O ranking das cidades mais caras do mundo em 2021 foi atualizado e traz surpresas. Confira a lista e veja quais são!
Tel Aviv, Israel, é agora a cidade mais cara do mundo para se viver, de acordo com um relatório semestral da Economist Intelligence Unit (EIU). A cidade israelense liderou o índice mundial de custo de vida de dezembro de 2021 da EIU pela primeira vez, saindo do quinto lugar em 2020 para a liderança do novo ranking.
Cidades mais caras do mundo para se viver
Em matéria publicada pela CNBC, a Economist Intelligence Unit (EIU) informou que Tel Aviv subiu no ranking principalmente porque a moeda israelense, o shekel, havia disparado, “impulsionada em relação ao dólar com o lançamento bem-sucedido da vacina COVID-19 em Israel”. Cerca de um décimo dos produtos aumentou de custo em Tel Aviv, na última pesquisa da EIU, que analisou os preços de mais de 200 produtos e serviços em 173 cidades do mundo.
De forma mais ampla, a EIU disse que a taxa de inflação dos preços que acompanhou aumentou 3,5% ano a ano em termos de moeda local até setembro de 2021, contra apenas 1,9% em 2020. Ela disse que isso representou o ritmo mais rápido da inflação em seu índice nos últimos cinco anos.
Você viu? Salário mínimo na Alemanha deve subir para € 1.672 em 2022.
O que está impulsionando a inflação no mundo
Basicamente o que está fazendo com que a inflação pelo mundo dispare são os problemas na cadeia de suprimentos. Além disso, flutuações nas taxas de câmbio e mudanças na demanda do consumidor levaram a esse aumento nos preços de commodities e outros bens, disse a EIU. O transporte teve o maior aumento de custo, com o preço da gasolina por litro aumentando 21% em média em 2021, de acordo com a pesquisa.
Upasana Dutt, chefe de custo de vida mundial da EIU, disse que os preços devem aumentar ainda mais em muitas cidades no próximo ano, à medida que os salários aumentam. “No entanto, também esperamos que os bancos centrais aumentem as taxas de juros, com cautela, para conter a inflação”, disse ela, acrescentando que esses aumentos de preços devem, portanto, começar a moderar em relação aos níveis atuais.
Comprar imóvel em Portugal: confira as cidades mais caras e mais baratas do país.
Ranking com as cidades mais caras do mundo para se viver em 2021
A capital francesa, Paris, caiu para o segundo lugar do ranking, empatada com Singapura. Roma, a capital da Itália, teve a maior queda na classificação, graças a uma queda acentuada no custo de mantimentos e roupas. Confira abaixo a lista completa com as cidades mais caras do mundo para se viver em 2021:
- Tel Aviv, Israel
- Paris, França
- Singapura
- Zurique, Suíça
- Hong Kong, China
- Nova Iorque, Estados Unidos
- Genebra, Suíça
- Copenhagen, Dinamarca
- Los Angeles, Estados Unidos
- Osaka, Japão
*Descubra quais são as 5 maiores cidades da Europa:
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: