Deixar uma marca no mundo é uma responsabilidade nossa e viver no exterior nos convida a esse exercício. Qual o seu legado ao morar fora?
A vida vai passando e muitos de nós estão completamente desconectados do legado que deixaremos para as próximas gerações. A depender da cultura em que vivas e dos estímulos que receba, você pode ser mais ou menos estimulado a pensar sobre isso. A nossa vida é tão importante para essa existência que é um compromisso nosso e individual, deixarmos o mundo um pouco melhor do que o encontramos. Se você sente que chegou o momento de refletir sobre esse assunto, vamos comigo até o fim deste texto.
Qual o seu legado ao morar fora?
No último final de semana tive a oportunidade de participar de mais uma edição do TEDx Porto. No passado eu só conhecia o evento a distância, ao assistir as palestras e me encantar com a experiência dos oradores. Após a minha migração para Portugal eu tenho a chance de viver essa experiência ao vivo e a cores.
Preciso confessar que o evento presencial é ainda mais emocionante. Aqueles que sobem ao palco sempre tem algo a nos ensinar e ao conhecer um pouco da trajetória deles eu faço o exercício de trazer os olhos para minha jornada e refletir se estou ou não no caminho certo.
Aqueles que moram fora conhecem o verdadeiro desafio que é nos conectarmos a novas pessoas, vincularmos profundamente com pessoas que nos identificamos e nos sentirmos pertencentes à cultura anfitriã que estamos vivendo.
O TEDx, seja em que cidade ele acontecer, facilita essa jornada, afinal de contas, temos a chance de nos expor a uma nova atmosfera, expandir nossos conhecimentos e nos conectarmos a pessoas que estão na mesma busca que nós, do fortalecimento de quem somos no aqui e no agora.
O tema da edição deste ano foi legado, todos os oradores que subiram ao palco fizeram menção a essa palavra e articularam suas falas para que todos nós, sem exceção, pudesse fazer um breve exercício sobre o que cada um tem deixado neste mundo.
Uma reflexão profunda, séria e acima de tudo, necessária. Somos atravessados por tantas questões quando decidimos morar fora, que pensar em como eu desejo deixar o mundo, parece algo distante e pouco importante, mas é exatamente sobre isso que preciso falar com você hoje.
Não foque no que deixará para trás, se concentre no que vai ganhar
Quais as razões que nos fazem morar fora?
Migramos por diversas razões, algumas impostas, outras escolhidas, mas todas elas atreladas ao objetivo de vivenciarmos uma vida diferente. Quando olhamos para trás com atenção podemos enxergar que aqueles que vieram antes de nós também migraram em busca de mudanças, de algo novo e de uma vida com propósito.
Nossos antepassados deixaram um legado para nós, muitos sem saber, mas outros de modo consciente. A jornada trilhada por eles é capaz de nos motivar a trilhar a nossa e nas últimas semanas eu passei a fazer um exercício poderoso para reconhecer o percurso daqueles que vieram antes de nós.
Existem alguns sites que nos auxiliam a montarmos a nossa árvore genealógica, nele nós podemos inserir fotos, dados interessantes como profissões, onde nasceram, para onde migraram e onde viveram… À medida que você vai preenchendo as lacunas podemos compreender que algumas decisões que fizemos hoje se conectam com escolhas que eles fizeram lá trás. Essa dinâmica de buscar informações sobre aqueles que vieram antes de você pode levar um tempo, então torne isso terapêutico.
A nossa percepção da realidade muda ao morar fora
Ao morar fora, a nossa personalidade irá mudar, assim como nossa percepção da realidade e consequentemente a nossa forma de impactarmos o mundo. Preciso reconhecer que se nossas necessidades básicas não estiverem sendo atendidas no exterior, dificilmente nos conectaremos ao compromisso de deixarmos o mundo um pouco melhor. Por isso, para deixarmos um legado consistente para as próximas gerações, precisamos estar bem com a gente mesmo e com o mundo ao nosso redor.
No exterior temos mais chance de conhecer culturas diferentes, novas possibilidades de expandirmos a nossa consciência sobre o mundo. Ampliar nossas chances profissionais e aprendermos coisas que jamais teríamos chance se permanecêssemos no Brasil.
Como deixar um legado para as próximas gerações?
Então, nós todos precisamos assumir o compromisso de deixarmos um legado significativo para as próximas gerações e foi pensando nisso que trouxe alguns questionamentos que o ajudarão a perceber se já estás deixando o mundo melhor ou se ainda não se comprometeu com isso:
- Aquilo que você faz profissionalmente impacta o desenvolvimento da humanidade de alguma forma?
- A forma como você vive a sua vida pode ser considerada como inspiradora para aqueles que estão à sua volta?
- Aquilo que você lê, assiste, escuta e vivencia, o conduz para o fortalecimento do seu legado neste tempo?
- Suas companhias lhe fortalecem e encorajam a deixar esse mundo melhor?
- De modo consciente e intencional, você está comprometido em tornar a sua existência e daqueles que virão, mais harmoniosa e pacífica?
- Você sente a necessidade de deixar o mundo melhor ou isso nunca passou pela sua cabeça?
Essas reflexões são poderosas e lhe colocarão em contato com memórias, vislumbres e realidades as quais talvez nunca se conectou. Morar fora é uma eterna jornada de autodescoberta. À medida que avançamos temos a chance de nos encantar com algo novo e acima de tudo, diferente do que estávamos acostumados. Manter-se aberto e disponível será o segredo para uma melhor adaptação no exterior e um processo de aculturação melhor elaborado.
Fortalecendo o seu legado no exterior
Todos nós deixamos muito para trás quando decidimos morar fora. E isso não quer dizer que a nossa história foi apagada e que não deve ser considerada, por mais que a pessoa que você foi, não seja mais necessário no seu momento atual.
Durante muitos anos eu fui Jornalista, mas em um dado momento eu acolhi o chamado da psicologia e é nesta profissão que me realizo, que me encontro e que impacto a vida daqueles que estão ao nosso redor. Abrir mão das coisas pode ser doloroso, mas por vezes é necessário para que possamos continuar deixando o mundo um pouco melhor.
Aproveite a sua vivência no exterior para fortalecer o seu legado. Faça escolhas as quais deixarão um rastro de felicidade. Opte por circunstâncias que visem o bem-estar coletivo. Haja de modo amoroso com você mesmo, para que possamos ser amorosos com aqueles que também estão passando por momentos difíceis à nossa volta.
Deixar um legado é mais do que escrever um livro, plantar uma árvore, reciclar o lixo, ter filhos. Ou até quem sabe ajudar financeiramente aqueles que precisam… Se comprometer com o seu legado é compreender que a sua existência importa e que por meio deles muitas vidas podem ser impactadas positivamente e assim por diante. Pense nisso!
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, com várias dicas para fazer uma vida diferente no exterior: