Em algumas áreas sobram empregos na Alemanha e o país europeu sofre com falta de profissionais em diversos setores. Confira!
A Alemanha informou que o país europeu sofre com escassez de mão de obra em um sexto das profissões. A agência nacional de trabalho diz que faltam profissionais no país e que sobram empregos na Alemanha. Aliás, o problema está se agravando e atualmente a escassez de mão de obra já é realidade em um sexto das profissões naquela que é a maior economia da Europa.
Empregos na Alemanha: sobram vagas e faltam profissionais
Sobram empregos na Alemanha e o país está com escassez de mão de obra em um sexto das profissões, de acordo com uma notícia publicada pela ABC News. O pior de tudo é que o número está crescendo e, segundo a agência nacional de trabalho, ministros do país europeu se preparam para viajar ao Brasil para incentivar o recrutamento de cuidadores.
A Alemanha tem a maior economia da Europa. A Agência Federal do Trabalho disse que sua análise anual mostrou que 200 das cerca de 1.200 profissões pesquisadas tiveram escassez de mão de obra em 2022, contra 148 no ano anterior. O órgão disse que motoristas de ônibus, empregos em serviços em hotéis e restaurantes e trabalhos em metalurgia estavam entre os que se juntaram à lista.
Trabalhar na Alemanha como enfermeira: país europeu quer atrair profissionais do Brasil.
Profissões com mais vagas na Alemanha
Outras profissões em que a Alemanha está lutando para preencher empregos são enfermagem, cuidados infantis, indústria da construção e tecnologia automotiva, juntamente com motoristas de caminhão, arquitetos, farmacêuticos e especialistas em tecnologia da informação.
A agência do trabalho disse que está de olho em outras 157 profissões que podem chegar a ter escassez de mão de obra.
A agência apontou para um “descompasso” entre a demanda por mão de obra e potenciais empregados, e disse que apenas 26% dos trabalhadores qualificados desempregados que procuravam emprego em 2022 estavam procurando emprego em uma das áreas com escassez.
Trabalho na Alemanha: vistos, salários e onde encontrar vagas.
Imigrantes na Alemanha: a imigração pode ser uma alternativa
O governo de Olaf Scholz está tentando atrair mais trabalhadores qualificados de fora da União Europeia, facilitando os requisitos burocráticos. Especialistas dizem que o país precisa de cerca de 400.000 imigrantes qualificados a cada ano, à medida que a força de trabalho envelhecida diminui.
Em uma viagem à Índia em fevereiro de 2023, Scholz disse que seu governo quer facilitar a obtenção de vistos de trabalho para a Alemanha por especialistas em TI da Índia. Os ministros do desenvolvimento e do trabalho discutiram a mão de obra qualificada quando visitaram Gana em fevereiro. Recentemente a chanceler Annalena Baerbock e o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, embarcam para uma visita ao Brasil em que a imigração trabalhista estará no topo de sua agenda.
A porta-voz do Ministério do Trabalho, Christine Göpner-Reinecke, disse que Heil acredita que é importante “agir com muita sensibilidade e não privar um país dos trabalhadores de que ele precisa”. Ela disse que “no Brasil, o potencial para os trabalhadores do setor assistencial de enfermagem é muito grande e o nível de qualificação é muito alto”.
Imigrar para a Alemanha: governo publica projeto de lei com novas regras de cidadania.
Empregos na Alemanha: requisitos para trabalhar no país
Se você é um cidadão de um país que não pertence à União Europeia (UE) e deseja trabalhar na Alemanha, há vários requisitos e procedimentos que você precisa seguir. Veja a seguir:
- Visto: para trabalhar na Alemanha, os cidadãos de fora da UE geralmente precisam de visto. Alguns países, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Israel, Japão, Nova Zelândia, Suíça e Coreia do Sul, não precisam de visto para entrar na Alemanha, mas precisam de autorização de residência para fins de trabalho;
- Autorização de Residência para Trabalho: para permanecer na Alemanha por mais de 90 dias e trabalhar, você precisará de uma autorização de residência. Existem diferentes tipos de autorizações de residência, dependendo da finalidade da sua estadia;
- Empregos na Alemanha: antes de solicitar um visto de trabalho, você normalmente precisa de uma oferta de emprego de uma empresa na Alemanha. Sendo assim, você vai precisar fornecer prova desta oferta de emprego em seus documentos de aplicação;
- Reconhecimento de qualificações: para trabalhar na Alemanha em certas profissões, você pode precisar reconhecer suas qualificações estrangeiras. Existe um procedimento de reconhecimento que você pode seguir para avaliar se suas qualificações profissionais ou vocacionais atendem aos padrões alemães;
- Proficiência na língua alemã: mesmo não sendo exigido oficialmente, o conhecimento da língua alemã é muito importante para a integração na sociedade alemã e no mercado de trabalho.
Por fim, para encontrar empregos na Alemanha e trabalhar no país europeu, você vai precisar de um seguro de saúde e permissão de trabalho. Aliás, mesmo com visto e autorização de residência, os cidadãos de fora da UE também podem precisar de uma autorização de trabalho para trabalhar legalmente na Alemanha. Isso geralmente está vinculado à sua autorização de residência.
Outra alternativa para os profissionais altamente qualificados é a solicitação do Cartão Azul UE. Ele é uma autorização de residência com condições reforçadas para cidadãos não comunitários altamente qualificados. Para se qualificar, você deve ter um diploma universitário e um emprego garantido na Alemanha com uma renda de pelo menos € 55.200 euros por ano (a partir de 2021).
Blue Card Alemanha: saiba tudo sobre o visto para Trabalhar na Europa.