
Famalicão atrai investimento de 150 milhões de euros é reconhecido como Projeto de Interesse Nacional e reforça o setor industrial da região.
Uma nova fábrica da Cabelte, Cabos Elétricos S.A., será construída em Ribeirão, na cidade de Vila Nova de Famalicão e vai gerar 200 novos postos de trabalho diretos em Portugal. O investimento, estimado em 150 milhões de euros, foi recentemente classificado como Projeto de Interesse Nacional (PIN), distinção atribuída a iniciativas empresariais consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico do país e da região.
Fábrica moderna e aumento da capacidade produtiva
O novo complexo industrial será instalado junto ao atual polo da Cabelte, em Ribeirão, e contará com uma nave modular de 30 mil metros quadrados. De acordo com Jornal de Notícias, o projeto prevê sete novas linhas de produção dedicadas à fabricação de cabos de média e alta tensão, o que permitirá aumentar a capacidade produtiva anual em 30 mil toneladas.
De acordo com informações da empresa e da Câmara Municipal de Famalicão, as obras devem começar em meados de 2026, com conclusão prevista para 2027. O investimento visa consolidar a posição da Cabelte como uma das principais fabricantes de cabos elétricos da Península Ibérica e reforçar o papel de Famalicão como referência em tecnologia industrial e inovação.
Empregos na Carlsberg Britvic: companhia anuncia expansão na Inglaterra
Famalicão se destaca na atração de investimentos para Portugal
Entre 2021 e 2025, o município de Famalicão em Portugal atraiu 641 milhões de euros em investimentos, resultando na criação de 1.656 postos de trabalho e na instalação ou expansão de 74 empresas.
Desse total, sete empresas internacionais foram responsáveis por 53 milhões de euros e 651 empregos, enquanto 54 companhias nacionais representaram 109 milhões de euros e 786 novos postos. Já 13 empresas locais investiram 480 milhões de euros, gerando 219 novos empregos.
Segundo a administração municipal, esses números consolidam Famalicão como um dos polos industriais mais competitivos do Norte de Portugal, atraindo empresas de setores de alta tecnologia, energia e manufatura avançada.
Quer trabalhar de casa? Empresa oferece 50 vagas remotas em Portugal
Vagas em Portugal
Entre as vagas já abertas da Cabelte em Portugal estão:
- Profissional de Logística
- Técnico de serviço ao cliente
- Departamento de Engenharia de Produto
- Engenheiro de Melhoria Contínua
- Técnico de Manutenção
- People Analytics
Desenvolvimento econômico e inovação industrial
O reconhecimento do projeto da Cabelte como PIN é visto como um marco para o município português e para a economia regional. O estatuto garante maior agilidade nos processos de licenciamento e apoio institucional ao longo da execução do investimento.
A iniciativa, segundo a Prefeitura, representa mais um passo na modernização do tecido industrial de Famalicão, reforçando o compromisso local com a criação de emprego qualificado, sustentabilidade e inovação tecnológica.
Multinacional alemã com vagas na Irlanda: 160 novos empregos em diferentes cidades
Famalicão atrai investimento: Como se candidatar
Para se candidatar a uma das vagas em Portugal, acesse o portal de carreiras da empresa e veja a lista completa em mais cidades de Portugal. Depois disso, envie sua candidatura online. Também é importante manter seu currículo sempre atualizado no LinkedIn e com uma boa foto profissional. Além disso, disponibilize seu currículo em inglês e português na plataforma e se mantenha ativo nas publicações.
Leia também: Empregos no Google na Bélgica: companhia com 300 vagas no país europeu