4 dicas para evitar a distração e manter o foco no trabalho

manter o foco no trabalho
Foto: Vlada Karpovich – Pexels.

Você se distrai com facilidade? Veja 4 dicas para evitar distrações e manter o foco no trabalho.

Atualmente estamos mergulhados em um mundo conectado, com tantas informações e uma tecnologia cada vez mais veloz, a nossa capacidade de manter o foco e a concentração virou um problema para muitas pessoas. Diante disso como evitar a distração e manter o foco no trabalho?


4 dicas para evitar a distração e manter o foco no trabalho

Seja trabalhando em casa ou na empresa, conseguir manter a concentração é desafiador, é difícil evitar a distração com crianças brincando, com telefones tocando ou com a conversa dos colegas no ambiente de trabalho.

Além dessas distrações externas relativas ao ambiente de trabalho, os nossos pensamentos e comportamentos também atrapalham o nosso foco. Quantas vezes nos distraímos com as nossas conversas, com mensagens de grupo ou nas redes sociais. 

A distração e a falta de concentração pode afetar a sua produtividade e a perda de tempo com tarefas irrelevantes para o seu trabalho. É impossível manter o foco durante horas seguidas, mas o importante é ser capaz de se concentrar nas tarefas, fazer pequenas pausas inteligentes e não permitir que nada o desvie das suas entregas.

Descubra os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

Veja como evitar a distração

Por isso preparamos uma lista de 4 dicas para evitar a distração e manter o foco no trabalho:

  1. Planeje a sua rotina: Quando você tem planejado as suas atividades, evita as distrações com coisas que não estão alinhadas  com o seu objetivo do dia. Identifique o horário em que você se sente mais produtivo e nesse período foco total para executar as ações que são prioridade para você.
  2. Seja uni foco: Você pode ter múltiplas tarefas, mas foque em executar uma de cada vez. Evite saltar as tarefas que você já planejou, conclua uma e depois a outra, assim você mantém uma ordem cronológica de conclusão e minimiza os impactos da distração no trabalho.
  3. Cuidado com os imprevistos: Imprevistos acontecem, mas não podem virar uma regra no seu planejamento, ficar o tempo todo lidando o que podia ser planejado e não foi é uma oportunidade para a distração.
  4. Tenha uma boa gestão do tempo: Distrações com redes sociais, pode ser o vilão da distração e o seu trabalho ficar completamente comprometido. Crie uma rotina de ficar sem telefone móvel por perto, coloque na gaveta da mesa, deixe em modo avião, crie alternativas para focar a sua atenção a uma única atividade. 

O que fazer quando bater o desânimo com o trabalho.

Tenha uma rotina organizada

Manter uma rotina organizada e planejada em pequenas tarefas pode evitar o ciclo das distrações. Se você chegar ao fim do dia e perceber que não conseguiu realizar as tarefas, talvez seja necessário uma revisão dos seus processos e atividades.

Para evitar a distração e manter o foco no trabalho, é preciso ter clareza dos seus objetivos e traçar um plano para fazer com que você não perca tempo e energia diante de tantas distrações. 

Eu posso te ajudar, você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

*Sou  Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica e com sucesso.

Confira dicas para evitar o esgotamento profissional.

*Aproveite para conhecer nosso Podcast Partiu Morar Fora:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *