A Áustria precisa de trabalhadores estrangeiros e enfrenta escassez de mão de obra. Veja a lista das profissões com mais oportunidades de emprego!
A Áustria precisa de trabalhadores estrangeiros qualificados e existem milhares de vagas em Viena. Por isso, a capital austríaca, por exemplo, está tomando medidas para combater a escassez de trabalhadores qualificados. Aliás, nos últimos oito anos, foram criados 100.000 empregos em Viena e o crescimento econômico também é esperado para cidade em 2024. Dessa maneira, a capital da Áustria está com um novo centro para tentar minimizar a falta de profissionais. Confira a seguir e veja a lista dos profissionais em falta no país europeu.
Áustria precisa de trabalhadores estrangeiros
A cidade de Viena está com um novo centro especializado que vai tentar minimizar a falta de profissionais qualificados. Dessa maneira, a notícia, que foi publicada pela Prefeitura de Viena, diz que o centro especializado é uma espécie de grupo de reflexão que reúne todos os intervenientes relevantes numa mesma mesa.
Acima de tudo, ele deve cumprir duas tarefas essenciais já que, primeiro, verifica a situação da procura em Viena que deve ser analisada sistematicamente e os problemas devem ser identificados numa fase inicial. Em seguida, o centro especializado reúne os responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
Além disso, o centro especializado nasce pelas mãos de um grupo diretor composto pela Câmara do Trabalho de Viena, a Câmara de Comércio de Viena, a Confederação Sindical Austríaca, a Federação dos Industriais, a Direção de Educação de Viena e a AMS Viena (The Austrian Public Employment Service), bem como o Departamento de Economia, Trabalho e Estatística (MA 23) e a Agência Empresarial de Viena.
Com isso, o trabalho básico conjunto foca em três áreas de atuação do centro especializado para o período até 2025: digitalização, ecologização e serviços municipais de interesse geral.
Oportunidades de emprego na Holanda: principais profissões para estrangeiros
Ofertas de emprego em Viena em tecnologia
Com 8.800 empresas e cerca de 67.000 empregados, o setor das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) atinge um valor acrescentado bruto de aproximadamente € 8 bilhões de euros. Entretanto, é responsável por mais de 10% do volume de negócios da economia de Viena e é uma das indústrias que mais cresce.
Além disso, metade da procura austríaca de especialistas em TI está na cidade de Viena e, segundo uma pesquisa realizada com empresas do setor de consultoria de gestão de TI (UBIT), há uma escassez de cerca de 5.800 trabalhadores qualificados nas empresas de TI de Viena .
Sendo assim, Viena conta com uma boa infraestrutura de TI, porém para satisfazer a futura necessidade de especialistas, são necessários mais licenciados. Por esta razão, a Câmara de Comércio de Viena, em colaboração com a cidade de Viena, pretende fundar um novo HTL com foco digital. A escola de codificação 42 Viena inicia suas operações em 2023 e atualmente 280 pessoas fazem formação e os primeiros formados entram no mercado de trabalho no final de 2024.
Vagas em tecnologia na Alemanha: 36 mil novos empregos em 2024
Áustria precisa de trabalhadores estrangeiros: escassez de profissionais
Segundo um relevante portal de empregos, duas em cada três empresas hoje têm problemas para encontrar funcionários na Áustria. Além disso, a taxa de desemprego está em constante queda e, no entanto, as profissões não são suficientes para cobrir as necessidades de mão de obra das empresas. Contudo, esta tendência vai continuar no futuro, à medida que a população ativa nas maiores nações industrializadas diminui.
Aliás, a escassez de mão de obra na Áustria afeta diretamente as empresas e os gestores de RH e já não é um fenômeno limitado a grupos profissionais específicos ou a trabalhadores qualificados. Ou seja, existe agora uma escassez de especialistas qualificados em todos os grupos profissionais, incluindo em setores-chave como as TI e o pessoal da área da saúde.
Por isso, em uma análise dos números atuais mostra o quão crítica é a situação e a Portaria do Trabalho Qualificado de 2022 contém 66 ocupações com escassez, significativamente mais do que no ano anterior.
Desde 2014, a lista de profissões em falta aumentou mais de dez vezes, como demonstrou a Agenda Austria e segundo uma pesquisa com cerca de 600 empresas pela auditora EY, a falta de trabalhadores qualificados é vista como a maior ameaça ao desenvolvimento das empresas.
Cerca de 83% afirmam ter dificuldade em encontrar pessoal qualificado e 72% das empresas austríacas esperam que a falta de trabalhadores qualificados se agrave ainda mais nos próximos três anos (fonte: IBW radar de trabalhadores qualificados 2023).
Profissionais estrangeiros em alta na Suíça: 15 profissões com mais oportunidades em 2024
Setores onde há falta de trabalhadores qualificados na Áustria
A escassez de trabalhadores qualificados afeta agora todos os setores e profissões. Um inquérito anual IBW em toda a Áustria com mais de 5.100 empresas (Skilled Worker Radar) encomendado pela WKO (Austrian Economic Chamber – uma agência governamental) mostra que a escassez de trabalhadores qualificados na Áustria está num nível muito elevado.
Dessa maneira, faltavam cerca de 210.000 trabalhadores qualificados em Março/Abril de 2023. Por isso, 82% das empresas são afetadas e 62% sofrem de uma escassez (muito ou melhor) grave de trabalhadores qualificados. Aproveite e veja os setores onde há uma escassez particularmente intensa:
- Turismo
- Produção de alimentos
- Fabricação de dispositivos elétricos e eletrônicos
- Área técnico-artesanal
- Transporte e logística
Além disso, os seguintes grupos profissionais são atualmente particularmente difíceis de encontrar na Áustria:
- Cozinheiro (incluindo pessoal da cozinha)
- Comércio/venda de eletrônicos
- Engenharia elétrica
- Motorista
- Especialista em restaurantes
- Profissionais de TI
- Tecnologia metálica
- Tecnologia de instalação e construção
- Carpinteiro
- Pessoal de limpeza
Malta precisa de trabalhadores estrangeiros: veja a lista dos profissionais em alta
Em quais profissões há escassez de trabalhadores qualificados na Áustria?
No grupo profissional de auxiliares de enfermagem e médicos tem um aumento de 19% mais vagas anunciadas. Assim como os anúncios nos setores de construção e hotelaria/restaurantes também registraram um aumento, porém em outras áreas está diminuindo nos recursos humanos, marketing e nas profissões científicas, embora isto deva ser visto em perspectiva: os empregos nestes grupos profissionais explodiram literalmente no início de 2022.
Dessa maneira, os grupos profissionais mais procurados são TI, finanças, tecnologia, vendas e indústria de restaurantes/hotelaria, mas cientistas naturais e trabalhadores do retalho também têm sido particularmente procurados. Confira a quantidade de vagas na Áustria de janeiro a setembro de 2023:
- Ocupações de treinamento técnico (aproximadamente 48.000 anúncios de emprego)
- Finanças e contabilidade (aproximadamente 41.000 anúncios de emprego)
- TI (aproximadamente 41.000 anúncios de emprego)
- Indústria hoteleira e hoteleira (aproximadamente 39.000 anúncios de emprego)
- Vendas (aproximadamente 38.000 anúncios de emprego)
Além disso, há uma escassez de pessoal de enfermagem na Áustria e nunca antes foram anunciadas tantas vagas abertas de enfermagem e assistente médico como no terceiro trimestre de 2023. Também faltam trabalhadores qualificados em TI na Áustria e a economia austríaca carece de cerca de 28.000 especialistas em TI.
Dinamarca precisa de trabalhadores estrangeiros: veja a lista dos profissionais
Áreas com muitas vagas na Áustria
Embora haja uma escassez de trabalhadores qualificados numa grande variedade de indústrias em toda a Áustria, existem certos perfis profissionais em que a escassez de trabalhadores qualificados é particularmente grande. Veja a lista de profissões em falta e com uma escassez absoluta na Áustria:
- na indústria da construção ou em ofícios especializados: construtores de telhado, betoneiros, estucadores, carpinteiros, ladrilhadores, encanadores, eletricistas, pedreiros, serralheiros, engenheiros civis, vidraceiros, pintores e outros;
- na área médica: médicos, oftalmologistas, enfermeiros;
- na indústria de catering: chefs, garçons e especialistas em catering;
- técnicos com formação superior em informática ou engenharia mecânica ou construção;
- grande escassez de trabalhadores qualificados na indústria de TI.
Em termos de estados federais onde sobram vagas e faltam profissionais, a liderança é de Viena (cerca de 107.000 vagas), depois Alta Áustria (cerca de 84.000 vagas), Baixa Áustria (cerca de 49.000 vagas), Estíria (cerca de 48.000 vagas) e Salzburgo (cerca de 40.000 vagas).
Vagas na Suíça para pintor: salários iniciam em 4.800 francos
Áustria precisa de trabalhadores estrangeiros: como viver no país europeu
De acordo com a agência do governo austríaco, a Austrian Economic Chamber (WKO), os trabalhadores estrangeiros, mas de países da União Europeia (UE) ou do EEE (Espaço Econômico Europeu) e da Suíça têm livre acesso ao mercado de trabalho na Áustria. Isso por conta da livre circulação de trabalhadores e, por isso, não necessitam de qualquer autorização adicional para exercer um emprego na Áustria.
Contudo, para trabalhar na Áustria, os nacionais de países terceiros necessitam, por um lado, de uma autorização de trabalho e, por outro, de uma autorização de residência. Dessa maneira, é necessário um visto para estadias até 6 meses e uma autorização de residência para estadias superiores a 6 meses.
Além disso, trabalhadores qualificados de países não pertencentes à UE podem imigrar para a Áustria usando o sistema de pontos baseado em critérios do Cartão Vermelho-Branco-Vermelho (Cartão RWR), que combina autorizações de residência e autorizações de emprego.
Depois de acessar o portal WKO, também aproveite para acessar a rede social profissional LinkedIn e verificar que a Áustria precisa de trabalhadores estrangeiros. Atualmente existem quase 50 mil ofertas de emprego na Áustria anunciadas e você consegue verificar as oportunidades e, caso queira, se candidatar diretamente para uma das vagas no país europeu.
Veja também o portal da AMS Austria que traz informações relevantes sobre como trabalhar no país sendo estrangeiro. Pesquise sobre o país europeu e boa sorte nas suas candidaturas.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora e siga o programa no Spotify. Toda semana novos episódios:
32 Comentários
Boa tarde.
Procuro trabalho na área de limpeza ou mesmo em tudo o que se relaciona a este tipo de área. Tenho muito experiência nesta área. Trabalho à 3 anos na Áustria em gerlos no hotel Almhof. Também poderei desenvolver as minha ablidades e experiências noutras áreas de trabalho.
Com os melhores cumprimentos.
Até breve se deus assim desejar.
Obrigado.
Gostaria de trabalhar na área de construção civil carpinteiro armador de ferragem
Caríssimos, boa noite eu queira por favor uma das vagas, sou de nacionalidade Angolano, as línguas faladas escritas Português nativo e Espanhol bem falado e secreta, inglês básico.
Gostaria de trabalhar como um técnico de Tecnologia metálica porque e um bom trabalho e eu gosto
Sou formado em refrigeração industrial
Electricidade industrial
Electrotecnia
Sou Moçambicano vivo em Maputo
Trolha residência Portugal
Brasileiros, pra entrar em qualquer país, procure está totalmente legalizado, com visto de trabalho e residência, inglês é muito importante, para ter uma boa comunicação na empresa boa sorte a todos,
Sou jardineiro precisar
Sou carpinteiro e motorista entre outros se salário for. Compensativo irei
sou morista de camihao
Interessado na construçao
Sou mecânico industrial ou mecânico montador eu gostaria também
Gostaria de ter uma oportunidade no exterior , trabalho com pintura automotiva , sou Empilhaderista com conhecimentos em logística e posso aprender outra profissão, pois força de vontade tenho de sobra .
Gostaria de trabalhar como motorista ou em logística
Gostaria muito de trabalhar na área de limpeza só gostaria de uma oportunidade!
Lucindo Neto Quaresma
Boa tarde.
Eu sou eletricista industrial, estou a procura de emprego.
Gostaria de ter uma oportunidade
Estou no país sem emprego, tenho vontade e força para lutar na vida fazer algo mais não posso porque não há oferta. Tenho passaporte. O que fazer?
Engenharia Civil, tenho dupla cidadania
Bom dia
Sou cozinheiro ,chef de cozinha a 20 anos tem vagar?
Meu desejo é trabalhar em hotelaria cozinha limpeza enfim desejo trabalhar
Sou enfermeira solteira me aposentando aqui no Brasil
Desejo vaga pra enfermeira
Pra técnico em enfermagem ou cuidadora tem vaga?
Na área saude tem vaga?
Gostaria de trabalhar na função da pintura ou motorista
Eu quero trabalha como eletricista
Olá gostaria de trabalhar com ária técnico em artesanato
Gostaria de me candidatar nas areas de hotelaria, cozinha, construçao civil , falo 3 idiomas fluentes além do nosso português.
Gistaria de me candidatar nas areas de hotelaria, cozinha, construçao civil , falo 3 idiomas fluentes além do nosso português.
Área alimentos
Cozinheira.
Boa noite .gostaria de conseguir uma vaga como operador de maquina impilhadera ou logística de Armazém. ETC
Boa tarde!
Adoraria trabalhar como representante da Indústria de carros com publicidade de auto nível com resultados em vendas .Todos têm direito de possuir um sonho !
” Basta um detalhe “