Como mudar do Brasil para o Canadá

mudar do Brasil para o Canadá
Foto: NIEC Education.

Se você pensa em mudar do Brasil para o Canadá, veja o que você precisa saber sobre os programas de imigração do país da América do Norte.

Se você está pensando em se mudar do Brasil para o Canadá, este texto é para você. Quer você esteja se candidatando a residência permanente, emigrando como trabalhador estrangeiro ou indo como estudante, chegar e se instalar no Canadá pode ser uma tarefa complicada. Especialmente porque há uma série de programas de imigração e visto que você precisa escolher apenas um para descobrir qual é o mais adequado para sua situação. Confira o texto completo para morar no Canadá e iniciar uma nova vida no exterior.


Mudar do Brasil para o Canadá

Existem diferentes caminhos que você pode percorrer para imigrar para o Canadá. Por isso, escolhemos e descrevemos alguns dos tipos de visto e formas de morar no Canadá que você pode optar sendo um cidadão brasileiro que pretende morar no país da América do Norte.

Programas de imigração no Canadá

Existem mais de 100 vias de imigração diferentes nas quais você pode se inscrever para se tornar um residente permanente do Canadá. Confira abaixo algumas delas:

Express Entry (Entrada Expressa)

O sistema Express Entry é a principal forma de imigração de trabalhadores qualificados para o Canadá. Para se inscrever, você deve garantir que é elegível para pelo menos um dos três programas administrados pela Express Entry. Os três programas são:

  • Federal Skilled Worker Program;
  • Canadian Experience Class;
  • Federal Skilled Trades Program.

Se você atender aos critérios de um desses programas, poderá enviar seu perfil no site de imigração do Governo do Canadá. Seu perfil será pontuado de acordo com sua idade, educação, habilidades nos idiomas inglês / francês, experiência de trabalho, entre outros fatores.

Aproximadamente a cada duas semanas, a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (Immigration, Refugees and Citizenship Canada — IRCC) convida os candidatos com maior pontuação a se inscreverem para residência permanente no país.

Dicas fundamentais para quem pretende morar e se instalar no Canadá.

Programa Provincial de Nomeados — Provincial Nominee Program (PNP)

As províncias do Canadá (equivalentes aos estados brasileiros) administram individualmente seus próprios programas de imigração. A ideia é que as províncias possam ajudar imigrantes que possuem as habilidades necessárias em sua província a imigrar para o Canadá. Cada província tem requisitos diferentes, permitindo que pessoas como trabalhadores qualificados, empresários, estudantes e trabalhadores semiqualificados se inscrevam em uma variedade de programas. Saiba tudo sobre o Provincial Nominee Program (PNP).

Mudar do Brasil para o CanadáStart-Up Visa Program

O Start-Up Visa Program do Canadá (Visto para Start-ups) é um programa de imigração focado em empreendedores imigrantes com potencial para construir negócios que criem empregos para cidadãos canadenses, que sejam inovadores e possam competir globalmente. O programa exige que você obtenha fundos de capital de risco designados, grupos de investidores anjos e incubadoras de empresas para apoiar sua ideia.

Family sponsorship

O programa Family Sponsorship (Patrocínio Familiar) é outra forma importante para que as pessoas possam mudar do Brasil para o Canadá e se consigam se inscrever para a residência permanente no Canadá. Para se qualificar, você deve ter um parente próximo que seja cidadão canadense ou residente permanente com mais de 18 anos no país e esta pessoa poderá patrociná-lo. Eles podem patrocinar um cônjuge, companheiro ou companheira, pai, avô e outra família em circunstâncias especiais.

Emprego no Canadá: 10 trabalhos na província de British Columbia que aumentaram na pandemia.

Mudar do Brasil para o CanadáPermissão de estudo

Se você quiser ir para estudar em uma escola no Canadá, precisará obter uma autorização de estudos para fazê-lo. Uma autorização de estudo não é um visto e você também pode precisar de um visto de visitante ou de uma autorização eletrônica de viagem (Electronic travel authorization — eTA) para entrar no Canadá, caso pretenda se mudar para o país antes do início dos estudos. No entanto, assim que sua autorização de estudos for aprovada, você receberá um visto ou um eTA.

Intercâmbio no Canadá, dicas para estudar inglês no país.

A autorização de estudo é válida para a duração do seu programa e 90 dias após o término do programa para dar a você tempo para deixar o Canadá ou solicitar a permanência por meio de outro programa de imigração. Antes de obter a aprovação para um visto de estudo para o Canadá, você terá que mostrar que tem fundos para se sustentar enquanto estiver no país.

O Student Direct Stream, responsável por agilizar as autorizações de estudo no Canadá, acaba de ser expandido para incluir mais países da América Latina.

Nova ferramenta promete ajudar imigrantes na escolha de onde morar no Canadá.

Programas de Imigração de Trabalho

O Canadá também oferece mais de 100 fluxos diferentes de trabalho temporário no país. Abaixo estão algumas das opções mais populares, confira:

Programa de Trabalhadores Temporários Estrangeiros — Temporary Foreign Workers Program

O Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (Temporary Foreign Workers Program — TFWP) existe para permitir que as empresas e os empregadores canadenses preencham as vagas quando os trabalhadores no Canadá não estiverem disponíveis. O empregador deve realizar um teste de mercado de trabalho, conhecido como Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (Labour Market Impact Assessment — LMIA)

Se o governo canadense determinar que a contratação de um trabalhador estrangeiro terá um impacto positivo ou neutro na economia, ele aprovará o requerimento do LMIA. O trabalhador estrangeiro que está sendo recrutado pelo empregador canadense pode então prosseguir e enviar um pedido de autorização de trabalho.

Ao contrário do TFWP, a maioria dos fluxos de permissão de trabalho do Canadá não exige o LMIA. Isso significa que você pode ser elegível para obter uma autorização de trabalho se se enquadrar em uma das muitas categorias de trabalhadores estrangeiros isentos da LMIA no Canadá.

Salário mínimo em Ontário no Canadá sobe para $15 a hora em 2022.

Permissão de Trabalho de Pós-Graduação — Post-Graduation Work Permit

Já o PGWP (Post-Graduation Work Permit) é a categoria de autorização de trabalho isenta de LMIA mais popular. Os alunos internacionais que desejam permanecer no Canadá depois de se formarem em uma instituição canadense de ensino superior podem se inscrever para obter uma autorização de trabalho de pós-graduação por um período de oito meses a três anos. Você pode se qualificar mesmo se estiver estudando online de fora do Canadá, se for em uma instituição canadense qualificada.

Conheça os 10 profissionais mais procurados no Canadá em 2021.

Mudar do Brasil para o CanadáGlobal Talent Stream

Este programa é para trabalhadores que estão em empregos selecionados de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) ou STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e foi projetado para ajudar o Canadá a recrutar trabalhadores estrangeiros que ajudarão as empresas a expandir sua força de trabalho e impulsionar a inovação. O principal benefício é que quem se qualifica tem a autorização de trabalho expedida e em cerca de quatro semanas.

Saiba como planejar sua mudança para fora do país.

Mudar do Brasil para o Canadá

Uma das partes mais difíceis de se mudar para outro país é “cair de pára-quedas” em uma nova cultura, idioma e costumes. É claro que atualmente muitas das principais cidades do Canadá contam com populações significativas de cidadãos provenientes de países da América Latina e para as pessoas que têm o português como primeira língua, as cidades de Kitchener, Winnipeg, Vancouver e Hamilton têm grande população de falantes de língua portuguesa.

Além disso, existem diversos programas e organizações que trabalham com foco em imigrantes e que podem ajudá-lo no começo. A maioria das cidades canadenses conta com conselhos e organizações de imigrantes, bem como redes profissionais para ajudá-lo a progredir.

Outros recém-chegados também são uma boa fonte de apoio para descobrir como navegar em sua nova vida canadense – desde ajudá-lo a obter uma carteira de motorista canadense até recomendar uma boa escola para seus filhos.

O negócio é tentar se aproximar e fazer amizade com pessoas que passaram por uma jornada semelhante a sua, pois isso o ajudará a navegar pelos altos e baixos de suas mudanças com mais facilidade. O Canadá está recebendo atualmente o maior número de recém-chegados em sua história.

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora sobre morar no Canadá, com a história de um brasileiro que se mudou com a família:

Fonte: CIC News.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *