
Um novo trem de alta velocidade da Espanha para Portugal está no radar das autoridades e vai ligar Madri e Lisboa. Saiba tudo!
A Renfe, operadora pública que explora a rede ferroviária espanhola, está investindo pesado no seu processo de internacionalização. Sendo assim, o desejo por um trem de alta velocidade da Espanha para Portugal renasce e está em desenvolvimento. Saiba mais sobre a novidade!
Trem de alta velocidade da Espanha para Portugal: ligação Madri e Lisboa
No mês de maio de 2023, o jornal espanhol El Economista já informava que a operadora espanhola Renfe não queria perder de vista a evolução do mercado em Portugal. Dessa maneira, um trem de alta velocidade da Espanha para Portugal que liga Madri e Lisboa está nos planos. Na época da publicação, a informação era de que a Renfe se preparava “[…] para solicitar o certificado de segurança válido no país vizinho”.
Aliás, a notícia informava ainda que a empresa espanhola estava com um processo para nomear um assessor técnico para apoiar a missão. Todavia, o cronograma era muito apertado. Pouco tempo depois, a própria Renfe, através de um comunicado de imprensa, dizia que o presidente da empresa Raül Blanco anunciou a chegada à Extremadura de um novo trem Alvia (de alta velocidade) que estaria disponível assim que a empresa receber os equipamentos.
Na publicação era possível ler que “a recepção deste novo parque ferroviário permitirá implementar progressivamente as melhorias previstas nos serviços da Renfe na Extremadura. Nesse sentido, os planos da atual direção da Renfe para 2024 na região passarão pelo comissionamento de um novo trem Alvia na ligação Badajoz-Madrid e vice-versa, além de melhorias nos tempos de viagem graças às obras de eletrificação que a Adif está finalizando”.
Por fim, “também foi anunciada a chegada de um serviço Avant entre Plasencia, Cáceres, Mérida e Badajoz, que começará a operar assim que a eletrificação da linha pela Adif estiver concluída. Além disso, prevê-se a implementação de um novo serviço internacional transfronteiriço ligando a Extremadura à cidade portuguesa de Évora”.
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Viajar de trem de Portugal para a Espanha
Segundo o jornal espanhol El Economista, até agora, a empresa presidida por Raül Blanco opera em conjunto com o operador nacional (Comboios de Portugal – CP) na linha Vigo-Porto. Esta linha opera diariamente dois trens em cada sentido e efetua uma mudança de maquinista na cidade portuguesa de Valença do Minho, que é a primeira estação do país na linha.
Esta é uma aliança semelhante à que a Renfe manteve até o final de 2022 para serviços transfronteiriços com a SNCF na França por meio da joint venture Elipsos . Em ambos os casos, trata-se de operações muito difíceis de rentabilizar. Fontes do setor ferroviário disseram ao jornal El Economista que um dos objetivos da empresa seria explorar sozinha a linha Corunha-Santiago-Vigo-Porto-Lisboa, uma tarefa difícil por conta de peculiaridades da infraestrutura ferroviária em Portugal.
Outra opção para ligar os dois países é a linha Madri-Lisboa, uma opção discutida na Cimeira Luso-Espanhola, em março de 2023, em Lanzarote. O início dos procedimentos coincide também com a publicação no Diário da República (BOE) de um novo tratado de amizade hispano-português, onde as ligações ferroviárias ocupam um lugar importante.
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Plano de internacionalização da Renfe
A empresa espanhola coloca Portugal ao seu radar depois de já ter explorado uma longa lista de países. Uma de suas prioridades é a França, tanto em alta velocidade quanto em serviços regionais, embora esteja explorando outras localidades do centro da Europa. Outras aventuras como a Grand Union Trains, aliança firmada com a Serena Industrial Partners para operar no Reino Unido, especificamente em um serviço comercial entre Londres e Carmarthen (País de Gales), estão em outra fase.
O projeto Haramain (Arábia Saudita), o Trem Maya (México) ou o ‘AVE’ entre Dallas e Houston (Estados Unidos) completam a lista de grandes projetos internacionais da companhia. De acordo com o seu plano estratégico, a Renfe pretende que 10% do seu volume de negócios provenha de atividades fora de Espanha até 2028.
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Trem de alta velocidade da Espanha para Portugal: por que ainda existe?
De acordo com o site Euro News, a Renfe precisa de investir € 15 milhões de euros para adaptar parte do seu material circulante às infraestruturas portuguesas. Para que um trem de alta velocidade da Espanha para Portugal possa funcionar, é necessário resolver vários problemas de infraestruturas. Entre elas, a discrepâncias nas tensões elétricas e nos sistemas de sinalização que só deverão estar resolvidas, pelo menos, em 2025.
A Infraestruturas de Portugal e a Comboios de Portugal (CP) dizem que ainda não receberam uma notificação formal dos planos da Renfe. No entanto, no início de 2023, os primeiros-ministros espanhol e português aprovaram planos para melhorar a ligação ferroviária entre os dois países, em conformidade com o plano da União Europeia abrir mais caminhos-de-ferro europeus. A Renfe deixou de operar o Trenhotel Lusitania Madrid-Lisboa em maio de 2020 por conta da situação sanitária mundial e nunca mais retomou o serviço.
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