A cidade dos Beatles vai te surpreender. Tudo que você precisa saber para sua viagem em Liverpool na Inglaterra.
*Texto atualizado em 28 de novembro de 2022.
A cidade dos Beatles tem muita história e precisa entrar no seu roteiro quando viajar para Inglaterra. Liverpool é uma cidade portuária, de médio porte, mas é possível fazer muita coisa a pé. As pessoas são muito simpáticas e recebem muito bem o turista. Hoje vamos te dar dicas do que fazer em Liverpool e como aproveitar sua viagem pelo Reino Unido.
Duração da viagem
O tempo da sua viagem para Liverpool varia de acordo com seu roteiro de viagem pela Europa, mas o ideal é ficar de 2 a 3 dias na cidade. Em três dias é possível conhecer muita coisa, todos os pontos turísticos de Liverpool.
Como chegar em Liverpool
Para chegar em Liverpool a melhor forma é pelo Aeroporto John Lennon de Liverpool (Liverpool John Lennon Airport). O Aeroporto recebe voos low cost e companhias aéreas de diversas partes do mundo, inclusive a Ryanair. Nós viajamos do Porto para Liverpool com a Ryanair e foi bastante tranquilo.
Voos Low Cost Europa: vantagens e desvantagens.
Moeda em Liverpool
Em Liverpool a moeda é a libra esterlina e normalmente fica mais barato se você levar o valor já convertido em espécie. Se não for possível comprar o dinheiro antes, você pode fazer no aeroporto de partida ou na chegada. Só fique atento ao horário que você irá chegar, se for de madrugada, a casa de câmbio pode estar fechada. Também existem as opções de cartões pré-pago de viagem, como Cartão Wise e Visa Travel Money.
Inverno na Europa: Melhores Destinos, Época de Neve e Dicas de Viagem.
Idioma em Liverpool
A língua falada na cidade de Liverpool é o inglês. E o sotaque é bem diferente de Londres, por exemplo. Mas a cidade está bem preparada para receber o turista e em bares e restaurantes, você é bem atendido.
Melhor época para visitar Liverpool
A partir de abril até setembro, são boas épocas para viajar para Liverpool. Como o inverno é muito rigoroso (e muito chuvoso), evite os meses de entre dezembro a março. Mesmo a partir de abril é preciso levar roupas quentes e botas e casacos impermeáveis para não se molhar (o tempo muda o dia inteiro). O clima da Inglaterra é bastante instável e principalmente nas cidades litorâneas, o tempo costuma mudar ainda mais. Os meses mais quentes para viajar para Inglaterra são Julho e Agosto, mas mesmo assim é preciso levar casaco.
Guia definitivo: como comprar passagens aéreas baratas.
Quanto dinheiro levar
Ao contrário de grandes cidades e capitais, Liverpool tem o custo de vida mais baixo e isso também reflete em quanto o turista vai gastar. Por exemplo, é possível comer o famoso fish and chips entre £ 7 a £ 10 libras em pubs ingleses super tradicionais e charmosos. Andar de táxi (os tradicionais Black Cabs por apenas £ 5 libras – para trajetos curtos) e etc. O recomendado é pelo menos £ 40,00 por dia por pessoa para poder comer, se locomover e ainda comprar alguns souvenirs. Agora se você fizer tudo a pé e comer fast food vai gastar bem menos, depende do seu orçamento.
Confira 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.
Seguro viagem internacional
Viaje para Europa com um seguro de viagem internacional. Assim você estará coberto em caso de uma eventual doença ou acidente no exterior. Encontre os melhores preços de seguros para Europa através do Seguros Promo.
Pontos de interesse em Liverpool
A cidade portuária de Liverpool fica no noroeste da Inglaterra e ficou mundialmente famosa por ser a cidade de nascimento e formação da maior banda de todos os tempos: Os Beatles. Confira o que visitar na cidade:
Albert Dock
O Albert Dock é uma agradável surpresa em Liverpool. O local é encantador para passear, almoçar, comprar souvenirs da cidade, tomar um sorvete, sentar e relaxar ou então ir a um dos museus: Beatles Story, Tate Liverpool e Merseyside Maritime Museum. Além disso é possível pegar o ônibus de turismo Magical Mystery Tour e fazer o passeio dos Beatles até Penny Lane e Strawberry Fields. Os tickets do bus custam £ 19,95 por pessoa.
Endereço: Albert Dock (Liverpool Waterfront, L3 4AA).
Turismo: as melhores dicas para economizar em Londres.
Cavern Club
O Cavern Club Liverpool é parada obrigatória para quem curte rock’n’roll. O templo do rock é simplesmente mágico e faz você viajar no tempo. Fundado em 1957 foi palco de nascimento dos Beatles, mas também já recebeu artistas como Elton John, The Rolling Stones, Queen, Oasis, Adele e muito mais. Se for tomar uma cerveja, não se assuste, que a temperatura é bem mais quente do que estamos acostumados. Vale a pena chegar bem cedo e aproveitar durante o dia, que é bem mais vazio.
Endereço: Cavern Club (Mathew Street, 10).
Ingressos: aberto das 11h às 00h, com música ao vivo a partir das 11h30. A entrada custa £ 5,00 por pessoa e há festas a noite, com ingressos que variam entre £ 10 a £ 20. Crianças menores de 18 anos podem entrar somente até às 20h (assim como outros diversos pubs da Inglaterra).
Casa do Paul McCartney e John Lennon
A casa onde o Paul McCartney passou sua infância é visita obrigatória, um lugar tranquilo e bem afastado do centro. É possível ir de ônibus ou de táxi. Na casa do John Lennon também, é possível chegar facilmente de ônibus.
Além das opções dos ônibus de turismo que fazem os principais pontos de interesse dos Beatles, também existem taxistas que fazem tour dos Beatles pelo preço médio de £ 95,00 (para 6 pessoas – você pode negociar se estiver em menos pessoas). É possível agendar o passeio na rua do Cavern Club (loja de souvenir da esquina) e vale muito a pena. A grande vantagem de pegar um tour de táxi é saber as histórias dos Beatles com quem vive na cidade. Se você fala inglês, vai adorar.
Endereço:
- Casa do Paul McCartney Liverpool: nº 20 Forthlin Road
- Casa do John Lennon Liverpool: nº 251 Menlove Avenue (ônibus 76 – ele para na mesma rua, bem perto).
O que fazer em Liverpool: Strawberry Fields
Strawberry Fields fica bem próximo a casa do John Lennon. Seguindo essa mesma avenida (Menlove Avenue) e você chega até a Beaconsfield Road, endereço do antigo orfanato Strawberry Field (que na música dos Beatles foi acrescentado um “s” em Fields). Era uma construção vitoriana com um belo jardim, onde eram realizados festivais frequentados por John Lennon e sua tia Mimi. Vale a pena visitar de perto.
Faça a Eurotrip da sua vida: vistos, como organizar e os melhores roteiros.
Catedral Anglicana de Liverpool
A Catedral Anglicana de Liverpool vale a pena a visita. Uma grata surpresa na cidade. Por fora o estilo neogótico predomina e quando você entra seu queixo cai, uma arquitetura exuberante.
Endereço: Catedral Anglicana (St James’ Mount, L1 7AZ).
Além disso você pode visitar a St. Peter’s Church, onde Lennon e McCartney se conheceram, em 1957. No cemitério anexo à igreja está a lápide de Eleanor Rigby. A Penny Lane Street e Barber Shop da música também ficam próximos (mas é melhor ir de táxi).
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.