10 cidades mais caras do mundo para se viver em 2021

cidades mais caras do mundo em 2021
Foto: Vou na Janela.

O ranking das cidades mais caras do mundo em 2021 foi atualizado e traz surpresas. Confira a lista e veja quais são!

Tel Aviv, Israel, é agora a cidade mais cara do mundo para se viver, de acordo com um relatório semestral da Economist Intelligence Unit (EIU). A cidade israelense liderou o índice mundial de custo de vida de dezembro de 2021 da EIU pela primeira vez, saindo do quinto lugar em 2020 para a liderança do novo ranking.


Cidades mais caras do mundo para se viver

Em matéria publicada pela CNBC, a Economist Intelligence Unit (EIU) informou que Tel Aviv subiu no ranking principalmente porque a moeda israelense, o shekel, havia disparado, “impulsionada em relação ao dólar com o lançamento bem-sucedido da vacina COVID-19 em Israel”. Cerca de um décimo dos produtos aumentou de custo em Tel Aviv, na última pesquisa da EIU, que analisou os preços de mais de 200 produtos e serviços em 173 cidades do mundo.

De forma mais ampla, a EIU disse que a taxa de inflação dos preços que acompanhou aumentou 3,5% ano a ano em termos de moeda local até setembro de 2021, contra apenas 1,9% em 2020. Ela disse que isso representou o ritmo mais rápido da inflação em seu índice nos últimos cinco anos.

Você viu? Salário mínimo na Alemanha deve subir para € 1.672 em 2022.

O que está impulsionando a inflação no mundo

Basicamente o que está fazendo com que a inflação pelo mundo dispare são os problemas na cadeia de suprimentos. Além disso, flutuações nas taxas de câmbio e mudanças na demanda do consumidor levaram a esse aumento nos preços de commodities e outros bens, disse a EIU. O transporte teve o maior aumento de custo, com o preço da gasolina por litro aumentando 21% em média em 2021, de acordo com a pesquisa.

Upasana Dutt, chefe de custo de vida mundial da EIU, disse que os preços devem aumentar ainda mais em muitas cidades no próximo ano, à medida que os salários aumentam. “No entanto, também esperamos que os bancos centrais aumentem as taxas de juros, com cautela, para conter a inflação”, disse ela, acrescentando que esses aumentos de preços devem, portanto, começar a moderar em relação aos níveis atuais.

Comprar imóvel em Portugal: confira as cidades mais caras e mais baratas do país.

Ranking com as cidades mais caras do mundo para se viver em 2021

A capital francesa, Paris, caiu para o segundo lugar do ranking, empatada com Singapura. Roma, a capital da Itália, teve a maior queda na classificação, graças a uma queda acentuada no custo de mantimentos e roupas. Confira abaixo a lista completa com as cidades mais caras do mundo para se viver em 2021:

  1. Tel Aviv, Israel
  2. Paris, França
  3. Singapura
  4. Zurique, Suíça
  5. Hong Kong, China
  6. Nova Iorque, Estados Unidos
  7. Genebra, Suíça
  8. Copenhagen, Dinamarca
  9. Los Angeles, Estados Unidos
  10. Osaka, Japão

*Descubra quais são as 5 maiores cidades da Europa:

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *