País da Oceania é um dos destinos preferidos por quem pretende morar fora.
A Austrália tem como capital a cidade de Camberra, porém a mais populosa é Sydney. Com uma população de aproximadamente 25 milhões de pessoas, o país possui um índice de desenvolvimento humano (IDH) muito elevado e é considerado o 16º país mais seguro do mundo de acordo com o Instituto para a Economia e Paz. A moeda oficial é o Dólar Australiano e, em comparação ao Real, 1 AUD vale R$ 2,45. Faça a conversão de hoje.
Custo de Vida na Austrália
Salário
Na Austrália não existe um salário mínimo fixado, porém um trabalhador recebe em torno de A$ 16,37 por hora trabalhada, ou AU$ 654,80 por semana. A maior e mais cara cidade da Austrália é Sydney. Com 4,5 milhões de habitantes, ela é a referência quando se fala em Austrália por aí e muitas pessoas até acham que é a capital do país. A mais barata, das grandes cidades para se viver, é Adelaide, que possui mais de 1 milhão de habitantes, mas em comparação com Sydney é mais em conta. A Austrália tem um dos custos de vida mais altos do mundo, porém o trabalhador também ganha bem pelo trabalho que executa.
Moradia
Vai depender da cidade que você pretende fixar residência na Austrália, mas em Gold Coast, por exemplo, você pode pagar AU$ 500,00 por semana em uma casa com três quartos mobiliada. Em Sydney o valor é mais alto, mas você pode consultar um site bem completo de uma imobiliária. Interessante avisar sobre o Bond, que é um depósito de segurança ou a famosa caução. Quando você for alugar um imóvel o tal bond deverá ser levado em conta e algumas imobiliárias cobram até quatro semanas adiantadas. O valor será devolvido no final do contrato, claro que se o imóvel for entregue em bom estado ou esteja igual quando foi alugado.
Despesas Fixas
O valor médio de água e luz mensal é de AU$ 100,00 (os valores são cobrados a cada fim de trimestre) para um apartamento. Já a internet de 30 Mb custa algo em torno de AU$ 70,00 por mês. Com alimentação o valor vai variar de pessoa para pessoa, mas fazendo compras e fazendo refeições em casa dá para economizar. Acesse o site de um mercado na Austrália e veja os preços.
Lazer e Transporte
Trabalhar, trabalhar e trabalhar para depois poder passeaaar. A Austrália é repleta de belas paisagens e praias de tirar o fôlego, então é interessante se planejar e comprar passagens com antecedência para ter preços melhores. Conheça a Greyhound, uma companhia de transportes que vende passagens de ônibus para todo o país. Uma passagem aérea pela Qantas de Sydney para Brisbane, pode custar (ida e volta) AU$ 255,00 por pessoa.
Já no dia a dia, em cidades como Melbourne existe o tram gratuito, mas abrange somente as áreas centrais da cidade. Uma pessoa vai gastar de transporte, na mesma cidade, algo em torno de AU$ 7,50 por dia (ida e volta do trabalho) isso colocando créditos separadamente no cartão de transporte. Se for semanal ou mensal o valor pode baixar para AU$ 5,00 por dia.
Vagas de Emprego na Austrália
Oracle tem mais de 8 mil vagas abertas e na Austrália tem 59 oportunidades de trabalho.
Vagas no Yahoo: empresa de tecnologia está contratando e tem 11 ofertas de emprego na Austrália.
3 Comentários
Somos uma família com três pessoas, a filha com 5 anos
Nosso retorno mensal em AUD 8,604.76
Minha duvida seria uma cidade com excelente educação pre e medio , não tão grande
Posso ter feedback
Obrigado
Olá Pablo! Muito obrigada pelo seu feedback. Grande abraço e boa sorte na mudança! Abraço! Amanda Corrêa
OLá meu “camarada” responsável pela publicação deste pequenino mais muito ” útil” esclarecimento sobre a economia do continente Australiano.
Muito agradável de se ler , com os pontos principais bem esclarecidos e diretos naquilo que se refere ao salário, moradia e alguns outros custos que se incluem no cotidiano normal do ser humano. E estes sim, nos faz ter uma referência bem CLARA do quanto precisaremos para se viver bem e com dignidade num país diferente do nosso, com costumes, economia e tudo de mais de diferente que nós podemos encontrar ao se mudar da nossa ” terrinha natal” e iniciar vida em outros ” aaaaares”.
Meu nome é PABLO, moro em INGLATERRA por 4 anos… mas muito provavelmente estarei me ” movendo ” mais uma vez para outro canto do MUNDO. Destino ? ADELAiDE.
Por isso deixo aqui meu registro de agradecimento por seu conteúdo publicado aqui neste espaço e que para mim foi de grande utilidade.
ABRAÇo cordiaL,
do PABLiTO.