A Suíça busca profissionais que falam português e existem oportunidades em diferentes áreas. Veja como se candidatar para uma vaga e as cidades!
A Suíça é um dos países com os salários mais altos do mundo. Por isso, se você procura oportunidades de emprego no país europeu, saiba que a Suíça busca profissionais que falam português. Além disso, dependendo da área e da experiência, os salários médios chegam aos CHF 5.000 francos suíços por mês (cerca de € 5.296,07 euros). Confira as vagas na Suíça e como se candidatar para uma das ofertas de trabalho abertas no país.
Suíça busca profissionais que falam português
Todos os anos, muitos profissionais buscam na Suíça por oportunidades de trabalho, especialmente os trabalhadores portugueses. Dessa maneira, o país europeu que conta com um dos salários mais altos do mundo, oferece vagas de emprego para trabalhadores estrangeiros de diferentes profissões, especialmente da construção civil, de hotéis e restaurantes. Por isso, a Suíça busca profissionais que falam português para atuarem em diversas áreas.
Além disso, os salários médios anuais chegam aos CHF 59.809,23 francos suíços (cerca de CHF 5.000 por mês). Sendo assim, confira as vagas na Suíça para quem fala português, os salários e como se candidatar para uma das ofertas de trabalho na Europa.
Multinacional sueca recruta na Suíça: salários passam dos CHF 7.000
Vagas na Suíça para quem fala português
Existem diversas oportunidades de emprego para quem fala português na Suíça e estão publicadas no portal da Rede EURES. Entre elas estão:
- Instalador de Fachadas – Zurique
- Isolador de Fachada – Grisões
- Trabalhador da Construção Civil C – Grisões
- Trabalhador da Construção Civil B – Grisões
- Trabalhador da Construção Civil / Cofragem – Aargau e Valais
- Camareira / Pessoal de Limpeza – Berna
- Trabalhador da Construção Civil / Cofragem – Turgóvia
- Operadores de Guindaste SUVA – St. Gallen
- Auxiliar de Lavanderia / Lavadora / Passadeira – Grisões
- Auxiliar Administrativo – Zurique
- Auxiliar Administrativo com Conhecimento em Contabilidade – Zurique
- Trabalhador de Armazém – Schaffhausen
- Estucador – Gesseiro – Schaffhausen
- Auxiliar de Cozinha – Berna
Empregos na Suíça em companhia americana: salários passam de CHF 8.000 francos
Salários médios na Suíça
Segundo um portal de recursos humanos, um trabalhador da construção civil na Suíça recebe, em média por ano, um salário bruto de CHF 59.809,23 francos suíços. Ou seja, ganha CHF 4.984,10 francos por mês, porém os valores podem ser diferentes dependendo da experiência do profissional, do cantão (região) onde trabalha e até mesmo da área de especialização.
Trabalhar na Suíça em multinacional: companhia recruta e salários passam dos 7.000 francos
Dominar outras línguas para trabalhar na Suíça
É fato que um dos maiores desafios para quem deseja trabalhar na Suíça é a língua (ou as línguas). Aliás, a questão dos idiomas falados na Suíça é considerado um problema cultural e até de política no país europeu. Dessa maneira, as quatro línguas nacionais faladas na Suíça são o alemão, o francês, o italiano e o romanche.
Por isso, as três primeiras estão em uso oficial na Confederação Suíça, já o romanche é utilizado em dois cantões. Sendo assim, pode-se dizer que existem quatro Suíças, pois o plurilingualismo enraizado no país resulta de questões históricas de neutralidade e da vontade política às quais se fundem os cantões. Ou seja, mesmo sendo pequeno, o território suíço conta com quatro áreas linguísticas, onde a língua maioritária determina o idioma usado.
Desse modo, se você quer encontrar um emprego na Suíça, é fundamental falar outros idiomas e nos anúncios das vagas é comum exigirem, nem que seja em nível básico, o alemão, o francês ou o italiano.
Trabalhar na Suíça na Hitachi: diversas vagas com salários que passam dos 8.000 francos
Comunidade portuguesa na Suíça
Contudo, você pode se perguntar: como que a Suíça busca profissionais que falam português? A resposta não é tão complexa, pois segundo a Embaixada de Portugal em Berna, dados oficiais publicados pelo serviço federal de estatística suíço (OFS) em 2020, cerca de 266 mil cidadãos portugueses residiam na Suíça. Dessa maneira, estamos nos referindo ao 3º maior grupo de imigração (depois dos italianos e dos alemães), representando cerca de 11,2% do total da população estrangeira do país.
Além disso, os cantões com maior concentração de cidadãos portugueses são os de Vaud (55.875), Genebra (33.369), Valais (28.887), Zurique (27.562), Fribourg (25.541), Berna (14.836) e Neuchâtel (12.476). Em termos de principais atividades profissionais, o documento da Embaixada de Portugal em Berna mostra que a maioria dos portugueses trabalha na construção civil, agricultura, hotelaria/restauração e limpezas.
Ou seja, as vagas na Suíça para quem fala português surgem, muitas vezes, nas empresas onde os cidadãos portugueses são proprietários. Entretanto, por ser uma comunidade relevante no país, muitos serviços são realizados nas casas de portugueses e eles preferem que o profissional, afim de compreender melhor o trabalho, seja fluente em português.
Empregos na Suíça na Victorinox: oportunidades com salários que passam de 5.000 francos
Suíça busca profissionais que falam português: como se candidatar
Se você gosta da notícia de que a Suíça busca profissionais que falam português e quer se candidatar, as vagas referidas no texto estão no portal da Rede EURES. Por isso, em seguida e depois de acessar o portal, selecione a oportunidade de trabalho na Suíça de interesse, leia todos os requisitos e, caso os cumpra, envie o seu currículo diretamente para a empresa que está recrutando.
Veja também todas as vagas na Suíça anunciadas pelo LinkedIn (lista com todas as áreas, oportunidades presenciais e remotas). Conheça os sites de emprego na Suíça: onde encontrar vagas abertas.
Contudo, tenha em conta que é fundamental sempre se candidatar no idioma em que a vaga na Suíça está publicada. Além disso, se você não é cidadão de um país da UE (União Europeia) ou EFTA (European Free Trade Association), entre no portal oficial do governo da Suíça para ter acesso aos requisitos para a solicitação de um visto de trabalho e residência no país europeu. Boa sorte na sua candidatura!
FedEx recruta na Suíça: ofertas de emprego atrativas com salários de 9.500 francos
*Conheça as empresas que mais contratam na Suíça. Inscreva-se no canal de vídeo para conferir várias dicas de trabalho no exterior: