Como trocar a carteira de motorista brasileira na França

Carteira de motorista brasileira na França
Foto: El Comercio Peru

Saiba como dirigir na França com a sua carteira de motorista brasileira.

Se você pretende morar na França ou já mora no país europeu, a boa notícia é que é possível fazer a troca da carteira de motorista brasileira na França. Hoje vamos te contar como funciona todos os procedimentos, o preço e tempo, vamos lá?





Como trocar a carteira de motorista brasileira na França

A troca da carteira de motorista brasileira na França pode ser feita pelos brasileiros que possuem um visto para morar na França e que tenham sua carteira de motorista dentro da validade. É preciso fazer a troca em até um ano.

Para quem é estudante brasileiro (com visto de estudo) no país europeu é possível dirigir na França com sua carteira de motorista brasileira válida durante seus estudos, sem precisar efetuar a troca.

Para isso, tenha sempre com você seu Titre de séjour (visto) carteira de motorista original com a tradução juramentada ou a carteira internacional habilitação. Se for viajar para fora da França, leve também o seu passaporte.

Veja como alugar carro na Europa e dicas importantes.

Procedimentos para troca

A troca da carteira de motorista brasileira agora só é feita por via postal, tudo deve ser preenchido em caneta azul.

Endereço para envio dos documentos:

  • Cert de Nantes – Échanges de Permis de Conduire Étrangers
    CERT EPE
TSA 83529
    44035 NANTES CEDEX 01

Veja como viajar com cachorro para Inglaterra.

Documentos necessários e condições

  • Ter idade mínima 18 anos;
  • Carteira de motorista ORIGINAL (sim é obrigatório enviar a original);
  • Preencher o Formulário Cerfa n°14948*01 (duas vezes);
  • 2 fotocópias coloridas frente e verso da CNH (carteira de motorista brasileira) com a tradução juramentada (se a tradução for feita na França com tradutor juramentado basta a fotocópia, se for feita no Brasil é preciso ser apostilada);
  • Remessa online voucher

  • Prontuário da CNH: certificado atestando que você está habilitado a dirigir no Brasil. É possível retirar no DETRAN da sua cidade (com a tradução juramentada) emitido em menos de 3 meses (ambos);
  • 1 envelope selado chamado de pré-affranchie tarif lettre suivie 50 g format “prêt à poster”, que pode ser comprado nas agências do Correio « La poste » com seu nome completo e endereço para devolução;
  • Uma cópia da justificativa de chegada na França (pode ser o ticket do avião juntamente com o carimbo de entrada na França que constará no seu passaporte brasileiro) ou sua filiação a Sécurité Sociale;
  • Comprovante de residência na França com menos de 6 meses (exemplo: conta de gás, luz, telefone fixo (não aceitam telefone celular) e o contrato de aluguel (Bail) ou comprovante de alojamento;
  • 4 fotos padrão francês (2 devem ser coladas nos formulários).

Tendo todos os documentos prontos, você deve enviar em um envelope com AR (lettre recommandée). Lembre-se de guardar bem este comprovante de envio e o de recebimento.

*A nossa dica é: faça a tradução juramentada na França e antes de enviar a carteira original, faça um cópia da carteira de motorista brasileira para guardar com você.

Saiba mais no site do Governo da França.

Veja também: como atravessar o Eurotúnel de carro, os custos, tempo e dicas.

Preços e prazos para a troca da carteira de motorista na França

A troca da carteira de motorista brasileira na França é gratuita e o prazo depende muito da avaliação do dossiê. Conhecemos brasileiros com dupla cidadania que precisam além dos documentos listados acima, provar que já moraram no Brasil.

Neste caso o dossiê é mais complexo, por isso o ideal é fazer a troca o mais rápido possível e antes de completar o prazo de um ano. Caso você tenha dupla nacionalidade da União Europeia é preciso provar que você morou no Brasil pelo menos 185 dias no mesmo ano que você obteve a carteira de habilitação brasileira.

Saiba também como transferir sua Carteira de Motorista brasileira para portuguesa.

Colaboração: Janine Diniz Fortuna mbfortuna73@hotmail.fr

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista, brasileira, e mora no exterior há 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou 4 anos e meio em Portugal e atualmente está passando uma temporada na Inglaterra. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de contéudos e mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *