar remotamente, esse pode ser um diferencial para a empresa, principalmente se você já tiver experiência nessa forma de trabalho. Ter um escritório em casa também é fundamental para conseguir separar o ambiente familiar do profissional.

Dicas para o home office

Antes de começar o home office, decida se você vai trabalhar de forma autônoma ou para uma empresa. Se for por conta própria, você precisará abrir uma empresa individual e começar a organizar seu negócio. Se for contrato de trabalho, deve verificar as horas trabalhadas e se precisará se deslocar a empresa algum dia da semana para reuniões e etc.

Além disso, siga algumas dessas dicas para o trabalho em casa:

  1. Estabeleça um espaço de trabalho, para limitar o que é pessoal e o que é profissional. Crie um ambiente iluminado, com uma boa cadeira, para que você trabalhe de forma confortável;
  2. Tenha disciplina e estabeleça horários de trabalho;
  3. Levante-se, tome café da manhã e vista uma roupa como se fosse trabalhar fora de casa (nada de trabalhar de pijama, isso pode comprometer sua produtividade);
  4. Marque encontros com pessoas em cafés, vá em eventos, exposições, feiras e congressos. Tenha cuidado para não ficar isolado do mundo;
  5. Crie uma rotina de atividades ao ar livre, para que possa sair de casa pelo menos uma vez ao dia. Ficar o dia inteiro trancado no escritório em casa pode te deixar deprimindo. Por isso, faça atividades fora de casa, como caminhadas, passear com seu cachorro, ir na academia, sair para algum curso de idiomas, etc.
  6. Se for trabalhar por conta própria, lembre-se de divulgar seu trabalho pela internet e informar seus contatos. Mantenha uma boa rede de relacionamentos.

Vantagens do trabalho em casa

Há inúmeras vantagens em trabalhar em casa, tanto para o funcionário quanto para a empresa, confira as principais delas:

Para empresa:

  • Menos gastos de funcionamento (energia, mobiliário, água, despesas de escritório, etc);
  • Maior produtividade;
  • Entrega por datas ou prazos definidos;
  • Funcionários mais felizes e vida pessoal mais equilibrada.

Para o colaborador:

  • Menos tempo e menos estresse com o trânsito;
  • Maior flexibilidade e liberdade para produzir;
  • Mais vida pessoal e contato com a família;
  • Alimentação mais saudável em casa com o preparo das suas refeições e pausas para descanso;
  • Poder trabalhar em lugares diferentes, como parques, padarias, sala de estar, em viagens.
  • Mais produtividade e realização pessoal.

Veja também: Ilha paradisíaca quer atrair nômades digitais para trabalhar no Caribe.

Sites para encontrar trabalho em casa: home office

Além das empresas globais, existem diversos sites que ajudam a encontrar um trabalho remoto, são eles:

Pode ser interessante também você ler como trabalhar em uma multinacional.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 8 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

2 thoughts on “Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office

  • blank
    24 de abril de 2018 em 11:39 am
    Permalink

    Amanda, boa tarde!

    Gostaria de me informar, como proceder para colher as informações necessárias para uma migração legal à Portugal, onde pretendo me situar na Região do Algarve.

  • blank
    23 de abril de 2018 em 12:39 pm
    Permalink

    Boa tarde Amanda.

    Vi o Globo Repórter de sexta passada sobre a região de Algarve – Portugal e também acabei de ler sua reportagem sobre esta região linda também e me dando vontade de mudar ainda mais do Brasil.
    Como posso pesquisar sobre trabalho, aluguel de casas e escola para crianças?

    Obrigada,
    Aline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *