Existem muitas vagas para trabalhar em restaurante em Dublin e contratar imigrantes parece a solução mais fácil para a crise. Veja tudo sobre o assunto!
Autorizações aceleradas para trabalhadores não pertencentes à União Europeia podem fazer parte da solução para a crise de recrutamento enfrentada pelo setor de hospitalidade de Dublin, capital da Irlanda. Com a maioria das restrições relacionadas à pandemia canceladas no país, a escassez de funcionários emergiu como uma das maiores ameaças enfrentadas pelas empresas de hospitalidade e turismo de Dublin.
Trabalhar em restaurante em Dublin
Uma matéria publicada pelo jornal irlandês Independent fez soar o alerta. Existem muitas vagas para trabalhar em restaurante em Dublin e as empresas não estão conseguindo pessoas para trabalhar. Uma pesquisa da Fáilte Ireland descobriu que 30% enfrentariam o fechamento se os desafios de recrutamento não fossem resolvidos rapidamente. Os resultados também revelaram que existem ao menos 40 mil vagas em todo o país.
Peter Collins, gerente geral do Plaza Academy Hotel no centro da cidade de Dublin, disse que o setor de hospitalidade está “sentindo o aperto” como resultado de muitos trabalhadores internacionais voltando para casa e do número reduzido de viagens para cá. Ele disse que o recrutamento de chefs continua sendo um problema para muitos de seus colegas no negócio. “Este foi um desafio em 2019 e foi ampliado desde a pandemia de COVID-19”, disse ele ao jornal Independent.
Veja também: melhores sites para encontrar emprego na Irlanda.
Hotéis também sentem a pressão
Ainda de acordo com Peter Collins, “há muitos chefs internacionais de fora da Europa que estão dispostos a vir para a Irlanda, mas o processo de autorização de trabalho é demorado. Isso é algo que certamente precisa ser acelerado”.
Collins disse ainda que teve “sorte” de poder reter muitos de seus funcionários desde que as restrições foram suspensas. “Durante a pandemia, mesmo quando estávamos fechados, mantivemos uma conexão fundamental com nossa equipe”, disse ele. “Realizamos muito e usamos alguns dos recursos de treinamento online que estavam disponíveis”.
Embora haja atualmente várias vagas no Academy Plaza Hotel, Collins disse que o recrutamento aumentará à medida que os negócios continuarem a se recuperar. “Temos cerca de 70 funcionários agora e esperamos aumentar para cerca de 100 à medida que crescemos”, disse ele. “Será mais difícil conseguir funcionários à medida que os negócios voltarem, pois estamos ouvindo que agora é mais difícil encontrar pessoas”.
Vagas na IBM na Irlanda: companhia vai criar 200 empregos no país.
Trabalhar em restaurante em Dublin: medidas necessárias para diminuir a crise
Lorraine Heskin, proprietária da cadeia de restaurantes Gourmet Food Parlor, disse que a escassez de funcionários exige uma solução de curto e longo prazo, mas “não será resolvida da noite para o dia”. “Mesmo antes da pandemia, havia uma crise de recrutamento transbordando”, disse ela.
“Estou achando extremamente difícil preencher cargos seniores e conseguir pessoas experientes para o trabalho. Muitas vezes, você está pagando acima das probabilidades para contratar alguém para uma função para a qual ela pode não estar qualificada. Você então tem que gastar dinheiro adicional em treinamento para garantir que eles atinjam o padrão que você precisa”. Heskin, que abrirá sua oitava filial neste verão, disse que o foco no recrutamento estava afastando ela e sua equipe sênior de suas funções principais.
Vagas no Bank of Ireland: dezenas de oportunidades na Irlanda.
“Na semana passada, passei três dias só no recrutamento”, disse ela. “Não é mais apenas um caso de colocar um anúncio em jobs.ie – agora você precisa se envolver com consultores de recrutamento e anunciar em cinco ou seis sites apenas para obter inscrições suficientes”.
O Gourmet Food Parlour, que emprega 200 funcionários, procura atualmente preencher cerca de 25 vagas. Heskin disse que a disponibilidade de estudantes durante os meses de verão faria parte da solução para o setor. “No momento, a indústria está passando por uma reconstrução e a prioridade é apenas tentar preencher as lacunas”, acrescentou.
*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e ouvir os mais de 100 episódios sobre morar no exterior:
1 comentário
Gostaria muito de uma oportunidade crescimento profissional e pessoal