Toronto: a nova superpotência tecnológica que pode se tornar o Vale do Silício

Trabalho no Canadá
Foto: Bing Wallpaper Download.

A cidade de Toronto está emergindo como uma superpotência tecnológica. Dessa maneira, cada vez mais imigrantes escolhem e pretendem atuar no mercado de trabalho no Canadá ao invés dos Estados Unidos.

Entretanto, a reputação do Vale do Silício (Califórnia) como o principal centro de tecnologia do mundo pode estar em perigo. Isso ocorre por conta das novas leis restritivas de imigração dos Estados Unidos.

Leia também: Como escrever uma boa carta de motivação.


Mercado de trabalho no Canadá na área de TI aquecido

Milhares de trabalhadores imigrantes altamente qualificados migraram para Toronto nos últimos anos. Dessa maneira, a grande maioria dos profissionais são da área de tecnologia, fazendo da cidade canadense um grande centro de tecnologia. Aliás, especialistas afirmam que é o hub com crescimento mais rápido na América do Norte.

Veja também: Como trabalhar no Canadá, formas de visto e salários

Leis restritivas de imigração nos EUA

As novas leis de imigração do governo Trump estão fazendo com muitos profissionais qualificados evitem os Estados Unidos. Em junho, por exemplo, o presidente Donald Trump suspendeu temporariamente a emissão dos vistos vistos H-1B. Este tipo de visto é concedido aos trabalhadores imigrantes qualificados.

Suspensão de vistos H-1B e a saída de profissionais de TI dos EUA

A suspensão da emissão dos vistos H-1B está levando alguns imigrantes a se mudarem para o país vizinho, para trabalhar no Canadá. Isso porque todos os anos, o governo americano reserva 85.000 vistos H-1B para profissionais estrangeiros qualificados. Para se ter uma ideia, Elon Musk, que nasceu na África do Sul e abriu empresas como Tesla e SpaceX nos Estados Unidos, se beneficiou desse tipo de visto.

Conheça as melhores empresas para trabalhar no Canadá em 2020.

Dificuldades acrescidas aos imigrantes nos EUA

Em 2020, novas leis de imigração foram implementadas nos EUA. Donald Trump suspendeu o programa de emissão de vistos H-1B, citando “uma ameaça incomum ao emprego de trabalhadores americanos” durante a pandemia do coronavírus. A mudança abrupta no programa deixou milhares de trabalhadores de TI do Vale do Silício apreensivos.

Canadá facilita a entrada de imigrantes qualificados

Entretanto, enquanto o governo dos EUA aperta e aprova novas leis de imigração, o Canadá estica o tapete vermelho de boas-vindas para os imigrantes qualificados. Sendo assim, desde 2013 o número de empregos em tecnologia em Toronto aumentou 54% e passou de 148.000 para 228.000.

Jason Goldlist, cofundador da TechToronto, afirma que “temos mais de 100.000 pessoas imigrando para a região de Toronto […]”. Dessa maneira, Goldlist diz que “[…] a cada ano, o que é o dobro da área da baía de São Francisco”. Entretanto, a ideia não é apenas a quantidade de profissionais, mas a qualidade.

Cerca de 20% dos imigrantes que chegaram no mercado de trabalho no Canadá possuem formação superior em Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática. Ou seja, já chegaram ao país com formação superior e são considerados profissionais altamente qualificados.

Oportunidades de trabalho no Canadá

A Shopify, uma gigante canadense de comércio eletrônico, está aproveitando para atrair novos colaboradores e capitalizando a oportunidade. O CEO da companhia, Tobias Lutke, após o anúncio de Trump que impactaria os vistos H-1B, tweetou: “Se isso afetar seus planos, considere vir para o Canadá”.

Um estudo publicado em 2016 mostrou que 25% da força de trabalho do Canadá são imigrantes. E na área de tecnologia, o percentual chega a 40%, cerca de 350.000 trabalhadores.

Programa do governo para o mercado de trabalho no Canadá

O Global Talent Stream, um programa de 2017 do governo canadense, foi criado para atrair profissionais estrangeiros altamente qualificados por meio de programas de visto. Entretanto, especialistas em imigração dizem que é como o programa H-1B, mas muito melhor.

O tempo de processamento dos pedidos de visto para profissionais estrangeiros pelo Global Talent Stream no Canadá é mais rápido e em 4 semanas o trabalhador pode estar legalmente trabalhando no país.

Leia também: Trabalhar no Canadá, executivo brasileiro dá dicas para morar e trabalhar em Montreal.

Aumento da imigração dos Estados Unidos para o Canadá

A migração de profissionais de tecnologia para o Canadá tem se acelerado no governo de Donald Trump. Desse modo, as cidades de Toronto e Vancouver tiveram o segundo e terceiro maior “ganho de cérebro” de talento tecnológico das cidades norte-americanas em 2019.

Apenas a Área da Baía de São Francisco e San Jose (Vale do Silício nos EUA) superaram as cidades canadenses. De acordo com o relatório 2020 Tech Talent Analyzer da empresa de serviços imobiliários CBRE trouxe dados que mostram que Toronto acrescentou mais talentos em tecnologia à sua mão-de-obra nos últimos cinco anos do que em qualquer outro lugar na América do Norte.

Dessa maneira, a cidade de Toronto recebeu 66.900 trabalhadores da área de TI, mais do que Nova York, Atlanta, Seattle e Denver. Há bastante tempo que as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos têm escritórios no Canadá, assim como em outros países. Entretanto, agora eles estão olhando para grandes expansões.

Por fim, em um anúncio feito em fevereiro, o Google que já conta com aproximadamente 1.500 funcionários no Canadá, espera aumentar para 5.000 funcionários até 2022. Entretanto, pequenas empresas também estão instalando escritórios no Canadá.

Veja 5 dicas para conseguir um emprego no exterior.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Enquanto isso, aproveite descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para utilizar em todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Saia com um chip internacional de celular antes mesmo da sua viagem para o exterior. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Já para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Certamente se você vai viajar, precisa alugar um carro e nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *