Descubra quais são os profissionais em falta nos Estados Unidos e os setores da economia com maior escassez de trabalhadores no país. Veja a lista de 2024 do governo!
Dados mais recentes mostram que existem 8,5 milhões de vagas de emprego nos Estados Unidos e 6,5 milhões de trabalhadores desempregados no país. Ou seja, existem profissionais em falta nos Estados Unidos e empresas, de todos os tamanhos e setores de quase todos os estados, enfrentam grandes desafios quando tentam encontrar trabalhadores para preencher as vagas abertas.
Profissionais em falta nos Estados Unidos
Todos os dias, a Câmara de Comércio dos Estados Unidos, é informada por suas empresas membro de todo o país da dificuldade de encontrar trabalhadores suficientes para preencher as vagas abertas. Aliás, de acordo com a organização, neste momento, os dados mais recentes mostram que existem 8,5 milhões de vagas de emprego nos EUA e 6,5 milhões de trabalhadores desempregados.
Ou seja, existem muitos empregos e profissionais em falta nos Estados Unidos. Além disso, se todos os desempregados do país da América do Norte encontrassem um emprego, ainda sobram milhões de oportunidade de trabalho abertos. Dessa maneira, a Câmara de Comércio dos EUA está capturando as tendências em vagas de emprego. Também foca na participação na força de trabalho, taxas de demissão e muito mais conseguir compreender o que está ocorrendo no país.
Vagas remotas na Johnson & Johnson: empresa busca funcionários
Por que faltam trabalhadores nos Estados Unidos?
No auge do evento mundial de saúde, a Câmara de Comércio diz que mais de 120 mil empresas fecharam temporariamente. Também mais de 30 milhões de trabalhadores norte-americanos ficaram desempregados. Desde então, as ofertas de emprego aumentaram constantemente, enquanto o desemprego diminuiu lentamente. Contudo, em 2023, as empresas criam 3,1 milhões de empregos nos Estados Unidos.
Sendo assim, ter um mercado de trabalho forte é uma boa notícia. Porém, muitas dessas vagas não são preenchidas porque os Estados Unidos não têm trabalhadores suficientes para preenchê-las. Entretanto, mesmo que hoje mais americanos estejam participando na força de trabalho do que antes de 2020, a porcentagem global cai.
Por isso, na verdade, o declínio da participação dos americanos na força de trabalho não é novidade. Há décadas que cada vez menos americanos participam na força de trabalho e isso deve continuar diminuindo nos próximos anos.
Melhores cidades para morar na Flórida nos Estados Unidos e as mais seguras
Fatores que contribuem para a escassez de mão de obra nos EUA
Entre os fatores que fazem com que existam profissionais em falta nos Estados Unidos está a questão das aposentadorias antecipadas. Além disso, a força de trabalho envelhecida do país é outro fator. Por exemplo, em Outubro de 2021, a pandemia fez mais de 3 milhões de adultos irem para a reforma antecipada.
Ao todo, o número de adultos com 55 anos ou mais desligados da força de trabalho por motivo de aposentadoria cresce de 48,1% no terceiro trimestre de 2019 para 50,3% no terceiro trimestre de 2021.
Contudo, é relevante dizer que a porcentagem de cidadãos mais velhos na população dos Estados Unidos está aumentando constantemente e é provável que esta tendência continue. Ou seja, isso ocorre e pode ser parcialmente atribuível ao fato de as gerações mais jovens terem menos filhos em comparação com os seus antecessores, resultando numa população progressivamente mais velha e em diminuição.
Entretanto, a Câmara de Comércio dos EUA diz que a migração internacional líquida para o país está no nível mais baixo em décadas. Sendo assim, os dados do US Census Bureau mostram que a migração internacional líquida para os EUA contribui apenas para um aumento de 247.000 pessoas na população entre 2020 e 2021.
Por isso, em comparação com o máximo da década anterior de um aumento de 1.049.000 na população entre 2015 e 2016 devido à imigração, o impacto que a imigração teve no crescimento da população dos EUA caiu 76%.
Falta de acesso a creches
Por fim, a falta de acesso a creches é considerado um fator que contribui para a escassez de mão de obra nos Estados Unidos. Aliás, mesmo antes da pandemia, a falta de acesso a estruturas de acolhimento de crianças de alta qualidade e acessíveis já era um problema.
Um estudo da Fundação da Câmara de Comércio dos EUA mostra que, devido a falhas no sistema de acolhimento de crianças, os estados inquiridos (Alasca, Arkansas, Arizona, Missouri e Texas) perderam uma média estimada de 2,7 bilhões de dólares anuais para as suas economias.
Melhores cidades para trabalhar no exterior: conheça o ranking de 2024
Profissionais em falta nos Estados Unidos: indústrias mais impactadas
Empregos totalmente presenciais e tradicionalmente com salários mais baixos têm mais dificuldade em reter trabalhadores, mesmo antes da pandemia. Por exemplo, a indústria do lazer e da hotelaria registra as taxas de abandono mais elevadas de todas as indústrias, com o subsetor dos serviços de alojamento e alimentação desta indústria registrando uma taxa de abandono consistentemente acima de 4,5% desde Julho de 2022.
Dessa maneira, em todos os setores, as taxas de contratação ultrapassaram continuamente as taxas de desistência. Olhando novamente para lazer e hotelaria, a indústria perde 781 mil trabalhadores em janeiro de 2024, mas 1,05 milhão de pessoas foram contratadas na indústria naquele mesmo mês. Por isso, desde novembro de 2020, o lazer e a hotelaria mantêm a maior taxa de contratação entre todos os setores, variando entre 6% e quase 19%.
Setores onde sobram empregos nos Estados Unidos:
- Lazer e Hotelaria
- Educação
- Saúde
- Serviços (jurídicos, pesquisa científica, trabalhadores de paisagismo, limpeza e eliminação de resíduos)
Acesse o estudo completo publicado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos e veja todas as informações. Vale a pena verificar com profundidade onde o país está com oportunidades de emprego e em quais profissões sobram trabalhadores.
Vagas nos Estados Unidos: como se candidatar
Se você está procurando emprego nos Estados Unidos, leia uma matéria que fizemos super completa dos melhores sites para encontrar trabalho no país. Nela nós também demos dicas sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos e colocamos todos os links para você conseguir um emprego no país da América do Norte. Veja também as vagas nos Estados Unidos na rede profissional LinkedIn, com mais de 5 milhões de oportunidades anunciadas.
Conheça as Melhores cidades dos Estados Unidos: oportunidades de trabalho e custo de Vida
*Saiba como fazer uma biografia no LinkedIn e atrair os recrutadores. Inscreva-se no canal:
2 Comentários
Meu nome é Lionildo António Munguam e, Licenciado em Administração Pública, pela Universidade Joaquim Chissano.
Procuro uma nova oportonidade de emprego, sou Moçambicano, encotro-me a residir na Cidade de Mputo
Prezados Senhores
Boa tarde,
Estou neste momento desempregado, procurando outras oportonidades de emprego.
Sou Moçambicano, resido em Maputo