frustração profissional
Foto Reprodução: PD Gestão de Imagem e Carreira.

Saiba como lidar com a frustração profissional e ter inteligência emocional para lidar com os desafios na sua carreira.

Sabe aquele sentimento de expectativas não atendidas que surge na nossa vida profissional? Aquela sensação que traz incerteza e insatisfação que as vezes nem sabemos o porquê. Estamos falando da frustração profissional, se você ainda não sentiu isso, talvez um dia possa conhecer essa sensação. Por isso, hoje vamos te ajudar a aprender 4 estratégias para lidar com a frustração profissional.

A frustração é um sentimento natural que nós seres humanos sentimos diante de uma expectativa não correspondida. O problema é que este sentimento pode afetar o nosso desempenho, a nossa motivação e, por isso, nos sentimos mal e até duvidamos da nossa capacidade.

Na nossa carreira teremos que lidar com os altos e baixos, amadurecer profissionalmente é aprender a lidar com esses períodos mais difíceis. Desenvolver inteligência emocional para superar esses períodos é que vai fazer você aprender  e amadurecer com essas fases mais complicadas.

Inteligência emocional: o segredo para ocupar altos cargos e ter bons salários.


Os maiores motivos da frustração profissional 

A frustração profissional pode surgir por muitos motivos, por questões salariais, falta de valorização e reconhecimento, ambiente de trabalho tóxico, conflitos entre pessoas, entre outros motivos. Veja como aprender a lidar com a frustração no ambiente de trabalho.

4 estratégias para lidar com a frustração profissional

  1. A primeira estratégia é identificar quais são os motivos que estão causando sua frustração profissional. Este será o seu ponto de partida, a partir daí  identificação pode elaborar um plano para te ajudar a superar esse momento.
  2. Peça feedback do seu gestor, dos seus clientes, das pessoas que se relacionam com você durante a sua rotina de trabalho. Como uma boa autoavaliação você pode aperfeiçoar as habilidades necessárias para conquistar outros patamares. Caso não seja o suficiente, talvez seja a hora de reavaliar o seu posicionamento profissional.
  3. Faça uma autoavaliação dos seus interesses profissionais. O sentimento de frustração profissional revela que algo em nós, não está bem. Pode ser que o seu trabalho de hoje não te realize mais ou você sinta que precisa fazer mudanças para algo melhor. A frustração profissional é um sinal de que você precisa agir, você precisa fazer algo a respeito para não prejudicar o seu futuro profissional.
  4. Buscar novas oportunidades no mercado. Por mais difícil que possa parecer, ficar onde está só vai gerar mais frustração. Buscar novas possibilidades de inovar e trabalhar de forma criativa para realizar as suas atividades.

A verdade é que poucos profissionais assumem as suas frustrações profissionais, é como se tivéssemos a obrigação de ter sucesso o tempo todo. Mas o que acontece que, na maioria das vezes, muitos se acomodam ou se calam diante desse sentimento, até que o corpo adoece.

Você não pode negligenciar as suas emoções! Você é um ser humano e sentir frustração é um sinal de que você precisa fazer uma mudança na sua vida profissional.

A frustração profissional é um reflexo interno das suas emoções e fruto do teu próprio julgamento. Só você sabe o custo emocional e o impacto negativo que  causa a sua saúde física e mental, prejudicando sua performance e produtividade.

Mentalidade empreendedora: saiba como desenvolver uma e se destacar.

Conclusões

A melhor estratégia para lidar com a frustração profissional, é acolher esse sentimento, não se culpar por circunstâncias que não dependem somente de você. Aprender a lidar com esse sentimento lhe trará amadurecimento profissional e desenvolver a novas habilidade e resiliência. 

A realidade de muitos profissionais é se acomodar, mas você não deve fazer isso. Planeje a mudança de rumo da sua profissão, longe da autocrítica e do julgamento. O autoconhecimento profissional é o primeiro passo para superar os seus desafios como a frustração profissional. Somente dessa maneira você pode ter clareza dos seus objetivos, metas e motivações para alcançar os seus objetivos.

O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para você identificar os motivos da sua frustração profissional, elaborar um plano de ação para aprender a lidar com as situações negativas, sem gerar frustração, stress e crises de ansiedade. O que você precisa é de uma orientação adequada.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

Leia também: Trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022.

Leia também: se o Bloqueio emocional te impede de avançar na carreira: veja o que fazer.

*Ouça o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Share.
blank

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Leave A Reply