Será o mal do século? Descubra como lidar com a infoxicação no seu dia a dia.
Você sente-se exausto? Tem dificuldade de concentração? Não consegue parar de olhar as notificações das redes sociais? E sente que não está conseguindo ler todas as informações que estão a disposição diariamente? Alerta de cuidado com a sua saúde mental, a infoxicação é um mal da vida moderna e conectada que estamos inseridos.
O que é infoxicação e como lidar com ela no dia a dia
A Infoxicação, é um termo criado pelo físico e pesquisador Alfons Cornella em 1996 para descrever a situação a qual uma pessoa tenta receber e analisar um número de informações muito maior do que a sua mente é capaz de processar.
Pesquisas apontam que o nosso cérebro receba cerca de quatro bilhões de impulsos nervosos a cada segundo. Contudo, é impossível captar todas essas informações de modo consciente, pois o volume de informações que recebemos diariamente através de: internet, redes sociais, e-mails, revistas, jornais, rádio, televisão, livros, etc é muito maior.
A infoxicação, tomou uma proporção maior durante a pandemia, gerando um grande alerta para saúde mental da população mundial. Lidar com o isolamento social, com as informações desencontradas e o excesso de fake news, foi mais um problema que estamos aprendendo a lidar.
O Psicólogo David Lewis descreve a Infoxicação como a Síndrome da Fadiga Informativa, no livro “Morrendo pela Informação”. Onde alerta que a Intoxicação pode gerar aumento do nível do estresse, distúrbios de sono, problemas gástricos, alteração do humor e dificuldade de concentração. Em alguns casos podem levar a doenças psiquiátricas como transtornos de ansiedade, depressão, problemas nas relações pessoais, insatisfação no trabalho e dificuldades de gestão no negócio ou na carreira.
Veja 4 dicas para evitar a distração e manter o foco no trabalho.
Quem são os mais afetados?
Independente da área de atuação, em geral, todos os profissionais estão propensos a serem afetados pela Infoxicação. A pressão por resultados e a necessidade de se manter atualizado com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo potencializam esse mal atualmente.
Alguns profissionais estão mais expostos, como: jornalistas, profissionais de tecnologia, estudantes, professores, e todos que precisam estar conectados a uma rede de informações para executar as suas atividades.
Confira dicas para evitar o esgotamento profissional.
Como podemos lidar com a infoxicação, para que não seja um problema grave e prejudique a sua saúde mental e carreira
Mesmo sendo um problema crescente na nossa sociedade, não identificamos políticas de saúde para orientar essa situação. Ainda é uma iniciativa pessoal e de algumas empresas preocupadas com a situação, tentam criar mecanismos e processos que possam controlar o excesso de informações das suas operações.
Outra possibilidade é um esforço e uma iniciativa de cada pessoa para filtrar o volume e as fontes de informação que chega até você. Veja algumas dicas para te ajudar:
- Estabeleça critérios da informação que pretende saber;
- Busque fontes confiáveis e reconheça a importância delas para você;
- Seja realista! Você não é um robô para saber de todas as informações;
- Estabeleça grau de importância para essas informações, despreze o que não fizer sentido para você;
- Tenha um horário para fazer uma desintoxicação de aparelhos tecnológicos;
- Meditação ajuda a concentrar-se em você;
- Tenha bom senso, viva experiências reais e os momentos sem se preocupar com redes sociais;
- Valorize as suas relações reais, sua família, seus filhos e curta os momentos com eles.
O que fazer quando bater o desânimo com o trabalho?
Seu tempo é precioso
O seu tempo é precioso, portanto se dedique a fazer algo que realmente acrescenta, tanto no pessoal, quanto na sua carreira. Cuide da sua saúde mental, principalmente agora durante a pandemia, pois é um momento extremamente desafiador e sensível da história da humanidade.
As informações são feitas para te manter atualizado e alinhado com a realidade. Você pode escolher o que consome de informações, mas não deixe que elas consumam você!
Auto-observação com seus comportamentos e atitudes diante do volume de informações que você consome todos os dias, você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
Conheça o canal do Youtube do Vagas pelo Mundo, com vários conteúdos exclusivos e dicas: