A falta de veterinários no País de Gales está resultando na morte de animais que não recebem cuidados profissionais adequados. Saiba mais!
O País de Gales, um dos países do Reino Unido, sofre com uma escassez de veterinários. As oportunidades de emprego abertas no país para médicos veterinários não estão sendo preenchidas e animais de estimação estão morrendo desnecessariamente. Aliás, a preocupação é porque os animais estão morrendo de doenças ou ferimentos justamente porque não estão recebendo cuidados profissionais adequados pela falta de pessoal.
Faltam veterinários no País de Gales, Reino Unido
Uma publicação do portal de notícias Wales Online mostra que foi emitido um apelo urgente sobre a necessidade de recrutamento de veterinários qualificados no País de Gales. A falta de profissionais está fazendo com que os animais morram desnecessariamente devido à falta de pessoal. Eville & Jones, um provedor de controles veterinários terceirizados na Inglaterra e no País de Gales, diz que houve uma queda de 8% nos veterinários qualificados que se candidatam a cargos para trabalhar no País de Gales.
Isso fez com que os animais morressem de doenças ou ferimentos porque não puderam receber cuidados profissionais. Caroline Smith, diretora clínica da Summerhill Vets, lembrou-se de uma emergência em que os donos levaram seu cachorrinho para os veterinários mais próximos, mas quando eles chegaram não havia nenhum veterinário. Ela acrescentou: “Quando o cachorrinho chegou até mim, já estava morto”.
Veja mais: aumento do salário mínimo no Reino Unido em 2022.
BREXIT e novas regras agravaram a falta de profissionais
Charles Hartwell, executivo-chefe da Eville & Jones comentou: “Desde o BREXIT, como muitos outros setores, temos lutado para preencher a lacuna de qualificação dos trabalhadores após as mudanças nas regras, e estamos vendo que o País de Gales é uma das áreas mais afetadas por isso”. Cerca de 900 alunos se graduam com diplomas de medicina veterinária em universidades aprovadas a cada ano, além dos veterinários vindos da União Europeia que geralmente chegam para ajudar a preencher essa lacuna no Reino Unido.
No entanto, novas regras sobre fluência em inglês, introduzidas desde a saída do Reino Unido da União Europeia (BREXIT), causaram uma queda significativa no número de pedidos de vistos de trabalho. O Royal College of Veterinary Surgeons, por exemplo, agora exige que os médicos veterinários tenham nível sete de inglês, em vez de 4.1 que era exigido anteriormente.
Faltam motoristas de ônibus no Reino Unido: país enfrenta escassez de mão de obra.
Vagas para veterinários no País de Gales
Atualmente, somente na Eville & Jones existem há mais de 30 vagas para médicos veterinários no País de Gales. Além de veterinários, a empresa está selecionando gerentes de área, veterinários de exportação, oficiais de suporte de certificação e inspetores de higiene de carne.
Charles Hartwell, executivo-chefe da Eville & Jones, acrescentou: “Estamos convocando veterinários qualificados para pensar seriamente em se candidatar a um cargo na saúde pública veterinária no País de Gales, que sem dúvida proporciona um maior equilíbrio entre trabalho e vida do que trabalhar com animais de companhia e desempenha um papel crucial em garantir que os níveis de produção de alimentos possam ser mantida e verificada com segurança”.
Como se candidatar
Lembrando que para se candidatar às vagas de veterinário em um dos quatro países do Reino Unido é preciso dominar o inglês e fazer a validação do diploma brasileiro. Os salários de veterinários no Reino Unido são bem atrativos e superiores aos do Brasil. Os salários médios dos veterinários no País de Gales é de £ 51.337 por ano, para veterinários com mais de 5 anos de experiência.
Falta de trabalhadores estrangeiros no Reino Unido: salários sobem 30%.
*Se você quer mais dicas para trabalhar no exterior, veja também o nosso canal do Youtube e inscreva-se: