Como conseguir uma renda extra nas férias

renda extra nas férias
Foto: Investidor Sardinha – R7.

Veja dicas para conseguir uma renda extra nas férias e onde encontrar trabalhos.

As aulas terminaram e o período de férias de verão na Europa é sempre uma boa oportunidade para conseguir faturar uma renda extra. Mas, como conseguir uma renda extra nas férias de verão? 

Em muitos países da Europa é comum os jovens a partir dos 16 anos de idade terem permissão para trabalhar. Muitos pais também incentivam essa prática porque gera maior independência, estimula o crescimento emocional e cultural dos filhos. Além de ser uma excelente oportunidade para os jovens adquirirem competências essenciais para o desenvolvimento das suas vidas e carreiras.


Como conseguir uma renda extra nas férias

Muitos jovens se empenham em conseguir uma renda extra nas férias de verão, porque essa renda já tem um destino certo. Aproveitam para ajudar a pagar as despesas da universidade ao longo do ano, para tirar a carteira de motorista, para começar a pagar um carro e outros já pensam em investir nas suas carreiras.

Além disso, as férias podem ser uma oportunidade única e enriquecedora, em muitos aspetos, aproveitar as férias para conhecer um novo país trabalhando. Durante o verão europeu, há muitas opções de emprego que ajudam os jovens a conseguir uma renda extra nas férias de verão e, muitos países costumam aceitar trabalhadores estrangeiros.

Dicas para te ajudar a trabalhar como freelancer.

Como procurar as vagas? 

Em função dos impactos da pandemia, o primeiro cuidado que deve ser considerado é a respeito do deslocamento entre países. A exigência do Certificado Digital COVID da União Europeia para livre circulação ou então um teste negativo.

Após saber sobre a livre circulação entre os países da Europa, a segunda etapa é ter acesso às vagas de empregos de verão. Uma das fontes mais eficazes são sites especializados em contratação desse perfil. Além de disponibilizar as  vagas temporárias, podem esclarecer quanto aos diferentes vistos disponíveis de acordo com cada país. Alguns sites para busca de emprego no exterior:

Outras opções são os grupos das redes sociais como Facebook, LinkedIn, onde é possível encontrar diversas vagas temporárias para o verão.

Os modelos de contrato são definidos ainda durante o processo seletivo assim como a proposta financeira. Geralmente são oportunidades part-time (meio período) com pagamentos por hora de trabalho, porém, cada país tem suas regras específicas.

Geralmente além do horário flexível o modelo part-time, permite ser prestado apenas alguns dias por semana e ainda tem todos os direitos por lei garantidos.

Novidade: TikTok permite currículos em vídeo para que usuários se candidatem a empregos.

Quais as áreas que geram mais oportunidades?

Confira as melhores áreas para trabalhar nas férias:

  1. A indústria do turismo: foi uma das áreas mais afetadas por conta da pandemia. Entretanto, cada país segue as regras sanitárias para garantir uma agenda de desenvolvimento do setor. A área de restaurantes e hotelaria trazem vagas como: camareiro, recepcionista, garçom, atendente, cozinheiro, salva-vidas, cuidadores de crianças, etc.
  2. Colônia de férias e Camping: Essa é uma boa oportunidade para a maioria dos jovens. Trabalhar nas colônias de férias pode  proporcionar aos jovens uma formação necessária, que inclui treinamentos de cuidado com crianças, jogos e dinâmicas de grupo ou até mesmo primeiros socorros.
  3. Empresas: Programas de estágio em empresas é mais uma oportunidade para gerar uma renda extra nas férias de verão. Além de conhecer uma cultura organizacional e começar uma rede de networking.
  4. Entidades públicas: Alguns países aproveitam os seus estudantes para promover a cultural e o turismo local. Através de exposições guiadas pelos estudantes, eles apresentam as tradições e culturas locais.

Para aqueles que ainda estão em busca de oportunidades, ainda existem muitas vagas em aberto, ainda dá tempo de você conseguir uma renda extra nas férias de verão. 

Atualização do perfil do LinkedIn: veja cinco alterações simples de fazer.

Requisitos importantes para trabalhos temporários e renda extra nas férias

Os empregadores estão disponíveis para receber pessoas sem experiências e dispostas a trabalhar. Alguns requisitos são importantes para concorrer as vagas como:

  • ter uma boa comunicação;
  • falar inglês ou a língua local do país ;
  • ter disponibilidade de horário;
  • ser responsável;
  • estar comprometido com o negócio do empregador.

Conseguir uma renda extra nas férias de verão, pode mais fácil do que você imagina. Você precisa de uma boa estratégia e de conhecer o mercado de trabalho com as suas peculiaridades atuais.

As férias de verão podem ser uma grande oportunidade para você iniciar a sua trajetória profissional, com uma rotina organizada e planejada pode ser muito divertido e rentável. Afinal em breve iniciaremos um novo ano letivo, e nada melhor do que estar com uma renda extra no bolso. Não é mesmo? 

Confira também: os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *