Pesquisa mostra que da metade de dezembro para frente, mais de 50% dos funcionários já estão pensando nas festas de fim de ano.
Mesmo que 2016 tenha sido um ano extremamente difícil para os negócios no Brasil, se você é dono ou administra uma empresa, saiba que uma pesquisa feita na Inglaterra mostrou que mais da metade dos funcionários em dezembro já estão focados nas festas de final de ano e o trabalho já não recebe tanta atenção assim.
Se foi puxado para você, imagine para os seus colaboradores. O medo de perder o emprego, a instabilidade, a inflação, a dificuldade de gerir o tempo com a família e todos os problemas que sabemos não serem poucos, fazem com que o fim de ano seja um tempo de cansaço extremo e de cabeça nas pausas de Natal e de ano novo.
Uma pesquisa recente, realizada na Inglaterra pela Peakon, mostra que 54% dos funcionários das empresas entram em dezembro com o foco nas festas de fim de ano e no descanso típico deste período, ou seja, mesmo que você não seja muito adepto a folgas e esteja sempre pensando nas metas, seus funcionários talvez não sejam assim e precisem de descanso.
Produtividade em Queda
Com um ano complicado, todo mundo chega ao final dele esgotado. Corda no pescoço não significa melhor rendimento, pois se assim fosse, crise só traria lucros e bons resultados e não é o que se vê. Mais do que entender que as pessoas são humanas, é preciso perceber que tomar um ar, ter tempo para pensar, descansar, ler um bom livro, jogar vídeo-game, ir para a praia e esquecer qual é o dia da semana são “detalhes” importantes na vida de todos.
Parar para Crescer
Mesmo que pareça antagônico, aproveite o fim de ano para, enquanto líder, ordenar uma parada. Essa parada ajudará a empresa a crescer no próximo ano, acredite. Imagine sua companhia como um motor que está acelerado durante o ano todo e está quase fervendo, você acha que é melhor continuar acelerando ou deve parar, estacionar na sombra, esperar o motor dar uma esfriada e seguir em frente?! – se a sua resposta for dar uma parada, pronto. Você já sabe o que deve fazer. Libere seus comandados e bom descanso, ah…só não esquece de desativar o despertador e dormir até doer as costas. Isso vai lhe fazer muito bem e seus empregados também vão adorar!