O relacionamento no exterior será colocado à prova. Será que ele tem uma base sólida para superar os desafios de morar no exterior?
Atenção os casais que desejam colocar o pé na estrada, apertem os cintos pois há previsão de muitas turbulências daqui para frente. Compartilhar a jornada com alguém especial é um verdadeiro privilégio, o caminho fica mais significativo e temos a sensação que podemos contar com alguém. Morar fora vai virar nossa vida de cabeça para baixo e talvez seja isso que você esteja precisando, mudar. Organização, planejamento, plano de ação, estabelecimento de combinados e muito desenvolvimento pessoal serão alguns ingredientes para que o sonho de vocês não se torne um pesadelo.
Relacionamento no exterior: como planejar uma mudança em casal
Os casais mais antigos já chegaram à conclusão que se relacionar com alguém não é uma tarefa fácil, são dois mundos completamente diferentes que em um dado momento colidiram e encontraram harmonia, por isso conseguem coexistir.
Estar diante de alguém que pensa diferente, que age de modo distinto e que muitas vezes escolhe ser de um jeitinho completamente peculiar é uma grande oportunidade de repensarmos nossa vida e o quanto precisamos aprender a sermos mais flexíveis e acolhedores com o que não conseguimos entender e compreender.
Aqueles que estão vivendo uma nova relação devem estar encantados com todas as possibilidades que o futuro reserva a vocês, aproveitem essa fase, ela será a base para a construção de um relacionamento saudável e próspero. Aproveitem para ser de verdade um com o outro, aprendam o valor da palavra não, encontrem espaço para conversa e aprendam a desfrutar da companhia daquele que escolheu estar ao seu lado.
Morar fora: uma chance para recomeçar.
Morar fora vai impactar sua relação amorosa
Não importa o seu tempo de relacionamento, morar fora vai impactar a sua relação em algum momento, seja ela mais sólida ou instável. Imagine comigo um cenário, ambos longe de casa, com saudades da antiga vida, distantes de quem eram, desconectados da carreira, afastados da rede de apoio, com baixo autoconhecimento, inseguros sobre o que podem fazer no momento presente, ansiosos pelo futuro e por vezes estressados porque muitas coisas não estão saindo conforme o planejado… Puxão não é? Essa é a realidade de muitos brasileiros que decidiram morar fora sem planejamento e organização.
Se você deseja construir uma realidade completamente diferente, então pega uma caneta e um papel e vamos as orientações que serão imprescindíveis para sua jornada a dois e no seu relacionamento no exterior:
- Reflitam de forma individual o que cada um deseja nesta nova jornada;
- Após refletirem sentem como casal e tente se encontrar nos planos um do outro;
- Busquem sintonia, harmonia, tentem perceber se vocês estão alinhados e se podem estar lado a lado durante essa jornada;
- Assumam as responsabilidades, vejam o que cabe a cada um e se responsabilizem por elas (isso evitará o discurso no futuro “só estou passando por isso por sua causa…”;
- Olhem para o casal, tentem perceber qual o ambiente, as circunstâncias e o melhor cenário para que a relação possa prosperar. É na escassez que o relacionamento pode ser provado, tenham cuidado.
Quais são as possibilidades profissionais para ambos? Se elas existirem apenas para um de vocês, é importante que o outro mantenha a mente ocupada, estudando, desenvolvendo um projeto individual ou algo fora de casa, como um voluntariado por exemplo.
Ficar em casa esperando a vida passar ou cuidando exclusivamente dos filhos pode gerar ansiedade, depressão e falta de pertencimento, a longo prazo.
Qual a tolerância do casal para realização de algumas metas? O plano A, B, C e D, não funcionaram, até onde vocês conseguem ir e por quanto tempo? (Não pensam, “chegando lá a gente vê…”.
Vou morar fora e meu relacionamento como fica?
*Ouça também o podcast Partiu Morar Fora, com Amanda Corrêa e Claudinho Abdo:
O seu relacionamento está saudável e pronto para essa mudança?
O relacionamento está saudável o suficiente para enfrentar tempestades? “Acreditamos que sim, só brigamos as vezes, afinal de contas, todos os casais brigam, não é?”, Não, nem todos os casais brigam! Se existem pontos a serem aparados, façam isso antes de embarcarem, acreditem, essa é a dica mais valiosa;
Vocês Já estudaram a cultura que vai acolher vocês? Esse estudo precisa ser minucioso, passando pela política, economia, questões de gênero, segurança, saúde, educação e facilidades para imigrantes.
Estão deixando a vida organizada no país de origem? Isso vai ajudar a viver um futuro mais livre.
Já venderam tudo para partir? Caso não, parabéns! Não é sensato se desfazer de tudo o que conquistaram em busca de uma nova realidade. Pode ser que nada dê certo longe de casa.
Por fim, aprenda a se respeitar para conseguir viver seu relacionamento no exterior. Por vezes não respeitamos nosso bem-estar e acabamos nos desintegrando para que o outro fique bem. Mas a orientação é clara, “em caso de despressurização, coloque primeiro a máscara em você e depois no outro”, moral da história, se você não cuidar de você primeiro, não haverá um nós amanhã.
Leia também: Não espere ter no exterior a mesma vida que você tinha em seu país.
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.