ter no exterior a mesma vida
Foto: The Telegraph.

Morar fora é uma possibilidade para uma nova vida, aproveite. Não espere ter no exterior a mesma vida que você tinha em seu país de origem!

A vida está passando tão depressa que parece que estamos perdendo a clareza de enxergar as coisas como elas são. Estamos criando tantas fantasias e ilusões que parece que deparar-se com o mundo real virou um problema e quando o assunto é colocar o pé talvez estejamos criando expectativas demais. Devemos ajustar o nosso olhar ao que é real, mantermos os pés no chão e a mente em paz, afinal de contas, vamos precisar de todo equilíbrio que pudermos.


Não espere ter no exterior a mesma vida que você tinha em seu país

Cada vez mais as pessoas estão buscando viver uma nova vida e essa escolha passa por algumas fronteiras migratórias. Estamos cansados da rotina exaustiva, dos relacionamentos tóxicos, dos trabalhos ingratos, das escolhas cansativas e dos dilemas desgastantes.

Nunca se aspirou tanto por mudanças quanto no momento presente, estamos tão insatisfeitos com a vida que temos que nossa mente sempre nos direciona para viver algo diferente e talvez esse novo esteja do outro lado do oceano ou seja, morar fora. 

Morar fora precisa ser uma decisão muito bem pensada, conduzida com muito amor, carinho, estratégia e inteligência. Essa escolha pode ser uma das mais importantes da nossa vida e é por essa razão que devemos dar a devida atenção a esse momento.

Nada de pressa, nada de pressão, nada de atender as expectativas dos outros, nada de não se colocar em primeiro lugar, chegou a hora de se priorizar. 

Devemos avaliar a cultura que desejamos viver, a política a qual nos submeteremos, a economia que vai pertencer aos nossos dias, a saúde pública que em algum momento vai me alcançar e as possibilidades de desenvolvimento intelectual, profissional e emocional que tal país poderá me proporcionar. Parece um tanto complexo, mas você deve estar atento a esses detalhes, afinal de contas, um erro de planejamento e organização pode comprometer seu sonho de morar fora

O quanto você se aproxima da realidade que deseja viver?

Qual o sentido desta fantasia?

Um erro muito comum que as pessoas comentem é de imaginar que terão no exterior a mesma vida que possuem em seu país de origem. O mesmo nível econômico, o mesmo ciclo social, as mesmas possibilidades profissionais e os mesmos acessos privilegiados, etc.

Mas qual o sentido desta fantasia? Se estamos escolhendo morar fora é para termos uma vida diferente da que possuímos, é viver o que não vivemos, é experimentar o que não conhecemos e finalmente se conectar com quem de fato somos. 

Muitas pessoas falam sobre suas vidas estáveis, seguras e repletas de coisas que acham importante e na hora de embarcar para morar fora se deparam com a realidade que a vida longe de tudo aquilo que nos dão significado, será bastante diferente e eis o dilema, partir ou não partir… Será que devo largar tudo… Será que é realmente o momento… Será que isso é para mim… Será que vai dar certo…

Se você está se sentindo assim, pare neste momento e reveja suas escolhas, você não está pronto para morar fora!

Quais são os sacrifícios que você está disposto a fazer?

Morar fora exige desapego

Morar fora exige de cada um de nós desapego, um afastamento emocional daquilo que nos dá significado e uma ampliação de consciência do que pode ser uma nova vida. Se você está repleto de dúvidas, incertezas, medo, ansiedade e desconfianças, trabalhe suas emoções primeiro e depois decida o que fazer. Não se sinta obrigado, não se pressione, apenas se respeite. 

Viver no exterior não é uma experiência para todo mundo e está tudo bem.  Acolher isso pode trazer paz na mente e no coração, por isso devemos fortalecer o nosso autoconhecimento e buscar nos entender, quem somos, o que estamos fazendo, o que queremos fazer, o que podemos realizar e o que devemos abandonar. Por isso, não espere ter no exterior a mesma vida que você tinha em seu país de origem!

Leia também: Aprenda a desapegar para morar fora.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, com Amanda Corrêa e Claudinho Abdo (disponível no Spotify):

Share.
blank

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar à busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto, onde aprofunda seus estudos em psicologia em um Doutorado na Universidade do Porto, além de possuir especialização em Psicologia Intercultural, proporcionando um acolhimento ajustado às necessidades daqueles que moram no exterior. Ele realiza atendimentos exclusivamente online, com clientes espalhados pela América, Europa, Ásia e Oceania, acolhendo imigrantes e expatriados brasileiros que busquem ressignificar perdas e aprimorar suas formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Leave A Reply