Como é morar em Portugal

Morar em Portugal
Foto: Amanda Corrêa (Porto, Portugal)

Após 4 anos e meio morando em Portugal e mais de 2 anos do site Vagas pelo Mundo, me dei conta que eu nunca havia contado sobre a minha visão de como é morar em Portugal nesse espaço. Eis que, o dia chegou e, vou contar a minha experiência por aqui.






Como é morar em Portugal?

Ah que resposta difícil. Morar em Portugal é sair da sua zona de conforto e desbravar quem nos descobriu. Os jornais portugueses até falam em um “descobrimento ao contrário” de tantos brasileiros que moram por aqui.

Somos cerca de 160 mil brasileiros e um país pequeno, com apenas 10 milhões de habitantes. Nós imigrantes, passamos por desafios diários de adaptação da cultura e uma transformação pessoal. Não somos de cá, mas também deixamos de ser de lá.

Nossa nova casa, é uma casa portuguesa com certeza, nosso dia a dia tem bacalhau (como se fosse frango), o fado está presente em concertos nos finais de semana e somos muito bem recebidos.

Estudar em Portugal: guia completo.

Integração na comunidade

Existe um respeito muito grande dos portugueses para com os brasileiros que vem estudar no país. Por isso, somos muito bem tratados. É claro, que existem excessões e a forma sincera dos portugueses muitas vezes machuca. Mas, de modo geral, quando viemos de peito e sorriso abertos, somos muito bem recebidos.

Os portugueses têm orgulho da sua história e da sua cultura e isso é muito bonito de ver. Podem existir divergências políticas, futebolísticas e de como o país está sendo governado, mas é um povo com um amor muito grande à sua terra.

Leia também: Morar fora é estar em outra dimensão.

Tradição

A preservação das tradições passam de geração para geração e quando um produto é nacional, o rótulo logo já diz “100% produzido em Portugal”. As romárias e festas populares acontecem até hoje e as missas são cheias de domingo a domingo.

grupo-novo-facebook

Para eles, tudo daqui é melhor e isso é tão bonito de se ver. Tendo uma filha nascida aqui, quero muito que ela sinta esse orgulho dessa terra e desse povo.

Morar no interior de Portugal é ainda melhor, porque as tradições e as comidas típicas são ainda mais preservadas. É claro, que muitos jovens gostam da cultura americana, de comer Big Mac, mas há um esforço muito grande (e natural) para que as gerações continuem a preservar tudo que é daqui.

As festas populares são sempre cheias, há shows nas praças e a comida sempre será típica e regada a muito vinho. Nas festas medievais, a comida é da época e todo mundo se veste a caráter.

Conheça as profissões que melhor pagam em Portugal.

Ser imigrante para sempre?

É engraçado que com o passar dos anos vamos nos sentindo menos imigrantes e mais pertencidos à comunidade. É claro, que o sotaque sempre vai me entregar, mas ele não assusta mais. Sou brasileira, sim, mas me sinto acolhida por Portugal em todos os sentidos.

É claro, que preconceito contra imigrantes vai haver em todos os lugares do mundo (por uma pequena parcela da população). Estamos vivendo em um mundo globalizado, cada vez mais aberto e com menos fronteiras.

Em um mesmo dia, podemos pegar um avião e estar em outro continente. Mas, é preciso que haja um equilíbrio, é preciso estar aberto ao novo e não se fechar somente na sua “comunidade brasileira”. Fazer amigos locais, aprender a cultura, ler a história e aprender novos hábitos nos fazem ir nos inserindo nessa nova cultura e nesse país.

Descubra como trabalhar em Portugal.

Mas como é morar em Portugal: vale a pena?

Não sou apologista de que todo mundo deva morar fora. Afinal, todo mundo é diferente. Mas eu recomendo que todo mundo possa viajar e que tenha poder de comparação de tudo: segurança, clima, estilo de vida, arquitetura, música, arte, gastronomia, etc. Há quem ame Portugal e quem não goste.

Eu posso dizer que eu me adaptei a Portugal totalmente. Gosto do estilo de vida mais pacato, tranquilo e sem estresse. Amo a cultura portuguesa, entrar em todas as igrejas e museus possíveis. Sou católica e me sinto muito acolhida em um país como Portugal, amo as festas tradicionais e participo sempre que posso.

Veja como estudar e trabalhar em Portugal ao mesmo tempo.

Gosto do estilo mais conversador do interior do país e amo as comidas portuguesas. Acho que aqui temos bastante qualidade de vida e muita segurança.

Mas há sempre quem prefira o agito, que queira ganhar dinheiro, trabalhar bastante, ter reconhecimento, fazer sucesso, ter mais correria e mais atividades para fazer. Nesse caso, dificilmente Portugal será pra você (salvo exceções).

É claro, que cada experiência é diferente, por isso, nada como viver e experimentar, para que cada um faça a sua trajetória de vida e tenha histórias para contar. Leia também o texto Morar fora: Portugal é o paraíso?

Trabalhar no exterior: os países que mais recebem brasileiros.

*Se você precisa enviar ou receber dinheiro no exterior, nós recomendamos o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Crédito fotos galeria: Amanda Corrêa.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há quase 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou 4 anos e meio em Portugal e atualmente está passando uma temporada na Inglaterra. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de contéudos e mídias sociais.

3 comentários em “Como é morar em Portugal

  • 25 de março de 2019 em 7:24 pm
    Permalink

    sou fisioterapeuta, quero mt ir pra portugal trabalhar?

  • 1 de março de 2019 em 12:27 am
    Permalink

    Que máximo! Nós pensamos muito em sair do Brasil já há algum tempo. Passamos por muitas dificuldades (financeiras em especial) mas, mantenho essa convicção não só por nós mas, pelos filhos. Somos conscientes de que deve se ter uma organização financeira e pessoal. Penso muito em Portugal, não só pela facilidade no idioma mas, pela riqueza cultura, dentre outras qualidades.
    Um dia chegamos lá!
    Adorei a matéria.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *