Se as coisas estiverem ruins, foque na solução

Morar Fora Vagas pelo Mundo
Foto: Go Ahead Intercâmbios

Ao morar fora nem tudo sairá como planejado, mas sempre existirá uma saída.

Existe um movimento muito interessante quando as coisas não saem como planejado, muitos de nós tendemos a olhar para o problema e focar apenas nas impossibilidades.

Quando estamos no fundo do poço precisamos olhar para o alto, lá encontra-se a nossa saída, atitude essa que nos força a pensar em como podemos modificar a nossa situação e o que precisamos fazer para avançarmos.


Morar fora: foque na solução dos problemas

Quando vamos morar fora do nosso país de origem vivenciamos muitas situações as quais não estamos acostumados, realidade essa que pode comprometer o nosso foco e atenção. 

Por que tendemos a olhar para as dificuldades e impossibilidades quando estamos em um momento de crise? A depender da inteligência emocional que se tenha cada pessoa poderá reagir de forma diferente face as adversidades que a vida apresenta.

Algumas pessoas poderão ser mais assertivas e outras menos resolutas, mas ambas encontrarão em si todas as respostas que precisam.

Olhar para os problemas e imaginar tudo que pode dar errado faz parte do nosso processo ansioso e do movimento de antecipação do sofrimento.

É neste momento que precisamos ter muito cuidado, principalmente se vivemos no exterior longe de todas as pessoas e coisas que são importantes para nós. Na ausência do apoio e suporte tendemos a reagir de forma diferente a determinadas situações. 

10 coisas que mudam na sua vida quando se mora fora do Brasil.

Morar fora exige resiliência e autocontrole

Morar fora exige resiliência, autocontrole, sabedoria, paciência e cautela, mas não se preocupe, caso você esteja se preparando para viajar e ainda não tenha fortalecido essas habilidades, você poderá se construir ao longo da jornada.

Como nem tudo são flores, as adversidades sempre existirão e elas são uma parte importante ao longo do caminho, pois permitirão que você possa evoluir e encontrar seu lugar ao sol.

Desesperar-se nunca vale a pena, então busque sempre cuidar da mente, do corpo e do espírito, quando estamos em equilíbrio pensamos melhor e conseguimos ser prudentes e conquistar a vitória. 

Morar fora exige desenvolvimento de novas habilidades.

Aqui vão algumas dicas para focar na solução:

  • Faça uma listinha de todas as possibilidades existentes que podem resolver a sua questão;
  • Escolha pessoas que podem te ajudar a chegar onde deseja;
  • Compartilhe seus pensamentos com alguém de confiança, nada melhor do que outra perspectiva para ajustar a sua;
  • Lembre-se do seu potencial e força, isso nos ajuda muito a lembrar do que somos feitos;
  • Por fim, crie um plano de ação com data, hora e responsável, quando nos responsabilizamos pelo nosso processo de evolução, tudo fica mais genuíno. 

Leia também: Se liberte da obrigação de ser bom em tudo.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *