Conheça a nova rota do trem de alta velocidade da Espanha para França, que conecta cidades europeias em menos de 8 horas. Nova ligação ferroviária promete ajudar turistas e moradores.
Você gosta de viajar de trem na Europa? Duas cidades europeias foram ligadas e agora contam com trem de alta velocidade para conectá-las. A operadora ferroviária espanhola, Renfe, lançou um novo trem de alta velocidade que liga a capital espanhola, Madri, e a segunda maior cidade da França, Marseille (Marselha). Conheça tudo sobre a novidade e os preços médios da viagem de trem.
Novo trem de alta velocidade da Espanha para França é lançado
As viagens de trem na Europa são ótimas formas de deslocamento entre países e facilita muito a vida dos moradores e visitantes que fazem uma viagem para Europa. Utilizando os trens AVE, que viajam a 300 km/h (186mph), o novo trajeto de trem de alta velocidade demora menos de oito horas, reduzindo de forma significativa o tempo anterior de viagem de centro a centro da cidade (antes durava cerca de 15 horas).
As paradas do novo percurso são as cidades de: Saragoça, Tarragona, Barcelona, Girona e Figueres, na Espanha; depois Perpignan, Narbonne, Béziers, Montpellier, Nîmes, Avignon e Aix-en-Provence e, por fim, o destino final, Marseille (Marselha).
Melhores viagens de trem na Europa em 2023: conheça a lista.
Viagem de trem na Europa
As novas rotas de trem de alta velocidade da Espanha foi lançado pela Renfe no dia 28 de julho de 2023 e foi feita uma implantação progressiva para a França. A empresa vendeu 70.000 bilhetes nas suas novas linhas ferroviárias, que incluem as viagens de trem de Lyon para Barcelona.
O tempo de viagem do trem de alta velocidade da Espanha para França tem a seguinte duração:
- Madri-Marseille: 8 horas
- Saragoça-Marseille: 6 horas e 40 minutos
- Tarragona-Marseille: 5 horas e 44 minutos
A Renfe tem atualmente 28 viagens semanais e quer aumentar de forma gradativa a frequência das viagens de trem entre a Espanha e a França. As ligações internacionais vão reduzir de forma significativa a conexão entre muitas cidades europeias, facilitando as viagens dentro do continente.
Os 10 trens de alta velocidade mais rápidos do mundo.
Viagens rápidas de trem na Europa
A novidade é um sinal promissor do dinamismo da procura de viagens ferroviárias europeias. Conectar a França e a Espanha com mais linhas de trem ajudam a promover o turismo na Europa e evitam as viagens de avião. Além de serem mais confortáveis, as viagens de trem são mais sustentáveis e evitam um grande tempo de espera nos aeroportos.
A nova rota de trem entre Madri e Marselha surgiu após duas semanas nova rota entre as cidades europeias de Barcelona (Espanha) e Lyon (França). A rota compartilha das mesmas paradas da linha de Marselha, até se ramificar em Nîmes, em direção a Valence e Lyon.
Desse modo, o novo trem de alta velocidade da Espanha para França (rota Madri-Marselha) opera nos finais de semana no horário atual, com saídas para Marselha saindo de sexta a domingo, e no sentido inverso funciona de sábado a segunda-feira. Já a rota de Barcelona para Lyon opera durante os dias da semana. Mas a partir deste outono, ambos os serviços começarão a operar diariamente, com 28 viagens semanais de ida e volta.
Vantagens da viagem de trem
A Renfe é considerada uma das melhores operadoras de trem da Europa e oferece algumas vantagens nas suas viagens de trem na Europa, como uma cafeteria dentro do trem, WiFi gratuito e poltronas confortáveis.
Dessa forma, a Renfe tem percebido uma grande demanda por bilhetes para França. Nas primeiras cinco semanas mais de 70 mil passageiros já adquiriram viagens nas duas novas rotas, sendo 57% deles são para a linha de Marselha. Esta é uma boa notícia para a empresa espanhola, que tem como plano estratégico a captação de 10% das receitas anuais provenientes de viagens internacionais.
Além nisso, a operadora ferroviária apresentou ao público a sua nova holding, ‘Renfe Proyectos Internacionales’, que pretende ser um centro de consultoria, cooperação internacional, serviços e operações, venda de material circulante e formação.
Trem de alta velocidade da Espanha para Portugal: ligação Madri e Lisboa.
Preços da viagem de trem de alta velocidade
Os preços dos bilhetes do trem de alta velocidade da Espanha para França variam de acordo com o tempo de antecedência da compra pelo site, e ficam na média de € 72 a € 89 o trecho. Confira no site da Renfe a rota desejada e os preços. O ideal é comprar com pelo menos duas semanas de antecedência antes da sua viagem.
Passagem combinada de trem e balsa: Irlanda e França lançarão bilhetes em 2024.
Eficiência energética
A Renfe também se orgulha das soluções de eficiência energética. Segundo a empresa, a condução eficiente é uma máxima na atividade diária dos seus 5.200 motoristas, com poupanças de consumo que chegam aos 30%.
A utilização da frenagem regenerativa, tecnologia que gera energia pelo motor no processo de frenagem, permite que alguns trens retornem à rede entre 6 e 10% da energia em trens de alta velocidade e até 40% em trens suburbanos.
Outro fator importante são os trens. A renovação da frota foi feita priorizando o desempenho com o mínimo consumo de energia. Os trens incorporam sistemas de condução eficientes integrados aos modos de condução automáticos. Além disso, os trens tem a característica de tradicionalmente terem uma longa vida útil (até 40 anos), e por atingirem 98% de materiais reaproveitáveis utilizados em sua construção.
Principal destino turístico da Europa: Itália bate França e Espanha, mas ainda perde para a Grécia.
*Conheça também a incrível cidade de Bordeaux na França e inscreva-se no canal: