Você já imaginou a opção de morar em casas pré-fabricadas? Conheça as 6 principais vantagens desse tipo de construção.
Com a sustentabilidade e a ecologia em alta, o processo de construção rápido é cada vez mais importante e as casas pré-fábricadas de madeira são mais valorizadas do que nunca. Com isso em mente, decidimos discutir a razão pela qual a madeira é um material de construção que deve ser considerado na construção de uma casa pré-fabricada e como é possível encontrar uma empresa em Portugal para fazer a sua.
Casas pré-fabricadas: 6 principais vantagens
Se morar em Portugal está nos seus planos e comprar uma casa própria sustentável e com preço acessível está nos seus planos, veja as vantagens das casas pré-fabricadas e conheça a empresa Maestro Casas de Portugal.
1. Isolamento excepcional e poupança de energia
É provável que todas as pessoas que se interessam por casas pré-fabricadas de madeira já tenham ouvido falar das propriedades excepcionais de isolamento da madeira. Estas são muito fáceis de explicar, quando se compara a madeira com outros materiais utilizados na construção, tais como o aço ou a alvenaria. Estes últimos são incombustíveis e expandem-se quando aquecidos, pelo que a estrutura da casa construída pode não só enfraquecer significativamente, mas também desabar.
As casas pré fabricadas de madeira têm uma grande vantagem — a madeira reage quase em oposição ao aquecimento. Quando aquecida a uma temperatura inflamável, seca, tornando as construções de madeira ainda mais duras. Isto também assegura uma perda de calor menor. Considerando este fato, não é surpreendente que o vidro transmita calor 23 vezes mais rápido, o mármore 90 vezes mais rápido, e o alumínio 7.000 vezes mais rápido do que a madeira.
Quando se trata de construir casas pré fabricadas de madeira, muitas vezes é destacado que a madeira se expande ligeiramente quando a umidade desce abaixo de 0%. No entanto, de acordo com os especialistas, isto não é um fator significativo na construção de casas de madeira, porque mesmo no clima mais seco, a umidade não desce abaixo dos 5%.
Por isso, para manter a sua casa mais quente e também mais fresca, bem como para evitar que as contas com o aquecimento sejam elevadas na estação fria, as estruturas de madeira utilizadas na construção são uma grande alternativa ao tijolo, concreto, ou pedra. Ao escolher uma construção de madeira, irá otimizar ao máximo as características térmicas da sua casa de madeira.
2. Construção rápida
É natural que queiramos construir a nossa própria casa o mais rápido possível. Nesse sentido as casas pré-fabricadas de madeira representam outra grande vantagem — podem surgir no seu terreno em apenas alguns dias.
Em comparação com casas de tijolos, pedras, ou concreto, as construções de madeira são fáceis de montar e assim consegue-se encurtar o tempo de construção e também se poupa em muitas despesas de construção. Esta característica das casas de madeira é especialmente relevante na construção de uma casa em áreas com condições meteorológicas difíceis: chuva frequente e forte, neve, ou mesmo gelo.
Se sob estas condições climáticas, a construção normal tem normalmente de ser interrompida, as casas pré fabricadas podem ser construídas em praticamente qualquer momento. Isto significa que planejar a construção de casas de madeira é muito mais fácil do que planear construções de qualquer outro tipo de estrutura de casas.
Também é importante mencionar que a construção de casas pré-fabricadas de madeira permitem uma adaptação fácil das alterações desejadas, mesmo no decurso do processo de construção, o que é praticamente impossível no caso de casas de tijolo ou concreto. O espaço de habitação das casas de madeira também é otimizado, devido à pequena espessura das paredes — a escolha da madeira como material de construção resulta, geralmente, em 8% mais espaço de habitação do que nas casas feitas com blocos de concreto.
3. Ecológicas
Como o tema da ecologia ganha importância na sociedade atual, este assunto também se está a tornar cada vez mais importante no setor da construção. Provavelmente já sabe que as casas de madeira são sustentáveis, renováveis e amigas do ambiente, mas sabia que as estruturas de madeira também absorvem e armazenam o CO₂ atmosférico? Sabia que a madeira, mesmo em termos de transporte, é neutra em carbono?
Investigações demonstraram que a utilização de um metro cúbico de madeira em vez de outros materiais poupa 0,8 toneladas de dióxido de carbono. Não é difícil calcular que se forem utilizados 20 metros cúbicos de madeira para construir uma casa de madeira, são poupadas, no total, 16 toneladas de dióxido de carbono. Para facilitar a visualização dos danos ambientais de uma casa sem madeira do mesmo tamanho, vale a pena notar que 16 toneladas de CO2 são também geradas após cerca de 90.000 quilômetros de condução. Assim, como os exemplos acima mostram, a utilização de madeira na construção, tanto para estruturas como para todo o espaço, tem certamente um impacto positivo nas alterações climáticas.
Ao escolher a madeira para a construção da sua casa, também pode ter um impacto significativo na ecologia, porque nesse caso, pode descobrir de onde virá a madeira da sua construção. A maioria dos países ocidentais já têm legislação que exige, pelo menos, que uma árvore seja plantada por cada uma que for abatida, pois, esta é a única forma de assegurar a redução de carbono no planeta.
As árvores maduras utilizam menos carbono do que as mais novas e de crescimento mais rápido, pelo que abater as árvores mais velhas, utilizá-las na construção, e substituí-las por outras novas com absorção de carbono pode ser benéfico para o combate às alterações climáticas. A tecnologia de construção com madeira também permite realizar a pré-produção da casa fora do local, o que por si só reduz o tempo de construção e também a quantidade de resíduos.
Para que as casas pré-fabricadas de madeira sejam verdadeiramente ecológicas, vale a pena ter atenção aos materiais ecológicos utilizados na construção e também não esquecer a natureza na criação do espaço interior. Deve ser dada preferência a matérias-primas ou materiais minimamente processados, tais como fibra de madeira ou lã para decoração de interiores, bem como o mobiliário de madeira.
4. Versatilidade
Em comparação com a maioria dos materiais de construção, devido à sua diversidade, a madeira permite criar um estilo de interior diferente, dependendo da utilização futura dos espaços. Algumas árvores são ideais para obter um isolamento máximo, outras para a acústica, molduras estruturais, paredes, pavimentos, tetos e até mesmo mobiliário. Além disso, a madeira é compatível com muitos outros materiais, o que permite adaptar o estilo da casa à arquitetura da região, caracterizada pelo tijolo, pedra, concreto, ou mesmo pelo revestimento. Assim, as casas de madeira podem ser tanto rústicas como super modernas.
No que diz respeito ao processamento da madeira em comparação com outros materiais de construção, a madeira tem uma grande vantagem. A madeira é fácil de manter e de reparar e também pode ser pintada de qualquer cor, encerada e envernizada, o que lhe permite realçar as propriedades naturais do próprio material.
Outro fato é que, quando se trata de aparência e durabilidade, a madeira não enferruja. Embora possa oxidar de alguma forma, esta possibilidade é estatisticamente insignificante, quando comparada com o metal. Assim consegue manter um excelente aspeto das casas pré fabricadas por mais tempo. Alguns metais também não enferrujam, mas são muito mais caros, mesmo considerando a renovação frequente da camada protetora da madeira com recurso a meios profissionais.
5. Propriedades mecânicas e durabilidade
Uma das principais razões pelas quais a madeira continua a ser utilizada, apesar dos grandes avanços na engenharia, é a sua durabilidade e segurança.
Para começar, ao contrário de uma casa de tijolo, uma casa de madeira que desliza sobre as fundações pode deslizar com elas, em vez de rachar. No caso de outros tipos de casas, mesmo o menor deslocamento da fundação pode causar fissuras, que normalmente resultam em problemas estruturais muito maiores do que apenas o seu aspeto.
Em segundo lugar, vale a pena mencionar a resistência à tração excecionalmente elevada da madeira. Por exemplo, se dividirmos a resistência à tração pela gravidade, a figura abaixo mostrará o “comprimento de rutura” do material (o ponto em que o material se parte do seu peso). Neste caso, quanto menor for a distância, mais rapidamente o material se parte. Assim, o ponto de rutura do aço utilizado na construção é de 5,4 km, e o do aço de arco endurecido é de 17,5 km, quando o comprimento de rutura da madeira de abeto é de 19,8 km. É provável que perceba agora porque é que a madeira laminada é utilizada para pavimentos de ginásio, em vez de outros materiais de construção.
Terceiro, embora a madeira seja até 7 vezes mais leve do que o concreto na mesma construção, a leveza não significa que seja frágil. A madeira é um material muito mais durável do que imaginamos, razão pela qual ainda é utilizada para construir casas em países como Canadá, Noruega, Finlândia, etc., onde o clima pode ser bastante rigoroso.
6. Resistência à água e fogo
Embora seja concebível que as casas pré-fabricadas de madeira que entrem em contato com a água acabem por a absorver e inchar, não se deve esquecer as medidas de segurança. Enquanto muitos tipos de madeira não protegida absorvem e incham, quando em contacto direto com a umidade, outros são altamente resistentes à água.
Um estudo do grau de absorção de quatro tipos diferentes de madeira — cedro vermelho ocidental, abrunheiro, cicuta ocidental e abeto Sitka — mostrou que a absorção de umidade de um cedro permaneceu mínima, após um tratamento adequado, variando entre 9 a 11% ao final de um ano. A umidade de outras espécies de madeira, bem como de madeira processada, variou entre 14 a 21%.
Para assegurar que as casas pré-fabricadas são protegidas não só da chuva, mas também de outros fatores ambientais nocivos, é necessário tomar medidas de proteção da madeira. Só assim consegue uma proteção a longo prazo contra os raios UV, água e fungicidas. Os produtos especiais e tintas de qualidade garantirão que a casa de madeira tenha um bom aspeto durante muito tempo.
Inicialmente, a madeira das casas pré-fabricadas necessitam de ser tratadas com produtos especiais todos os anos, depois basta renovar a proteção. Normalmente, o lado da casa que está mais exposto à luz solar terá de ser coberto com produtos de proteção ou com uma camada mais frequente.
É possível pintar as casas pré-fabricadas de madeira?
Quando se trata de pinturas para uma casa de madeira, há várias tintas à escolha, dependendo das suas preferências e orçamento. Pode usar opções feitas à base de óleo como de água. Note que tanto as tintas como todos os produtos destinados a proteger uma casa de madeira, só devem ser aplicados sobre madeira completamente seca. Em alguns casos, é recomendado limpar a madeira com um pano húmido ou mesmo lixar antes de o revestir com produtos especiais, ou tinta.
Também é importante mencionar que se escolher a madeira para a decoração interior do espaço isso ajudará a regular a umidade no interior da casa. Esta característica é especialmente útil para pessoas com problemas respiratórios. Por estas razões, a madeira também é considerada como um material mais saudável do que o metal, plástico, ou outros materiais utilizados para decoração de casas.
Finalmente, embora a madeira seja um material combustível e um número significativo de pessoas ainda a evite devido ao maior risco de incêndio, esta é uma teoria que não se baseia em fatos. As casas pré-fabricadas de madeira não são mais inflamáveis do que outras casas, paradoxalmente, têm até excelentes propriedades de resistência ao fogo.
A condutividade térmica de uma casa construída de madeira é até 10 vezes inferior à do concreto, e a madeira, bem mantida, durante um incêndio, mantém as suas propriedades mecânicas e resistência por mais tempo do que outros materiais utilizados na construção. Portanto, em caso de incêndio, as construções de casas pré-fabricadas de madeira apresentam um menor risco de colapso.
Você sabia de tudo isso? Conta pra gente nos comentários!
Leia também: Incentivo para trabalhar no interior de Portugal vai até 2023 e inclui estrangeiros.