Governo de Portugal cria visto especial para atrair profissionais de TI do Brasil

Tech Visa Portugal
Foto: Santa Fe Relocation

Descubra como funciona o Tech Visa Portugal.

A crise na economia que outrora preocupava Portugal ficou no passado. Com uma recuperação econômica que causa inveja até nos principais países europeus, Portugal agora busca se firmar como um importante polo tecnológico da Europa e do mundo.

E para que o país consiga tal façanha, uma das estratégias do governo português foi a de facilitar a vinda (e a vida) de profissionais de TI de países de fora da Europa, especialmente os do Brasil. Conheça agora tudo sobre o “Tech Visa”, o visto especial para atrair profissionais de TI do Brasil e do exterior.





Tech Visa Portugal

Governo de Portugal cria visto especial para atrair profissionais qualificados de TI de fora da Europa, denominado de “Tech Visa”. A intenção é facilitar a contratação por parte de empresas portuguesas de profissionais não oriundos de países europeus, especialmente os de TI brasileiros.

O objetivo principal do “Tech Visa” é possibilitar que profissionais com alta qualificação e de países de fora da União Europeia, consigam ter acesso aos empregos e vagas disponibilizadas pelas empresas de tecnologia de Portugal de forma simples, rápida e direta.

O programa de vistos de Portugal foi concebido para atender empresas de tecnologia com sede ou que estejam estabelecidas em Portugal, mas que atuam no mercado global. A intenção é facilitar e atrair profissionais especializados para o país que não sejam de outros países da União Europeia.

Saiba como trabalhar em Portugal.

Como funciona o visto

As empresas de tecnologia que atuam em Portugal precisam, inicialmente, se candidatar ao programa “Tech Visa” para receberem uma certificação. Depois disso estarão aptas para atuarem na contratação de cidadãos estrangeiros.

O órgão responsável pela certificação das empresas é o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação). O programa “Tech Visa” foi criado em conjunto com outras entidades governamentais como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares.

Morar em Portugal: um guia completo.

A ideia é que o processo de atribuição de vistos de residência para os profissionais de TI contratados pelas empresas de tecnologia portuguesas certificadas seja mais rápido e consiga suprir a necessidade de mão-de-obra especializada em Portugal.

Uma das principais avaliações feitas pelo IAPMEI para a concessão da certificação para as empresas é a maneira como a empresa está orientada para a sua internacionalização. O órgão afirma que não é possível que as empresas contratem 50% dos trabalhadores de maneira simultânea ao abrigo do “Tech Visa”.

Para as empresas que atuem maioritariamente no mercado português, o limite pula para 80% de trabalhadores contratados em simultâneo ao abrigo do Tech Visa.

Vagas no Porto: cidade portuguesa tem milhares de ofertas de emprego.

Empresas certificadas

Apesar do programa “Tech Visa” ser novo e ter sido aprovado no início de 2019, atualmente 108 empresas que atuam em Portugal estão certificadas. Confira abaixo a lista com algumas empresas credenciadas para que você possa trabalhar em Portugal:

Remessa online voucher

  • BIAL;
  • Deloitte Consultores;
  • Huawei Tech Portugal;
  • Miniclip Portugal;
  • OLX Portugal;
  • Siemens;
  • GFI Portugal.

Confira a lista completa com todas as empresas de TI que estão certificadas para o programa “Tech Visa” em Portugal.

Saiba mais sobre o Tech Visa Portugal

Caso você tenha interesse e queira saber tudo sobre o programa “Tech Visa” do governo de Portugal para atrair profissionais de TI do Brasil, acesse o site da IAPMEI.

Descubra também como é morar em Portugal.

*Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

*Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista, brasileira, e mora no exterior há 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou 4 anos e meio em Portugal e atualmente está passando uma temporada na Inglaterra. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de contéudos e mídias sociais.

Um comentário em “Governo de Portugal cria visto especial para atrair profissionais de TI do Brasil

  • 17 de agosto de 2019 em 1:28 pm
    Permalink

    boa tarde tem possibilidade do brasil cadastra nas empresas, ou no Tech Visa?
    grato,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *