Lista do governo mostra os profissionais em falta na Espanha onde os candidatos precisam vir de fora do país. Saiba mais!
Parece improvável que existam empregos para os quais as empresas espanholas não encontrem candidatos, porém eles existem. Embora algumas ocupações estejam sempre nas listas de profissões com mais procura e melhores salários, é correto dizer que em muitos casos os serviços de emprego não encontram profissionais. O SEPE (Servicio Público de Empleo Estatal) da Espanha publicou uma lista com as profissões mais difíceis de encontrar profissionais no país. Descubra quais são!
Profissionais em falta na Espanha
O SEPE (Servicio Público de Empleo Estatal), órgão do governo espanhol, publicou um novo catálogo de profissões de difícil preenchimento no país. A lista atualizada é composta pelas profissões onde o serviço público do país não conseguiu preencher as vagas e, portanto, permite que os empregadores procurem profissionais fora do país. Ou seja, é possível afirmar que quem exerce essas profissões teve o emprego na Espanha garantido nos últimos meses.
A nova seleção de empregos é dominada por alguns cargos distantes das pessoas comuns, como atletas de elite, mas há outros, como técnicos marítimos ou mecânicos especializados, que são mais comuns. Na lista estão empregos industriais muito específicos ligados ao comércio marítimo, como técnicos em refrigeradores navais, engenheiros-chefes de navios, mecânicos costeiros ou pilotos mercantes.
Você viu? Espanha vai zerar impostos para nômades digitais.
Lista com as profissões mais difíceis de preencher vagas na Espanha
A lista de ocupações de difícil cobertura na Espanha é feita pelo SEPE (Servicio Público de Empleo Estatal) e a elaboração do catálogo leva em consideração os critérios técnicos sobre o impacto sobre o emprego. Esses critérios foram estabelecidos em conjunto com as unidades da Administração Geral do Estado, que devido ao seu campo de atividade ter autoridade e conhecimento em assuntos relacionados com as atuais ocupações.
A classificação de uma ocupação como difícil de cobrir implica a possibilidade de processar a autorização inicial de residência temporária e trabalho para outra pessoa dirigida ao estrangeiro.
Veja abaixo a lista completa dos profissionais em falta na Espanha:
- Desportistas profissionais;
- Treinadores esportivos;
- Técnico em refrigeradores navais;
- Chefe de máquina de navios mercantes;
- Maquinistas naval;
- Mecânico naval;
- Pilotos de navios mercantes;
- Oficiais de radioeletrônicos da Marinha Mercante;
- Cozinheiros de barco;
- Auxiliar de navios de passageiros;
- Camareiros de barco;
- Garçons de navios;
- Especialistas em caldeiras navais;
- Engraxadores de motores de barcos;
- Bombeiros especializados em navios;
- Contramestre de convés (exceto pesca);
- Marinheiros de convés (exceto pesca);
- Porteiros de convés.
Leia também: nova empresa vai operar trens de alta velocidade na Espanha em 2022.
Outras profissões em alta na Espanha
No mesmo relatório o SEPE também mostra uma lista dos empregos que estão com maior demanda pelas empresas na Espanha. De acordo com os últimos dados disponíveis, a agência atualizou o seu observatório particular do emprego, que reflete mensalmente “as ocupações com melhor desempenho do ponto de vista das contratações”.
O SEPE detalha todas as ocupações que apresentam crescimento homólogo positivo nas contratações, que define como grupos “com melhores perspectivas de emprego”.
No setor dos especialistas em organização da Administração Pública e de empresas e em marketing destacam-se os especialistas da Administração Pública, que cresceram 103,43% ano-a-ano e 224,22% mensalmente, seguidos dos analistas de gestão e organização, que cresceram 10,53% e 3,36%, respectivamente. No setor de informática destacam-se os Administradores de sistemas e redes (+ 12,29% ano-a-ano e + 8,22% mensal) e Analistas e designers de software (+ 8,94%).
Leia também: Trabalhar na Espanha: empresas pagam até € 750 para três dias de trabalho.
*Descubra como conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil e aproveite para se inscrever no canal: