
Veja como fica a mudança de horário na Europa em vários países. O início do horário de Verão Europa causa muitos debates sobre seus benefícios para as pessoas, principalmente em relação ao sono.
Junto com o início do horário de Verão na Europa veio sol e o calor em muito países europeus. Mas será que as pessoas gostam dessa mudança de horário? De acordo com uma pesquisa feita na Europa em 2028, 84% dos entrevistados são contra o horário de verão. Veja a seguir até quando a mudança acontece.
Início do Horário de Verão Europa: veja a mudança e o fuso horário
Começou o horário de verão Europa e ele vai durar 6 meses. A partir deste domingo, 30 de março de 2025, diversos países europeus adiantam seus relógios em uma hora para o horário de verão. Desse modo, ampliam a diferença de fuso horário em relação ao Brasil.
Se você mora no Brasil e tem contato com pessoas na Europa saiba que o horário mudou em uma hora a mais. Essa mudança impacta de forma direta a diferença de horário em relação ao Brasil.
A mudança para o horário de verão em Portugal em 2025 aconteceu no dia 30 de março, à 1h00, quando os relógios foram adiantados para às 2h00.
Por exemplo, cidades como Dublin (Irlanda), Londres (Inglaterra) e Lisboa (Portugal), que antes estavam três horas à frente do horário de Brasília, agora estão quatro horas adiantadas.
Já cidades como Berlim (Alemanha), Paris (França) e Madri (Espanha) passaram de quatro para cinco horas de diferença, enquanto Atenas (Grécia) agora está seis horas à frente do horário de Brasília.
A mudança de horário na Europa permanecerá em vigor até o último domingo de outubro, dia 26 de outubro de 2025, quando os relógios europeus retornam então ao seu horário padrão. Portanto, se você tem compromissos ou comunicações com a Europa, ajuste seus horários para evitar desencontros.
Aveiro Portugal: o que fazer na Veneza Portuguesa
Mudança de Horário é uma polêmica: muitos desaprovam
O horário de Verão na Europa ou em qualquer lugar do mundo é sempre um motivo de discussão e polêmica. Algumas pessoas gostam dos dias mais longos e com mais tempo de luz e exposição solar, enquanto outros, não gostam da mudança na rotina do sono (perde-se uma hora para dormir). A mudança é sentida principalmente na primeira semana, até ajustar a uma nova rotina.
De acordo com estudos científicos, a mudança de hora pode perturbar o alinhamento do nosso corpo com a luz solar, o que pode resultar em privação de sono e afetar várias doenças. A mudança de horário normalmente é feita para economizar energia elétrica. Muitos cidadãos também apreciam ter mais tempo de sol após o horário de trabalho, para atividade física ou lazer.
De acordo com o portal Euronews, a Comissão Europeia tentou acabar com as alterações semestrais do relógio com uma diretiva apresentada em setembro de 2018. O Parlamento Europeu aprovou por larga maioria e com um amplo consenso político: 410 votos a favor, 192 contra e 51 abstenções. Porém, os países não conseguiram chegar a acordo sobre o tema e bloquearam a proposta até os dias de hoje.
Os governos europeus são desencorajados a atuar de forma independente sobre estas questões, uma vez que a União Europeia pretende que qualquer mudança seja coordenada entre os países, para proteger o funcionamento do mercado único.
“Ainda hoje acreditamos que é possível encontrar uma solução coordenada”, disse uma porta-voz da Comissão Europeia, quando foi questionada sobre o assunto: “Encorajamos novas discussões para encontrar uma solução, mas acreditamos que é melhor que os Estados-membros decidam entre si”, explicou.
Parques aquáticos na Espanha: conheça os que valem a pena visitar
Quando inicia o Verão na Europa?
O verão na Europa começa no dia 21 de junho de 2025. Este ano, o Verão europeu inicia em um sábado. O dia é conhecido como o Solstício de verão e marca o início do verão no hemisfério norte, sendo o dia mais longo do ano.
Em Portugal, a primavera teve início no dia 20 de março, às 09h01, e foi marcada por muita chuva. Durante os meses de verão na Europa, de junho a setembro, o continente europeu recebe muitos turistas, especialmente em destinos de praias. Em Portugal, o destino preferido dos europeus é o Algarve, no Sul do país, com praias belíssimas, falésias e muitos hotéis e resorts 5 estrelas.
Algarve: Melhores Praias de Portugal, Pontos Turísticos e Plano de Viagem
Quais as vantagens do dia mais prolongado?
Entre as vantagens do dia mais longo de luz e sol é a poupança de energia elétrica, mas existem outros benefícios:
- Atividade física: muitas pessoas se animam a fazer atividade física com o sol após o expediente de trabalho. Fazendo mais caminhadas e corridas ao ar livre.
- Mais ciclo social: no inverno europeu, as pessoas costumam ficar mais em casa e se recolhem mais cedo, deixando o ciclo social mais parado. No Verão, as pessoas têm vontade em sair de casa, estar ao livre, sair com os amigos e aumentar seu ciclo social.
- Tempo extra de lazer: muitas famílias aproveitam o sol após às 18h para irem à parquinhos (parques infantis), parques verdes, praias e na beira do rio devido ao clima mais convidativo.
- Comércio, bares e restaurantes com mais clientes: os bares e restaurantes com espaços ao livre tem a vantagem de receber mais clientes no final do dia após o trabalho. Além das lojas que podem se beneficiar de mais vendas, com mais público nas ruas.
Verão na Europa: 7 dicas que você precisa saber para viajar de trem
Quando termina o horário de Verão na Europa?
O horário de Verão na Europa termina no dia 26 de outubro de 2025. Nesse dia, os relógios devem ser ajustados e atrasados uma hora, com uma hora a mais para dormir.
E você, gosta do horário de Verão, consegue ver benefícios para a sua saúde e ciclo social?
*Descubra o que fazer sem Sevilha no Verão, uma das cidades mais quentes e interessantes da Europa. Confira: