Confira os 15 profissionais estrangeiros em alta na Suíça e quantidade de empregos em cada área. Saiba tudo!
A Suíça informa que tem mais de 250 mil vagas de emprego no quarto trimestre de 2023. Dessa maneira, as áreas da saúde, construção civil, varejo e comércio são os principais setores com maior demanda por trabalhadores. Além disso, um estudo revelou que a Suíça pode enfrentar até 400 mil vagas não preenchidas até 2030. Por isso, aproveite para descobrir quais profissionais estrangeiros em alta na Suíça e com mais oportunidades de emprego em 2024.
Profissionais estrangeiros em alta na Suíça
No ultimo trimestre de 2023, mais de 251.226 vagas de emprego na Suíça estavam abertas de acordo com o Jobradar da x28 AG. Por isso, os dados apresentados trazem informações relevantes sobre o mercado de trabalho suíço e os profissionais estrangeiros em alta na Suíça.
Dessa maneira, os empregadores suíços procuram contratar trabalhadores em vários setores e o setor com o maior número de vagas de emprego na Suíça está relacionado com a área da saúde. Ou seja, 15.790 ofertas de trabalho estavam anunciadas neste setor, segundo o portal de notícias Schengen Visa Info. Em seguida aparece o da construção civil com a segunda maior procura de trabalhadores (13.566), seguido do varejo e comércio (12.761), da hotelaria e restaurantes (10.478) e de TI (8.024).
Dinamarca precisa de trabalhadores estrangeiros: veja a lista dos profissionais
Cidades com mais oportunidades de emprego na Suíça
Além disso, o maior número de anúncios de emprego foi relatado em Zurique (55.113), Berna (37.939), Argóvia (Aargau) (20.350), St. Gallen (18.178) e Lucerna (Luzern) (17.021). Sendo assim, um estudo realizado pela Universidade de St. Gallen and Advance em setembro de 2023 traz dados que mostram que há uma grave escassez de competências no país europeu, e que pode piorar à medida que os ‘Baby Boomers’ se aposentam.
De acordo com cálculos do Instituto Gottlieb Duttweiler (GDI), mesmo com um fluxo moderado de 50.000 profissionais qualificados anualmente, até 400.000 vagas podem ficar por preencher até 2030. Ou seja, isto implica que os trabalhadores estrangeiros podem ter maiores probabilidades de conseguir emprego na Suíça.
Malta precisa de trabalhadores estrangeiros: veja a lista dos profissionais em alta
Profissões com mais oportunidades de trabalho na Suíça em 2024
Para quem pretende trabalhar na Suíça, o relatório Jobradar também revela as profissões mais procuradas durante o quarto trimestre de 2023. Confira abaixo:
- Especialista em Cuidados / Enfermeira (6.395)
- Eletricista (6.337)
- Consultor de vendas (4.056)
- Carpinteiro (3.337)
- Gerente de projetos (3.256)
- Desenvolvedor de software (3.187)
- Polimecânico (3.128)
- Especialista em saúde (2.625)
- Técnico de serviço (2.606)
- Balconista comercial (2.559)
- Instalador sanitário (2.541)
- Especialista em Logística (2.521)
- Especialista em automação (2.459)
- Especialista em comércio varejista (2.443)
- Cozinheiros (2.407)
Além disso, a Suíça também precisa de trabalhadores para preencher as seguintes vagas: mecânicos, operadores de máquinas, jardineiros, gestores de projetos de construção, engenheiros de sistemas, líderes de equipa, pintores e metalúrgicos.
Vagas na Suíça para jardineiro: salários podem passar dos 7 mil francos
Você precisa de visto para trabalhar na Suíça?
Os cidadãos que não pertencem à União Europeia/EFTA são obrigados a obter um visto para trabalhar na Suíça. Por isso, para solicitar um visto de trabalho suíço, as pessoas precisam ser trabalhadores qualificados e especializados, com diploma universitário, anos de experiência e conhecimentos específicos.
Entretanto, precisam ter antecipadamente uma oferta de emprego e o empregador deve confirmar que nenhum cidadão da UE/EFTA está disponível para o cargo. Além disso, os trabalhadores de países terceiros que pretendam solicitar um visto de trabalho suíço podem achar valioso saber que, no ano passado, a Suíça decidiu simplificar as regras, facilitando a obtenção de uma autorização de trabalho para esta categoria de trabalhadores.
Tal como as autoridades suíças anunciaram na época, os trabalhadores qualificados de países terceiros podem obter uma autorização de trabalho se houver necessidade e se isso estiver alinhado com os interesses econômicos da Suíça.
Trabalhar na União Europeia: países que oferecem vistos para procurar emprego
Profissionais estrangeiros em alta na Suíça: Trabalhar na Suíça como cidadão europeu
Existem acordos de livre circulação para cidadãos europeus. Desse modo, pessoas com a nacionalidade de países da União Europeia (UE) e da EFTA (Islândia, Noruega e Liechtenstein) têm o direito de entrar, viver e trabalhar na Suíça. Caso estiverem procurando emprego na Suíça, podem ficar por três meses e ter a possibilidade de ficar por mais três meses (6 meses no total), através de uma solicitação de Autorização de Residência de curto prazo, caso provem que possuem dinheiro suficiente para se manter no país.
Os cidadãos da UE/EFTA podem trabalhar na Suíça por três meses sem tomar nenhuma medida especial. Já para empregos que passem desse período, devem solicitar uma Autorização de residência junto à sua comuna antes de iniciar o trabalho.
Para quem deseja ser autônoma na Suíça deve-se registrar em sua comuna de residência no prazo de 14 dias depois de sua chegada e solicitar um visto de residência.
Não existe um limite no número de autorizações emitidas aos cidadãos da UE/EFTA.
Vagas na Suíça para pintor: salários iniciam em 4.800 francos
Quais os idiomas falados na Suíça?
A Suíça é um país multilíngue e que conta com quatro línguas oficiais, são elas:
- Alemão: é a língua mais falada na Suíça, predominantemente nas regiões central e oriental, incluindo cidades como Zurique, Berna e Basileia.
- Francês: falado principalmente na parte ocidental da Suíça, conhecida como região Romandy, incluindo cidades como Genebra, Lausanne e Neuchâtel.
- Italiano: o italiano é falado na região sul da Suíça, particularmente no cantão de Ticino e em algumas partes dos Grisões.
- Romanche: é a língua menos falada, principalmente no cantão de Grisões. É uma língua românica e possui vários dialetos.
Contudo, é relevante dizer que o inglês também é amplamente compreendido e utilizado, especialmente nas áreas urbanas e entre a população mais jovem, devido à sua importância na comunicação global, no turismo e nos negócios.
Trabalhar na Suíça com limpeza: média de 25 francos por hora
Profissionais estrangeiros em alta na Suíça: vagas abertas
Se você gostou da notícia dos profissionais estrangeiros em alta na Suíça e quer conhecer as vagas abertas no país europeu, acesse o portal da Rede EURES. Em seguida, selecione a vaga de interesse, leia todos os requisitos e, caso os cumpra, envie o seu currículo diretamente para a empresa que você quer se candidatar.
Contudo, é importante dizer que a Rede EURES é concebida para facilitar a livre circulação de trabalhadores no Espaço Econômico Europeu (EEE), que inclui os estados membros da União Europeia (UE), além da Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça. Entretanto, também pode ser utilizado como fonte segura de informação para estrangeiros que queiram morar e trabalhar em um país da União Europeia.
De ressaltar que o principal objetivo é apoiar a mobilidade e a colocação profissional nestes países, fornecendo informações, aconselhamento e serviços de recrutamento tanto para quem procura emprego como para empregadores. Dessa maneira, acesse sempre o site, veja quais são vagas na Europa e os empregos para especialistas em todos os países que participam do bloco.
Trabalhar no exterior: passo a passo para mudança em 2024
*Veja como fazer uma Carta de Motivação para se candidatar a uma vaga de emprego. Aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube
20 Comentários
Olá, já estou morando na Suiça e onde encontro estes empregos? Site e whatsapp.
CARPINTEIRO DE LIMPO COM MUITA EXPERIENCIA
Sou cozinheira ,como faço para trabalhar na Suiça?
Só pedreiro de profissional 20 anos de esperiencia , preciso e muito de uma vaga
Boa noite ,Gostaria de fazer parte dessa equipe pois já trabalhei fora do brasil, e estou interessado nesse trabalho
Sou enfermeira bacharel , tenho pós graduação em urgência emergência e em UTI , amo minha vida profissional , sou empática, resiliente,tenho perfil analítico , habilidades em decisoes , persuasão , preconizando uma visão sincera e humanizada . Tenho disponibilidade para trabalhar fora do Brasil . Obrigada 👍
Sou apaixonada pela minha vida profissional , empática , resiliente,tenho perfil analítico , habilidades em decisões , persuasão , preconizando uma visão sincera e humanizada
E estou disponível para novas ofertas de emprego 👍
Eu estou disponível para trabalhar
Boa tarde chamome Baptista Viegas so manobrador de máquinas e gruista, tenho a formação e certificação na área e experiência a 22 nos ,
Tenho o cartão de residência portuguesa gostaria de trabalhar fora de Portugal
Boa tarde sou carpinteiro profissional e estou desempregado como fasso para me candidatar
Estou disponível na área mecânica automóveis, no departamento de manutenção de equipamentos industriais.
Lucindo Neto Quaresma 🇸🇹 sou eletricista estou a procura de uma vaga
Sou cozinheira também, como faço pra me escrever ?
Tenho jardinagem, como faço?
Boa tarde
Sou enfermeira e estou disponível para trabalhar na Suíça ou Canadá
Bom dia,sou eletricista,como fazer para candidatar a vaga na Suíça!
Estou disponível para área de energia instalações elétricas, e quero mas informações como faz para ir trabalhar na Suíça.
Olá Quero mas informações como faz para ir trabalhar na Suíça.
Estou disponível para área de Técnico serviço, tenho tecnólogo
Estou disponível pra área da construção civil