Se você pensa em imigrar para o Canadá, saiba que o país precisa de 30.000 novos imigrantes no setor agrícola. Confira tudo sobre os dados!
Até 2033, 40% dos funcionários do setor agrícola canadense vão se aposentar. Dessa maneira, a agricultura do país está muito próxima de uma das maiores transições trabalhistas e de liderança na história. Se você pensa em imigrar para o Canadá, saiba que o país da América do Norte precisa de ao menos 30.000 imigrantes permanentes na próxima. Veja tudo sobre os dados publicados.
Imigrar para o Canadá: país precisa de 30.000 novos imigrantes
Um relatório do Royal Bank of Canada (RBC) mostra que, até 2033, 40% dos operadores agrícolas canadenses irão se aposentar no país. Sendo assim, a agricultura no Canadá está próxima de uma das maiores transições trabalhistas e de liderança na história do país. Além disso, no mesmo período, é provável que surja um déficit de 24.000 trabalhadores em fazendas, viveiros e estufas.
Sem contar que, ainda de acordo com o documento, 66% dos produtores canadenses não possuem um plano de sucessão, deixando em dúvida o futuro das terras agrícolas. Essas lacunas surgem em um momento em que a força de trabalho agrícola do Canadá precisa evoluir para incluir habilidades como análise de dados e práticas climáticas inteligentes que permitem cultivar mais alimentos com menos emissões.
Empregos em construção no Canadá: faltam profissionais em Calgary.
Um plano de crescimento de 3 pontos
Ao divulgar o documento, o RBC sugere um plano de crescimento baseado em três pontos. O primeiro passa por aumentar a imigração de operadores agrícolas em 30.000 na próxima década. Depois, promover a educação agrícola em faculdades e universidades para atrair novos alunos e, por fim, acelerar a adoção de soluções autônomas e mecanizadas nas fazendas.
Por meio de políticas de curto, médio e longo prazo, o Canadá pode estabelecer a força de trabalho agrícola digitalmente experiente necessária para tornar o país um líder global em produção de alimentos. Contudo, para tentar compensar uma crise de habilidades de curto prazo, é necessário aceitar 30.000 imigrantes permanentes na próxima década para estabelecer suas próprias fazendas e estufas ou assumir as já existentes.
Au Pair no Canadá: O que é, Requisitos, Salário e Como se Tornar Uma.
Imigrar para o Canadá: outras metas
Para atingir as metas, o RBC diz que, de médio e longo prazo, é preciso construir um novo canal de operadores e trabalhadores domésticos. Com isso, reforçar a educação e aumentar os gastos com P&D (pesquisa e desenvolvimento) por trás da automação que aumenta a produtividade.
Em outras nações, como o Japão e a Nova Zelândia, já estão sendo implantadas rapidamente estratégias nacionais para enfrentar desafios semelhantes. Eles estão oferecendo incentivos aos operadores agrícolas que se tornam mais autônomos ou abrem caminhos para trabalhadores qualificados estrangeiros e novos agricultores entrarem em suas indústrias. A publicação diz: “O Canadá precisa agir rápido”.
Leia também: empregos no Canadá em alta em 2023.
Morar no Canadá: país precisa atrair e reter mão de obra
A crise de habilidades agrícolas do Canadá já é uma das piores do mundo. O país tem uma das maiores deficiências de habilidades na produção de alimentos em comparação com outras grandes nações exportadoras de alimentos, atrás apenas dos EUA e da Holanda. Além disso, deve passar por uma crise demográfica que se aproxima rapidamente deve piorar o problema.
Em 10 anos, 60% dos operadores agrícolas de hoje terão mais de 65 anos. Nunca tantos agricultores canadenses estiveram tão perto da aposentadoria. Ademais, o número de operadores com menos de 55 anos diminuiu 54% desde 2001. Com isso, a solução mais imediata para esse desafio está nas fronteiras.
O RBC sugere que o país forneça status de imigração permanente para mais de 24.000 trabalhadores agrícolas em geral e 30.000 operadores. A medida pode ajudar a preencher a aposentadoria e as lacunas de pessoal, auxiliar o setor a atingir seu potencial de produtividade e atender às demandas domésticas e estrangeiras de alimentos.
9 melhores empregos no Canadá para estrangeiros sem experiência.
Caminhos que já estão sendo percorridos
Muitas fazendas e estufas já estão buscando outros países para atender à necessidade de mão de obra pouco qualificada. De fato, o setor agrícola do Canadá está entre os mais diversificados do mundo, embora o grau de demanda por trabalhadores estrangeiros difira significativamente por província e operação.
O programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários continua sendo uma fonte crítica de mão de obra pouco qualificada. Mas tem suas desvantagens. Primeiro, é uma solução provisória para um problema crônico. Em segundo lugar, muitos desses trabalhadores estrangeiros temporários (TFWs) que desenvolvem habilidades essenciais para a semeadura e colheita canadenses devem retornar a seus países de origem por curtos períodos.
Por fim, se eles não puderem retornar ao Canadá (por motivos que podem incluir a restrição do governo devido a seus próprios temores de segurança alimentar), a força de trabalho agrícola do Canadá será drasticamente reduzida. Melhores políticas são necessárias para permitir a imigração de trabalhadores pouco qualificados. Por exemplo, um caminho para residência permanente para TFWs experientes resolverá imediatamente esse tipo de escassez.
Estudar inglês no Canadá: intercâmbio no Canadá para todas as idades.
Imigrar para o Canadá: conclusão
O setor agrícola do Canadá enfrenta uma crise transformacional de habilidades e mão de obra. No entanto, com a abordagem correta, essa desvantagem aguda pode se tornar uma vantagem geracional. Ao aumentar a imigração de agricultores qualificados, incentivar faculdades e universidades a trazer estudantes de todas as origens para o setor e investir em soluções inovadoras para automatizar e reduzir a mão de obra agrícola, o Canadá pode liderar o mundo em uma nova era de agricultura.
O orçamento de 2023 foi uma oportunidade para definir metas ambiciosas que capitalizam as vantagens naturais do Canadá na agricultura. Embora muitas das medidas divulgadas forneçam alívio temporário para vários problemas, o orçamento carece de uma visão abrangente do futuro do setor e dos desafios climáticos que ele enfrenta. A oportunidade existe para agricultores, governos e a cadeia de suprimentos agrícola mais ampla trabalharem juntos nessa questão.
Veja também como mudar do Brasil para o Canadá.
*Assista a live de quais as maneiras de imigrar para o Canadá, assista no Youtube:
1 comentário
Tenho experiência na agricultura e amo trabalhar no campo