Principal destino turístico da Europa
Destinos europeus, Positano, Itália / Foto: Canva.

A Itália se torna o principal destino turístico da Europa e desbanca a França e a Espanha em 2023. Saiba tudo sobre a novidade!

A Itália bateu a França e a Espanha e se tornou o principal destino turístico da Europa, porém o país ainda fica atrás da Grécia. O Ministério do Turismo italiano anunciou que Itália é o segundo destino para 2023, já que 39% dos alojamentos foram reservados em plataformas online, à frente de França e Espanha, que registraram aumentos de 14% e 2%, respectivamente.


Principal destino turístico da Europa

De acordo com o comunicado de imprensa, as reservas aéreas aumentaram 14%o na primeira quinzena de agosto em comparação com o mesmo período do ano anterior. O aumento internacional atingiu 22%, de acordo com o portal Schengen Visa Info. A Itália bateu a França e a Espanha e se tornou o principal destino turístico da Europa, porém o país ainda fica atrás da Grécia.

Os destinos mais populares na Itália neste Verão Europeu foram as estâncias balneares, representando 43% das reservas. Elas ofereceram uma alternativa 31% mais econômica em comparação com a média de países concorrentes como Grécia, Espanha e França.

Trem de alta velocidade da Espanha para Portugal: ligação Madri e Lisboa

Regiões da Itália mais procuradas

Verão na Italia
Verão na Itália, Puglia / Foto: Canva.

Entre centenas de praias com bandeira azul, a Puglia (no sul do país) ocupa a primeira posição como a mais procurada no Google, enquanto o interesse na Ligúria também foi significativo, uma vez que as pesquisas aumentaram 100% em comparação com o ano anterior. A mesma tendência foi observada em algumas cidades da Apúlia e da Sardenha, como é o caso de Ginosa e Aglientu.

“Não falaria de declínio, mas também não de sucesso do turismo. Eu diria que podemos finalmente voltar a discutir o turismo e planejar os próximos passos. Tivemos um Junho acima das expectativas, seguido de bons números em Julho. Menos bem Agosto, que tem algumas descidas objetivas, mas sobre as quais é necessário fazer algumas reflexões”, disse a ministra do Turismo, Daniela Santanchè, pela Ansa.

Voos Low Cost Europa: melhores companhias aéreas de baixo custo

Desafios para o turismo em 2023

A ministra também destacou que o turismo em 2023 foi desafiado em alguns aspectos, mencionando os desastres ambientais da Itália. Ocorreram inundações em Maio e os incêndios florestais no final de Julho e início de Agosto, que afetaram as taxas de reserva dos turistas internacionais. A segunda reflexão apontada por Santanchè é o aumento global dos preços, o que é plenamente razoável.

No entanto, a ministra italiana também notou uma mudança no mercado turístico, com a Apúlia olhando para um mercado com elevados gastos, mas também está modificando a sua oferta. Os americanos continuam a ser os únicos retornos constantes entre os estrangeiros, que geram gastos mais significativos na Itália.

A ministra afirma que 2023 representa um ano de transição que fornecerá indicações úteis de como o turismo vai impactar o futuro. É evidente que a Grécia foi o destino de verão na Europa mais famoso deste verão – superando os seus concorrentes de todos os tempos, Itália, Espanha e França, com esta última a continuar a ser o principal destino de todos os tempos para os visitantes que se dirigem a Paris, a cidade luz.

O que fazer em Sevilha: dicas de roteiro na Espanha e passeios gratuitos

Principal destino turístico da Europa: número de turistas em alta

O número de turistas na Europa neste Verão voltou aos níveis antes da pandemia. De acordo com o jornal France 24, a procura foi especialmente elevada por parte dos turistas norte-americanos.

Contudo, a temporada de Verão tem estado longe de ser tranquila, com os turistas enfrentando ondas de calor, incêndios florestais e o retorno da superlotação em alguns dos pontos turísticos mais populares da Europa.

Aliás, alguns dos problemas também foram causados ​​pelos próprios turistas, com vários acusados ​​de vandalismo e invasão de locais emblemáticos que visitavam. Antes da temporada, os dados pareciam promissores. No segundo trimestre de 2023, o número de turistas na Europa foi de 95% do que era em 2019, o último ano antes das perturbações generalizadas nas viagens causadas pela pandemia.

Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora:

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

  • Viaje um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo
  • Encontre os melhores hotéis em Portugal com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
  • Já para alugar um carro em Portugal, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.
  • Ganhe uma transferência internacional sem taxas com o nosso código promocional da Wise e economize no envio de dinheiro para o exterior.
Share.
blank

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Leave A Reply