Provavelmente são recrutadores robôs que terão o primeiro contato com o seu CV. Descubra como escrever um currículo na era tecnologia e se destacar!
A cada dia mais empresas de recrutamento estão usando a tecnologia e a inteligência artificial para analisar os milhares de currículos que recebem. Porém, a os robôs cometem erros e o algoritmo pode fazer suas chances de emprego desaparecerem num estalar de dedos. O interessante é que é possível aumentar as suas chances de ultrapassar os recrutadores robôs com algumas dicas fundamentais.
Recrutadores robôs
Com um volume de informação gigantesco, as empresas, especialmente as da área de recrutamento e seleção, estão se apoiando cada vez mais em recrutadores robôs para selecionar currículos. Uma matéria, publicada pelo jornal britânico The Guardian, mostrou que eles (os recrutadores robôs) fazem a parte de filtrar a grande maioria dos milhões de currículos recebidos para que, somente depois, os seres humanos (muitas vezes eles nem estão lá!) entrem em ação e coloquem a mão no documento enviado por algum candidato esperançoso.
Se você já se candidatou para uma vaga e recebeu uma resposta rápida e automática, é sinal que os recrutadores robôs não lhe aprovaram. E isso possibilita o entendimento de um fenômeno maior que está deixando os especialistas desconcertados: mesmo com recordes de vagas de empregos no Reino Unido e nos Estados Unidos em profissões com alta demanda (área de TI por exemplo), por que muitas pessoas precisam se candidatar a centenas de ofertas enquanto as empresas reclamam que não conseguem encontrar o talento certo?
Empregos em tecnologia no Reino Unido: os mais bem pagos em 2022.
A resposta pode estar nos algoritmos
Alguns especialistas sugerem que algoritmos e inteligência artificial agora usados extensivamente na contratação estão filtrando candidatos a esmo. Essa é uma grande mudança, porque até recentemente, a maioria dos gerentes de contratação lidava com as inscrições e os currículos por conta própria. No entanto, pesquisas mostram que algumas ferramentas novas de inteligência artificial usam critérios não relacionados ao trabalho para “prever” o sucesso que o candidato pode ter no emprego.
Embora as empresas e fornecedores não sejam obrigados a divulgar se usam inteligência artificial ou algoritmos para selecionar e contratar candidatos a emprego, especialistas na área de recursos humanos dizem que essa é uma prática generalizada. Todas as principais plataformas de emprego – incluindo LinkedIn, ZipRecruiter, Indeed, CareerBuilder e Monster – fazem uso dessas tecnologias de recrutamento e seleção com o apoio de algoritmos e máquinas.
Leia também: melhores sites para procurar emprego nos Estados Unidos.
Uso generalizado de inteligência artificial para o recrutamento de pessoas
Ian Siegel, CEO da ZipRecruiter, disse que a inteligência artificial e os algoritmos já conquistaram o campo. Ele estima que pelo menos 75% de todos os currículos enviados para empregos nos Estados Unidos são recebidos e lidos por algoritmos.
“O alvorecer do recrutamento de robôs veio e se foi e as pessoas ainda não perceberam isso”, disse ele. Uma pesquisa de 2021 com executivos de recrutamento da empresa de pesquisa e consultoria Gartner descobriu que quase todos relataram usar inteligência artificial em pelo menos uma parte do processo de recrutamento e contratação.
No entanto, o problema é que os robôs não são infalíveis. Uma das descobertas mais importantes vem do professor da Harvard Business School, Joe Fuller, cuja equipe pesquisou mais de 2.250 líderes empresariais nos EUA, Reino Unido e Alemanha. Seus motivos para usar ferramentas algorítmicas foram a eficiência e economia de custos. No entanto, 88% dos executivos disseram que sabem que suas ferramentas rejeitam candidatos qualificados.
Empresas que mais contratam na Suíça: veja quais são.
Tecnologia e recrutadores robôs agilizam o processo
Empresas de tecnologia que constroem esses tipos de ferramentas de recrutamento e seleção dizem que elas se baseiam em algoritmos que são responsáveis por democratizar o processo de contratação, dando a todos uma chance justa. Se uma empresa está recebendo milhões de candidaturas, muitos recrutadores humanos só conseguiriam ler uma pequena parte dos currículos. Contudo, a inteligência artificial consegue analisar todos eles e quaisquer avaliações e julga todos os candidatos da mesma maneira.
Já imaginou um robô sentado na fila com os candidatos para uma entrevista de emprego? Pois é, muitas empresas de tecnologia acreditam que o futuro será este. É que, de acordo com as empresas, se os empregadores optarem por se concentrar nas habilidades e não nas conquistas educacionais, como diplomas universitários, outros candidatos, que muitas vezes, são esquecidos podem chegar ao próximo estágio do processo seletivo.
Leia mais: profissões mais bem pagas no Reino Unido para começo de carreira.
Decepção por enviar currículo e não ser chamado
Muitos candidatos a emprego, com experiência necessária, temem estar sendo injustamente excluídos quando as empresas se concentram em fatores evasivos, como potencial ou traços de personalidade. “Esta foi a primeira vez na minha vida, na minha carreira, que eu estava enviando currículos e não recebia respostas”, disse Javier Alvarez, gerente de distribuição e vendas. Ele enviou seu currículo mais de 300 vezes em sites como LinkedIn e Indeed para empregos para os quais ele disse estar qualificado.
Ocorre que nenhuma oferta de emprego se materializou e ele começou a se perguntar se estava sendo automaticamente excluído de alguma forma – talvez por causa de sua idade ou requisitos salariais. “Eu me senti sem esperança. Comecei a duvidar das minhas habilidades”. Uma pesquisa conseguiu encontrar respostas sobre como exatamente ocorrem as rejeições automáticas. Uma razão é que muitas vezes as descrições de cargos incluem muitos critérios e habilidades.
Muitas empresas adicionam novas habilidades e critérios às descrições de cargos existentes, criando uma longa lista de requisitos. Os algoritmos acabam rejeitando muitos candidatos qualificados que podem estar perdendo apenas algumas habilidades da lista.
Descrições de cargos mais longas também tende a desencorajar candidatas mulheres, pois geralmente elas se candidatam a empregos apenas quando cumprem a maioria dos requisitos.
Não deixe de ler: dicas para entrevista de emprego online.
Outros critérios de eliminação
Outra razão pela qual os candidatos qualificados são rejeitados por sistemas automatizados são os chamados critérios de eliminação. Um pesquisador descobriu que quase 50% dos executivos entrevistados reconheceram que seus sistemas automáticos rejeitam de imediato candidatos a emprego que tenham uma lacuna de trabalho superior a seis meses em seus currículos. Esses candidatos nunca chegam à frente de um gerente de contratação, mesmo que sejam os candidatos mais qualificados para o trabalho.
“O intervalo de seis meses é um filtro realmente insidioso”, disse Fuller (pesquisador), uma vez que provavelmente é construído com base na suposição de que um intervalo significa algo ameaçador, mas pode simplesmente representar desdobramentos militares, complicações na gravidez ou doença.
Veja mais: 10 perguntas em uma entrevista de emprego.
Robôs recrutadores: dicas de como escrever um currículo na era da inteligência artificial
Em vez de tentar se destacar, torne seu currículo legível por máquina: sem imagens, sem caracteres especiais, como “&” ou til “~”. Use o modelo mais comum. Use frases curtas e nítidas – declarativas e quantitativas de preferência. Além disso, liste suas licenças e certificações e certifique-se de que seu currículo corresponda às palavras-chave na descrição do trabalho e compare seu currículo com a descrição do trabalho usando scanners de currículo online para ver se você corresponde à função.
Para cargos administrativos e de nível básico, considere declarar que você é competente em aplicativos do pacote de escritório da Microsoft, mesmo que não esteja na descrição do cargo, disse Joe Fuller, professor de administração de Harvard. Parecem dicas simples, mas elas podem fazer a diferença no momento em que uma máquina está designada para receber o seu currículo.
*Descubra também: o que não pode faltar no seu currículo: