Se você pensa em morar e trabalhar na Alemanha, saiba que o país europeu precisa e quer atrair milhares de trabalhadores. Saiba mais!
O Ministro da Economia da Alemanha fez uma declaração afirmando que o país precisa de migração para manter a produtividade. Desse modo, as autoridades da Alemanha estão tentando atrair um total de 400 mil trabalhadores qualificados de outros países para preencher as lacunas de mão de obra em setores críticos que foram profundamente afetados durante a pandemia.
Morar e trabalhar na Alemanha: país quer atrair 400 mil trabalhadores
O ministro alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck, revelou anteriormente os planos e várias políticas que ele espera que seu ministério seja capaz de alcançar. O ministro ressaltou que o país precisa de migração para manter a produtividade segundo uma publicação do portal Schengen Visa Info.
Habeck enfatizou que, atualmente, a Alemanha tem “390.000 vagas de emprego, que devem aumentar para até mais de um milhão. Quando não preenchermos essas vagas, teremos sérios problemas de produtividade”. Além disso, o ministro disse que a falta de pessoal treinado em diversas áreas está se tornando um problema em muitos setores da economia.
Leia também: as melhores empresas da Alemanha em 2021.
País europeu precisa de trabalhadores qualificados
Ainda de acordo com Robert Habeck, são necessárias diferentes medidas, incluindo uma melhor formação e a oferta de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal em vários setores onde as pessoas têm mais condições de conciliar o seu trabalho com a sua situação familiar. De qualquer forma, Habeck disse que “o que é definitivamente necessário é um aumento na migração, e isso é para todos os ramos, de engenheiros a artesãos, cuidadores e profissionais de saúde”.
O ministro da Economia e Ação Climática também enfatizou que o país deve fazer mais para atingir as metas de redução de CO2 e aumentará as energias renováveis, a produção neutra em termos climáticos e a eficiência energética. Habeck enfatizou que a Alemanha ficaria aquém de suas metas de emissões de CO2 durante este ano e 2023 e agiria para acelerar medidas em todo o espectro energético.
Você viu? Salário mínimo na Alemanha deve subir para € 1.672 em 2022.
Morar e trabalhar na Alemanha: país de olho no futuro
Segundo o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, em 2022, mais de 300.000 pessoas deixarão seus empregos e se aposentarão. Do outro lado, não existem jovens suficientes para ocupar os lugares dos profissionais que vão para a aposentadoria. Isso não ocorre somente na Alemanha, mas também em outros países europeus que têm uma população envelhecida.
Com base no relatório Euractiv, até 2029, o número de pessoas que deixarão o mercado de trabalho na Alemanha poderá chegar a 650.000. Além disso, até 2030, a Alemanha poderá ter um déficit de quase 5 milhões de pessoas que podem trabalhar e os imigrantes podem ser uma alternativa para a falta de profissionais na Alemanha.
Visto para procurar emprego na Alemanha, saiba como funciona.
*Se você não sabe como fazer seu currículo europeu e precisa de assessoria, entre em contato conosco e solicite um orçamento.
*Conheça quais os melhores países para trabalhar na Europa e os salários mais altos:
*Ganhe uma transferência internacional sem taxas com o nosso código promocional da Wise. Válido para transferências acima de € 500.