Saiba como montar um roteiro de viagem pela Itália e o que fazer em Milão, a capital da moda mundial.
Conhecida como a capital da moda, Milão abriga grandes marcas da moda e designers mundialmente famosos. Milão também é rica em história e arte e se você pretende realizar uma viagem para Itália, conheça aqui um roteiro sobre o que fazer em Milão.
Turismo em Milão: Pontos turísticos
Milão não possui apenas alta moda, a cidade também possui muita história e arquitetura incrível. Já foi capital do Império Romano de 283 a 402 d.C. e acompanhou o surgimento do mundo ocidental com suas igrejas e tradições. Veja o que fazer em Milão e monte seu roteiro:
Catedral de Milão (Duomo de Milão)
A Catedral de Milão (Duomo Milano) iniciou sua construção em 1386 e foi concluída no século 19. Símbolo da arquitetura gótica na Itália, é considerada umas das catedrais mais bonitas e imponentes da Europa e recebe 4 milhões de visitantes por ano. É um dos primeiros locais para você inserir na sua lista sobre o que fazer em Milão.
Praça Central de Milão (Piazza del Duomo)
Pode ser um dos pontos de partida para o que fazer em Milão. A praça é um grande espaço público que além de abrigar a Catedral de Milão, também possui a estátua de Vitor Manuel II, primeiro rei da Itália unificada. Ao redor da praça há muitos prédios arquitetônicos impressionantes.
A praça fica de frente para diversos restaurantes, bares, lojas, a Galleria Vittorio Emanuele e o Palácio Real de Milão. Pensando em turismo em Milão, a Piazza del Duomo é um local quase que obrigatório.
Galleria Vittorio Emanuele
Uma passagem coberta que interliga as duas principais praças de Milão, a Piazza della Scala e a Piazza del Duomo. Inaugurada em 1867, tinha como objetivo ser o local do comércio da burguesia de Milão com seus cafés e elegantes lojas. Por isso, é considerada um dos primeiros shopping centers do mundo.
A Galleria Vittorio Emanuele também atrai visitantes por um motivo curioso e engraçado, há uma figura no chão da galeria, com um touro no centro do mosaico e de acordo com a superstição, se você rodar por 3 vezes o calcanhar direito nos genitais do animal, você terá sorte.
Obra a Última Ceia (Cenáculo de Leonardo Da Vinci)
A pintura de 4,60m por 8,80m se encontra no refeitório do convento ao lado da igreja de Santa Maria delle Grazie. Uma das obras mais importantes de Leonardo Da Vinci e uma das poucas que permanece na Itália. Então, já sabe o que fazer em Milão quando pensar em uma obra renomada.
O que fazer em Milão: Castello Sforzesco
Francesco Sforza, Duque de Milão, construiu o castelo no século 15 que passou por grandes transformações nos séculos 16 e 17, sendo considerado um dos maiores castelos defensivos da Europa. Hoje em dia, o Castelo Sforzesco conta a história de Milão, através de museus e coleções.
Basílica de Sant´Ambrósio
A construção da Basílica ocorreu entre os anos de 379 e 386 d.C, que o bispo Ambrogio concedeu aos santos mártires nela sepultados. Ambrógio após sua morte e santificação, teve o seu nome dedicado à igreja.
No século 8 houve transformações e nos séculos 11 e 13 grandes mudanças foram feitas até que a basílica perdesse suas características paleocristãs e proporcionasse uma arquitetura romântica.
Teatro Scala
O Teatro Scala é uma das maiores casas de ópera do mundo. Foi construído em 1778, substituindo outro teatro que pegou fogo, o teatro Régio Ducale. Um evento muito aguardado do ano, é o “La Prima della Scala” a primeira noite da temporada de óperas.
Para a noite inicial do evento, há um dress code que mulheres devem usar vestido ou calça e camisa de alfaiataria e os homens devem usar traje completo de cor escura, preto ou azul marinho com gravata.
Turismo em Milão: Igreja de San Maurizio
A igreja teve sua construção iniciada em 1503, apelidada de “Capela Sistina de Milão” por conter pintura e afrescos em todas as paredes e teto da igreja, grande parte realizada entre os anos de 1522 e 1529.
Um grande exemplo do Renascimento, a igreja de San Maurizio é um ótimo lugar para você que busca o que fazer em Milão.
Museu Nacional de Tecnologia e Ciência Leonardo da Vinci
Leonardo Da Vinci foi um grande artista e não só, ele também foi um gênio, inventor, estudioso e visionário. Em 1953 o museu foi criado, contém algumas obras do artista e importantes exposições científicas e tecnológicas.
O museu apresenta projetos desenvolvidos por Leonardo da Vinci, como modelos de carros, reconstrução de máquinas voadoras e diversos esboços, esquemas, desenhos e plantas.
Morar e trabalhar na Itália: setores mais fáceis de conseguir visto
Compras em Milão
Conhecida como a capital da moda italiana. Milão é um dos centros mundiais da moda e do design. Não é de surpreender, portanto, que a cidade ofereça uma ampla variedade de opções para quem gosta de compras.
O Quadrilatero della Moda, é o principal destino para compras em Milão. É um distrito de moda de luxo que abriga as marcas mais famosas do mundo, como:
- Gucci
- Prada
- Versace
- Armani e
- Dolce & Gabbana.
O Quadrilatero della Moda é formado pelas ruas Via Montenapoleone, Via della Spiga, Via Manzoni e Corso Venezia, e é um local popular entre os turistas e moradores locais que procuram as últimas tendências da moda.
Para aqueles que preferem fazer compras em lojas mais acessíveis, Milão oferece diversas opções. O Corso Buenos Aires é uma rua comercial movimentada, que abriga várias lojas de departamento, como a La Rinascente, H & M, Zara, Sephora, entre outras. Ainda nesta rua, você pode encontrar lojas de marcas locais italianas, como Calzedonia, OVS e Intimissimi.
Outro lugar popular para compras em Milão é o Mercato di Via Fauche, um mercado ao ar livre onde você pode encontrar roupas, sapatos, acessórios, perfumes, entre outros produtos a preços acessíveis.
Se você está procurando por um lugar único e original para fazer compras, não deixe de visitar o bairro de Brera. Este bairro histórico e artístico de Milão é repleto de galerias de arte, lojas de design e boutiques de moda. Aqui, você pode encontrar roupas, joias, artigos de decoração e obras de arte exclusivas.
Turismo Itália: um dos países mais visitados do mundo
O que fazer em Milão em 3 dias?
Descubra o que fazer em Milão em um roteiro pela Itália de 3 dias:
Dia 1 – Manhã
Visite a famosa Catedral de Milão (Duomo di Milano), um dos marcos mais icônicos da cidade. Suba ao topo do Duomo para ter uma vista incrível da cidade.
Visite a Galeria Vittorio Emanuele II, uma das mais antigas galerias comerciais do mundo. Caminhe pelo elegante espaço, admire as lojas de luxo e pare para tomar um café em um dos cafés históricos.
Dia 1 – Tarde
Visite o Castello Sforzesco, um imponente castelo do século XV localizado no centro da cidade. Ele abriga uma série de museus interessantes, incluindo uma coleção de arte egípcia e uma galeria de arte antiga.
Dia 2 – Manhã
Visite o bairro de Brera, um bairro histórico e artístico de Milão, repleto de galerias de arte, boutiques e restaurantes. Não deixe de visitar a Pinacoteca di Brera, uma das mais importantes galerias de arte da Itália, com obras de artistas como Caravaggio, Rafael e Ticiano.
Dia 2 – Tarde
Visite o Teatro alla Scala, um dos teatros de ópera mais famosos do mundo. Faça uma visita guiada para aprender mais sobre sua história e ver sua bela arquitetura.
Dia 3 – Manhã
Visite o distrito de moda de Milão, o Quadrilatero della Moda, que abriga algumas das marcas mais famosas do mundo. Faça uma visita guiada para aprender mais sobre a moda italiana e seu impacto na cultura da cidade.
Dia 3 – Tarde
Faça uma visita ao Navigli, um canal histórico da cidade, que é cercado por bares, restaurantes e lojas. Tire um tempo para relaxar e desfrutar de uma bebida ou comida italiana enquanto admira a vista.
Este roteiro é apenas uma sugestão e existem muitas outras atrações em Milão que podem ser exploradas.
Vagas na Itália: multinacionais estão recrutando no país europeu
Quantos dias ficar em Milão
Existe muito o que fazer em Milão, a cidade é muito rica em cultura, lazer e entretenimento. De acordo com o site Milan Itinerary o mínimo para você ficar em Milão são 2 a 3 dias.
Vagas na Itália para quem fala português: salário médio de € 1.600 euros
Quantas cidades conhecer na Itália na mesma viagem?
O número de cidades para você conhecer em sua viagem pela Itália dependerá do número de dias que você pretende ficar no país. Algumas cidades italianas para você conhecer são:
Roma
Se você está planejando uma viagem para Itália, e é apaixonado por história, cultura e arte, você deve incluir Roma em sua visita. Se você conseguir 4 a 5 dias para visitar o Coliseu, a Fontana di Trevi, Panteão, Basílica de São Pedro e Piazza Navona.
Florença
Se você ama arte, definitivamente deve visitar a galeria Uffizi, se você ama a natureza não pode perder Boboli Gardens, e se você quiser trazer para casa as melhores fotos da cidade, deve tirá-las da Piazzale Michelangelo, o lugar com uma das melhores vista da cidade.
Veneza
Veneza não é apenas uma das melhores cidades para turismo na Itália, mas também uma das melhores cidades para se conhecer no mundo. Você pode visitar a incrível Piazza San Marco, mas a verdadeira atração na cidade são os canais.
Nápoles
Se você quer desfrutar de uma bela paisagem sobre o vulcão Vesúvio de um lado e o mar do outro, Nápoles é o lugar certo para visitar na Itália. Nápoles também tem um centro urbano cheio de coisas para visitar, e a cidade é conhecida por ser a cidade natal da pizza, a mais famosa e deliciosa comida italiana. É uma cidade mais bagunçada, mas bem divertida.
Bolonha
Bolonha é famosa por abrigar a universidade mais antiga do mundo e todos os anos muitos estudantes internacionais escolhem estudar aqui e explorar a Itália estando sediados em Bolonha. Em Bolonha você pode visitar a Basílica de São Petrônio, Piazza Maggiore e as Torres de Bolonha.
Morar na Itália: Melhores Cidades, Custo de vida, Universidades e Dicas para Imigrantes
Gastronomia típica de Milão: o que é imperdível?
Se você deseja provar a gastronomia típica de Milão e saber o que você não deve deixar de saborear pelas ruas da cidade, confira essa lista sobre o que comer e o que fazer em Milão.
Risotto alla milanese e Ossobuco
Um dos pratos mais pedidos pelos visitantes, o risoto à milanesa tem como ingrediente notável o açafrão, que deixa um gosto marcante no prato. Normalmente é servido com o ossobuco e, juntos, dão o tom da culinária local.
O ossobuco é um corte da carne de boi e concentra grande quantidade de tutano. Preparado com vinho, temperos da região, tomates e azeite de oliva é uma espécie de guisado de vitela, que possui osso no meio.
Polenta
A polenta era considerada comida de camponês, pela simplicidade dos ingredientes e do modo de fazer. No entanto, os temperos e a dedicação dos milaneses em torno do prato o colocaram no cardápio de delícias da região italiana.
Queijo mascarpone
O queijo mascarpone possui uma consistência cremosa e é feito com leite de vaca, é rico em gorduras e seu sabor é doce. Produzido pela região desde o século XVI, é ingrediente do tiramisù, outro doce típico da Itália.
Cotoletta alla milanese
A cotoletta é uma espécie de bife à milanesa, com temperos típicos de Milão que deixam o sabor mais intenso e as opções de carne são vitelo com osso ou porco.
Mondeghili
Conhecida como Polpette Milanesi, é uma almôndega ou porpeta, uma bola frita e preparada com linguiça, carne, ovos, cebola, aipo, queijo parmesão, cenoura e farinha de rosca.
Minestroni alla milanese
Típico de Milão, o prato é uma sopa de legumes, preparada com carinho que contém legumes cortados bem miudinhos e tempero memorável.
Cassoeula
É um prato feito com carne de porco com repolho que representa a gastronomia milanesa. Embora muito simples, usa-se as partes mais saborosas do porco, também as menos nobres. É um prato típico do inverno, derivado de um prato francês, com características próprias.
Panettone
O delicioso panetone que conhecemos teve sua origem em Milão. É uma tradicional receita de natal em um pão com formato redondo e frutas cristalizadas.
Viajar para a Itália: ITA Airways vai criar combo de avião e trem.
Dicas para sua viagem para Itália
Você já sabe o que fazer em Milão quanto ao roteiro e melhores lugares, no entanto, é preciso se preparar para diversas situações na sua viagem para Itália. É bastante importante que você compre os ingressos antecipadamente, muitas vezes comprando antecipado o valor se torna bem mais atrativo.
Reservar hospedagem com antecedência também é bastante importante para você que deseja realizar uma viagem internacional longa. Comprar os Euros antecipadamente também é ótimo, para você não ter nenhuma surpresa desagradável no futuro.
Você pode realizar o seu seguro viagem internacional com a Seguros Promo que é um site confiável.
Manter atenção aos seus pertences é fundamental, pois mesmo na Europa, existem furtos. Por fim, prefira o transporte público ou Uber para deslocamento e aproveite muito a sua viagem!
Confira 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.
*Conheça também a maior feira medieval da Europa: