Se você quer trabalhar em Luxemburgo, aproveite para conhecer quais são os profissionais mais buscados. Saiba tudo!
A taxa de desemprego em Luxemburgo está em 4,8% segundo dados mais recentes. O país europeu, assim como outros do continente, está sofrendo com a falta de mão de obra e existem mais de 11 mil oportunidades de emprego no país europeu e existem muitos profissionais muito requisitados. Por isso, se você quer morar e trabalhar em Luxemburgo, aproveite para descobrir quais são as profissões mais procuradas por lá e veja se alguma delas se encaixa no seu perfil.
Trabalhar em Luxemburgo
No dia 20 de março de 2023, a Agência de Desenvolvimento do Emprego (ADEM – Agence pour le développement de l’emploi) publicou dados sobre o mercado e para quem quer trabalhar em Luxemburgo. Segundo a ADEM, o número de candidatos a emprego residentes disponíveis no país e que estão registrados na agência de desenvolvimento do emprego foi de 15.650 em 28 de fevereiro de 2023.
O dado registrou um aumento de 310 pessoas (2%) em relação a fevereiro de 2022. Esse número de candidatos o emprego está disponível para todos os períodos de vacância, exceto para pessoas cuja duração registro é superior a 12 meses. Com um intervalo de um mês, o número de residentes à procura de emprego diminuiu 151 pessoas (-1%).
Vagas em Luxemburgo para quem fala português: salário pode chegar aos 4.700 euros.
Taxa de desemprego em Luxemburgo e oportunidades
A taxa de desemprego em Luxemburgo, ajustada pelas variações sazonais e que foi calculada pelo STATEC, é de 4,8% em fevereiro de 2023. Ele está um pouco abaixo do registrado em janeiro (4,9%) e a quantidade de novos registros de candidatos a emprego está aumentando. De fato, 2.294 residentes inscritos na ADEM durante o mês de fevereiro de 2023, um aumento de 446 pessoas ou 24,1% face ao Fevereiro de 2022.
Além disso, os dados mostram que aumentou o número de residentes que estão em busca de emprego. Entretanto, no mês de fevereiro de 2023, os empregadores declararam 3.389 vagas na ADEM, o que corresponde a uma queda de 3,4% em relação a fevereiro de 2022. O número de vagas disponíveis é de 11.271 em 28 Fevereiro de 2023. O aumento em um ano é de 2,2%.
Morar em Luxemburgo: os salários mais altos da Europa.
Trabalhar em Luxemburgo: idiomas falados no país
Luxemburgo tem três idiomas oficiais: luxemburguês, francês e alemão. O luxemburguês é a língua nacional e a língua da administração, enquanto o francês e o alemão são usados no sistema legal e na educação. Além disso, o inglês e o português também são falados por populações minoritárias significativas em Luxemburgo.
Como morar em Luxemburgo sendo europeu
Sendo cidadão de um país da União Europeia (UE) ou do Espaço Econômico Europeu (EEE) ou da Suíça, você tem o direito de se mudar e residir em Luxemburgo sem visto ou permissão. Você precisa somente registar a sua presença em Luxemburgo em uma comuna (município) local onde pretende residir no prazo de três meses após a sua chegada ao país.
Para as autoridades do país você somente vai precisar apresentar seu passaporte ou carteira de identidade nacional (BI) e pode ser solicitado a fornecer documentação adicional, como comprovante de seguro de saúde, comprovante de emprego ou recursos financeiros suficientes e um certificado de antecedentes criminais.
Caso você queira morar em Luxemburgo por mais de três meses, pode ser necessário solicitar um certificado de registro, que confirma o seu direito de residir no país.
Melhores Empresas para Trabalhar em Luxemburgo: Dicas de Mercado e Oportunidades.
Se mudar para Luxemburgo sendo brasileiro
Se você é cidadão brasileiro e deseja imigrar para Luxemburgo, vai precisar obter um visto ou uma autorização de residência. Sendo turista, você não precisa de visto para visitar e entrar em Luxemburgo. Contudo, confira as maneiras que você têm de morar em Luxemburgo sendo brasileiro:
- Encontre um emprego ou oportunidade de estudo: Para solicitar uma autorização de residência, você vai precisar ter uma oferta de emprego ou estar matriculado em um programa educacional em Luxemburgo. Você pode começar procurando oportunidades de emprego ou programas educacionais que correspondam às suas habilidades e interesses;
- Solicitar uma autorização de residência: Depois de ter uma oferta de emprego ou ser aceito em uma universidade em Luxemburgo, você pode solicitar uma autorização de residência. O processo de solicitação pode variar dependendo da sua situação específica, mas geralmente você precisará fornecer uma série de documentos, incluindo comprovante de identidade, comprovante de emprego ou matrícula educacional, comprovante de acomodação e comprovante de recursos financeiros;
- Comparecer a uma entrevista: Você pode ser solicitado a comparecer a uma entrevista com um representante da Diretoria de Imigração para discutir sua inscrição e seus motivos para se mudar para Luxemburgo;
- Aguarde uma decisão: O tempo de processamento de um pedido de autorização de residência pode variar, mas você deve estar preparado para esperar várias semanas ou meses por uma decisão.
- Estude o idioma: estude francês ou alemão para morar e trabalhar em Luxemburgo e conseguir se comunicar no país. Entretanto algumas empresas contratam apenas com o domínio o inglês.
É importante observar que o processo de imigrar para Luxemburgo como cidadão brasileiro pode ser complexo e envolver uma série de requisitos e procedimentos. Caso você tenha dúvidas, você deve procurar aconselhamento de um advogado de imigração ou outro profissional que possa ajudar a orientá-lo durante o processo.
Trabalhar no exterior: passo a passo para mudança em 2023.
Luxemburgo é o país mais rico do mundo
Luxemburgo é considerado, pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) em PIB per capita, como o país mais rico do mundo. Ainda que Luxemburgo seja um país pequeno, sua localização é privilegiada. Pois, ele fica no coração da Europa e é considerado um importante centro de negócios e finanças internacionais. Todavia, sua proximidade com os principais mercados europeus e sua forte infraestrutura de transporte o tornam um local atraente para empresas e investidores.
Além disso, Luxemburgo possui uma força de trabalho altamente qualificada, um regime tributário favorável e um forte sistema jurídico que protege investidores e empresas. Contudo, o país também fez investimentos significativos em tecnologia e inovação, ajudando a atrair negócios em setores de alto crescimento, como fintech e biotecnologia.
O país europeu também conta com indústria de serviços financeiros muito próspera, com forte foco em private banking e fundos de investimento. Sem contar que sua população é multilíngue, pois Luxemburgo tem três línguas oficiais (luxemburguês, francês e alemão). Isso coloca o país numa situação atraente para empresas e investidores.
Por fim, Luxemburgo tem um sistema político estável e um forte compromisso com a cooperação internacional e é membro da União Europeia, das Nações Unidas e de outras organizações internacionais, o que ajuda a promover a estabilidade política e o crescimento econômico.
Cidadania Europeia: os países que oferecem cidadania por descendência e as regras.
Trabalhar em Luxemburgo: profissões mais procuradas no país europeu
Veja quais são as profissões mais procuradas em Luxemburgo e conheça o ranking elaborado pela ADEM com os setores que mais recrutam no país europeu. O índice é de fevereiro de 2023:
- Auditoria e controle contábil e financeiro
- Contabilidade
- Pessoal da cozinha
- Estudos e desenvolvimento de TI
- Defesa e assessoria jurídica
- Secretariado
- Serviço de restaurante
- Análise de risco de crédito e bancário
- Armazenagem e preparação de pedidos
- Mercados financeiros (front office)
Leia também: Como estudar de graça na Europa.
*Veja também como fazer seu planejamento para morar no exterior e aproveite para se inscrever no canal:
1 comentário
Estou precisando muito de trabalho para o meu sustento
Gostaria que me dêsse uma oportunidade para ir lá trabalhar