Aumento do salário mínimo no Reino Unido em 2022

salario minimo no Reino Unido
Foto: The Mirror.

O salário mínimo no Reino Unido subirá de £ 8,91 para £ 9,50 por hora no próximo ano. Saiba mais!

O chanceler do Tesouro britânico Rishi Sunak anunciou hoje que o salário mínimo do Reino Unido aumentará de £ 8,91 para £ 9,50 por hora em 2022. O aumento de 59p no salário por hora irá proporciona um aumento anual de £ 1.000 extras para um trabalhador em tempo integral. Sunak afirmou que o aumento salarial de 6,6% mantém o país no caminho certo para acabar com os baixos salários.


Aumento do salário mínimo no Reino Unido em 2022

Uma matéria publicada pelo jornal britânico Daily Mail afirma que a mudança e o aumento do salário mínimo no Reino Unido em 2022 será confirmada no Orçamento na próxima quarta-feira, dia 27 de outubro de 2021. Porém, a notícia divulgada pelo chanceler do Tesouro britânico Rishi Sunak chega em meio a relatos de que o político também está planejando descongelar os pagamentos do setor público, provocando uma reação de ativistas.

A combinação de descongelamento dos salários do setor público e aumento do salário mínimo proporcionaria um aumento salarial para quase cinco milhões de trabalhadores. Mas os críticos alertaram que seria “injusto” pedir ao setor privado que financie um aumento salarial para o setor público, devido ao “sofrimento econômico extraordinário” causado pela pandemia. As estatísticas oficiais durante a crise do coronavírus em 2020 mostraram que os ganhos semanais médios no setor público ficaram em £ 647 em comparação com £ 567 no setor privado.

Falta de trabalhadores estrangeiros no Reino Unido: salários sobem 30%.

Entrada em vigor do novo salário mínimo no Reino Unido

Estima-se que aproximadamente 2,6 milhões de trabalhadores do setor público, incluindo professores, policiais e funcionários públicos, tiveram seus salários congelados durante a pandemia. Mas o jornal The Sun relatou que o congelamento agora será suspenso. O aumento do valor do salário mínimo beneficiará cerca de dois milhões de trabalhadores.

O novo salário mínimo nacional da Inglaterra de £ 9,50 será implementado a partir de 1º de abril de 2022 e se aplicará a todos os trabalhadores com 23 anos ou mais. O valor ficará em £ 1.520 por mês para quem trabalha full-time, 40 horas semanais.

O salário mínimo para os trabalhadores mais jovens também aumentará, com pessoas de 21 a 22 anos vendo seu salário passar de £ 8,36 para £ 9,18. O pagamento dos aprendizes aumentará de £ 4,30 para £ 4,81. O Sr. Sunak disse: ‘Este é um governo que está do lado dos trabalhadores. Este aumento salarial garante que estamos fazendo o trabalho compensar e nos mantém no caminho certo para cumprir nossa meta de acabar com os baixos salários até o final deste Parlamento.’

Salários na Inglaterra a partir de 1º de abril de 2022:

  • £ 9,50 por hora para maiores de 23 anos;
  • £ 9,18 por hora pessoas com 21 e 22 anos;
  • £ 4,81 por hora para aprendizes.

Motorista de caminhão no Reino Unido: governo alivia regras para atrair caminhoneiros estrangeiros.

A meta é chegar em £ 10 por hora até 2024

O governo estabeleceu como meta o salário mínimo de dois terços do salário médio até 2024. O aumento coloca o salário mínimo em curso para atingir £ 10 por hora antes das eleições gerais de 2024. Descongelar os salários do setor público e aumentar o salário mínimo reforçaria as alegações de Boris Johnson de levar o Reino Unido a uma economia com altos salários e alta qualificação.

O nível do salário mínimo é definido com base no conselho dado ao Governo pela Comissão de Baixa Remuneração (Low Pay Commission) independente.

O Tesouro disse que aceitou todas as recomendações feitas pela Comissão de Baixa Remuneração neste ano. O aumento do salário mínimo provavelmente será bem-vindo pelos funcionários, mas há algumas preocupações no Tesouro sobre o impacto que terá nas empresas.

Salários mais altos significarão custos mais altos para os empregadores, o que pode levar as empresas a aumentar seus preços para pagar por eles. Qualquer aumento nos preços provavelmente aumentaria as chances de o Banco da Inglaterra aumentar as taxas de juros.

Robôs de delivery no Reino Unido: máquinas sendo usadas para entregas.

Aumento da inflação pressiona aumento do salário mínimo no Reino Unido

O aumento dos níveis de inflação pressiona o governo a agir sobre os salários. Os números publicados na semana passada pelo Office for National Statistics mostraram que a medida de inflação do Índice de Preços ao Consumidor estava em 3,1% em setembro. Esse número está muito acima da meta do Banco da Inglaterra de 2%. O Banco advertiu em setembro que a inflação poderia subir para mais de quatro por cento antes de cair novamente, à medida que a economia continua a se recuperar da pandemia.

O governo anunciou na revisão de gastos de 2020 em novembro passado que estava ‘pausando’ o pagamento do setor público para 2021/22, mas havia uma isenção para o pessoal do NHS (Serviço Nacional de Saúde — National Health Service). Em abril de 2020, os ganhos semanais médios no setor público eram £ 647 em comparação com £ 567 no setor privado, de acordo com uma pesquisa publicada pela Biblioteca da Câmara dos Comuns (House of Commons Library).

Faltam motoristas de ônibus no Reino Unido: país enfrenta escassez de mão de obra.

Em abril de 2020, os ganhos do setor público foram 2,4% maiores do que no ano anterior. Mas, na verdade, os salários caíram no setor privado em 0,6%. A queda no setor privado foi atribuída à pandemia, que viu setores do setor privado, como o da hospitalidade, serem destruídos pelo lockdown.

E você, o que achou do aumento do salário mínimo no Reino Unido?

*Conheça também quais os melhores países para trabalhar na Europa:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *