
Conheça as novidades para viajar na Europa e os novos trens na Europa. Veja a companhia ferroviária que fornecerá o serviço.
A malha ferroviária europeia de longa distância ganhará um reforço importante no próximo ano. Uma nova rota de trem ligará diretamente as cidades de Praga, Berlim e Copenhague, oferecendo aos passageiros uma alternativa bastante confortável e sustentável para viajar entre três das capitais mais visitadas da Europa. A nova ligação internacional de trens é uma parceria entre a Deutsche Bahn (DB), a Danish Railways (DSB) e a Czech Railways (ČD).
Novos trens na Europa: início das operações em 2026
O novo serviço diurno direto entre Praga e Copenhague, com parada estratégica em Berlim, está previsto para ser inaugurado no dia 1º de maio de 2026. A data marca a conclusão das obras de modernização da linha ferroviária entre Berlim e Hamburgo, que são fundamentais para o bom funcionamento da nova conexão.
O trajeto completo entre Praga e Copenhague terá duração aproximada de 11 horas, enquanto o trecho entre Berlim e Copenhague será feito em cerca de 7 horas. O serviço será operado durante todo o ano, nos dois sentidos, e contará com paradas em cidades europeias como Dresden e Hamburgo.
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ComfortJet: tecnologia, conforto e inovação a bordo
A rota será atendida pelos modernos trens ComfortJet, da operadora tcheca ČD, que oferecem uma ótima experiência de viagem com uma série de comodidades. Entre os principais destaques da viagem de trem com a empresa estão:
- Vagão-restaurante completo
- Cinema infantil para entreter os pequenos durante a viagem
- Wi-Fi gratuito
- Depósito para bicicletas
- Espaço para até 555 passageiros
- Elevadores para cadeiras de rodas
- Janelas transparentes para rádio, que melhoram a recepção de sinal e a conectividade móvel
Esse novo padrão de conforto e inclusão visa atrair tanto turistas quanto viajantes de negócios. Além de promover o transporte ferroviário como alternativa viável aos voos de curta distância. Desse modo, é possível viajar de trem e trabalhando, com seu notebook, tomada e internet.
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Trem noturno durante o verão
Durante a alta temporada, os passageiros também contarão com uma versão noturna do trajeto, estendendo um serviço já existente entre Hamburgo e Copenhague até Praga. Essa opção busca atender à crescente demanda por viagens mais sustentáveis e práticas durante os meses de férias na Europa. Já que a maioria dos aeroportos ficam lotados na Europa durante as férias de Verão.
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Projeto-piloto da União Europeia para integrar fronteiras
A conexão ferroviária entre Praga, Berlim e Copenhague faz parte de um grupo de 10 projetos-piloto selecionados pela Comissão Europeia. O objetivo é remover os principais obstáculos à expansão do transporte ferroviário internacional, como:
- Barreiras regulatórias e de mercado
- Diferenças de infraestrutura entre países
- Sistemas de bilhetagem fragmentados
A nova linha é considerada um marco importante para a integração ferroviária da Europa, segundo Apostolos Tzitzikostas, comissário da UE para transporte sustentável. “Este é um forte exemplo de progresso em direção a um continente mais verde e conectado”, afirmou em entrevista ao EuroNews.
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Novos trens na Europa: Mais rotas internacionais ganham espaço
Além da nova ligação Praga-Copenhague, outras rotas de longa distância vêm sendo incentivadas com apoio da União Europeia. Em dezembro, foi inaugurada a rota direta Berlim-Paris, fruto da parceria entre a DB e a francesa SNCF. Outro anúncio relevante foi o projeto para conectar Munique, Milão e Roma por meio de uma linha ferroviária de alta velocidade nos próximos anos.
Essas iniciativas visam reduzir o uso de aviões em trajetos curtos, promovendo o transporte ferroviário como alternativa mais sustentável e também com mais conforto e espaço para as pernas.
Crescimento das viagens ferroviárias na Europa
O renascimento do setor ferroviário europeu é visível. Em 2024 e 2025, diversas novas rotas foram lançadas ou expandidas:
- Vilnius-Riga-Tallinn: A conexão foi estendida, melhorando o acesso aos países bálticos.
- Varsóvia-Split: A PKP lançou uma rota de verão conectando a capital polonesa ao litoral da Croácia.
- Espresso Riviera: O tradicional trem noturno entre Roma e a Riviera Francesa voltou à ativa.
Além disso, startups como a Dreamstar Lines planejam conectar até 100 cidades europeias com trens-leito, oferecendo tarifas mais acessíveis que uma noite de hotel. Desse modo, visa atrair jovens, mochileiros e viajantes conscientes.
Principais rotas de trem na Europa
As rotas ferroviárias mais populares da Europa continuam a registrar altos números de passageiros anualmente. Entre as mais utilizadas, destacam-se:
- Londres-Paris (via Eurostar): Uma das conexões mais rápidas e movimentadas da Europa.
- Bruxelas-Amsterdã: Parte do Thalys, essa linha é essencial para viagens de negócios e lazer.
- Madri-Barcelona: Com trens AVE operados pela Renfe, é uma das rotas de alta velocidade mais bem-sucedidas da Espanha.
- Berlim-Munique: Interliga dois importantes centros urbanos da Alemanha com conforto e rapidez.
- Paris-Lyon-Marselha: A tradicional linha TGV francesa continua atraindo milhões de passageiros todos os anos.
Essas rotas de trem consolidam o transporte como uma das principais formas de locomoção para longas distâncias na Europa. Com um papel cada vez mais relevante na transição para uma mobilidade com menor impacto ambiental.
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Novos trens na Europa: desafios ainda existem, mas o otimismo prevalece
Apesar dos avanços, desafios estruturais ainda dificultam uma plena integração do sistema ferroviário europeu. A ausência de plataformas de reservas unificadas, a falta de padronização entre redes nacionais e processos burocráticos lentos para aprovar novas rotas são obstáculos reais.
No entanto, a tendência é de crescimento. “Esta ligação ferroviária direta não é boa apenas para os viajantes”, afirmou o prefeito de Berlim, Kai Wegner. “É um passo importante para a descarbonização do setor de transportes da Europa.”
Com o apoio institucional da União Europeia, o investimento em trens modernos e a demanda crescente por viagens sustentáveis, a Europa vive um novo capítulo na sua história ferroviária e a rota Praga-Copenhague é um símbolo desse futuro.
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