A Loja do Cidadão Online já entrou em funcionamento e os cidadãos portugueses podem, entre outras coisas, solicitar o Cartão de Cidadão pela internet. Saiba mais!
Desde o dia 7 de junho de 2023, os cidadãos portugueses que moram fora de Portugal podem utilizar a Loja do Cidadão Online. O portal entrou em funcionamento e permite, entre outras coisas, que um português possa solicitar pedir o primeiro cartão de cidadão do filho ou renovar o cartão de cidadão pela internet. A nova loja do cidadão permite a realização de nove serviços. Saiba mais a seguir.
Loja do Cidadão Online Portugal
No dia 7 de junho de 2023, o Governo de Portugal colocou em funcionamento o Consulado Virtual. O site tem, entre outras funções, ser um elo digital entre os cidadãos portugueses que residem no exterior e os serviços administrativos do Estado.
O principal objetivo é que os portugueses que vivem fora de Portugal acessem pela internet serviços e informações que antes só podiam acontecer presencialmente em postos e Consulados de portugueses.
O Consulado Virtual foi uma medida financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A plataforma já está disponível e foi implementada três anos antes da data prevista. A data foi propositadamente escolhida para coincidir com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado no dia 10 de junho.
Vagas em Portugal em empresa britânica: Kantar está contratando.
Consulado Virtual de Portugal: serviços disponibilizados
Na primeira fase de implementação do consulado virtual de Portugal, a loja do cidadão online vai permitir que os portugueses que vivem fora do país realizem alguns serviços essenciais. A informação foi publicada pelo Governo de Portugal, através de um comunicado de imprensa:
- Registro Consular: inscrição consular; atualização da ficha de inscrição consular; transferência de posto; certificado de registro consular;
- Registro Civil: registro de nascimento de menores com idade superior a 1 ano e pelo menos 1 progenitor nacional; registro de nascimento de menores de 1 ano e pedido do primeiro Cartão de Cidadão; registro de óbito;
- Identificação Civil: renovação do Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos;
- Agendamento online de atendimento num posto consular português.
Vagas na Hugo Boss para trabalhar em Portugal: novo centro vai criar 1.000 empregos.
Como é possível acessar a Loja do Cidadão Online
A autenticação para acessar a plataforma do Consulado Virtual precisa ser feita com a Chave Móvel Digital ou com o Cartão de Cidadão e um leitor de cartões. O controle de acesso é necessário, pois segundo o governo, garante a segurança dos utilizadores.
No comunicado de imprensa é possível ler que o Consulado Virtual nasce de um esforço conjunto da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e da Agência para a Modernização Administrativa. O lançamento do novo canal da rede consular portuguesa é uma maneira de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Vagas na Nestlé para trabalhar em Portugal: novo centro em Braga.
Principais destinos dos portugueses
Segundo o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Portugal é o país da União Europeia com mais emigrantes em proporção da população residente. A quantidade de portugueses que moram fora do país é maior do que dois milhões, ou seja, mais de 20% dos portugueses vive fora do país que nasceu. Aliás, entre 2010 e 2013, o número de pessoas que deixaram Portugal cresceu mais de 50%.
Ainda que os dados estejam desatualizados, o Reino Unido liderava como o principal país de destino dos portugueses: 30 mil em 2013, 31 mil em 2014. Em seguida surgem a Suíça (20 mil em 2013), a França (18 mil em 2012) e a Alemanha (10 mil em 2014).
Para fora da Europa, os principais países de destino dos portugueses são: Angola (5 mil em 2014, 6.º país de destino), Moçambique (4 mil em 2013, 9.º país de destino) e Brasil (2 mil em 2014, 11.º país de destino).
Piscina de ondas em Portugal: a maior do país vai reabrir.
Portugueses que moram no exterior
A França é o país do mundo onde vivem mais portugueses e o número, em 2011, era de 592.281. Aliás, vivem mais portugueses em Paris do que no Porto (segunda maior cidade de Portugal).
A Suíça aparece em segundo lugar e, por lá, viviam em 2013 mais de 211 mil cidadãos portugueses. Na terceira posição surge os EUA (177 mil em 2014), Canadá (140 mil em 2011), Brasil (138 mil em 2010), Espanha (117 mil em 2014), Alemanha (107 mil em 2014) e Reino Unido (107 mil em 2013).
Os cidadãos portugueses que vivem no exterior é predominantemente composta por pessoas em idade ativa (que mudam de país para trabalhar), contudo existe uma tendência geral para o envelhecimento.
A quantidade de pessoas com mais de 64 anos aumento de 9% para 16% entre 2001 e 2011. No Canadá, a porcentagem chegava aos 28% em 2011, valor que contrasta com o de 7% observado no Reino Unido, no mesmo período.
Portugueses no exterior: quais os países escolhidos para morar
- França: + de 592 mil portugueses
- Suíça + de 211 mil portugueses
- Estados Unidos: + de 177 mil portugueses
- Canadá + de 140 mil portugueses
- Brasil + de 138 mil portugueses
- Espanha + de 117 mil portugueses
- Alemanha + de 107 mil portugueses
- Reino Unido + de 107 mil portugueses
Imobiliárias em Portugal: onde procurar imóveis.
Loja do Cidadão Online: milhares de pessoas vão se beneficiar
Outra característica dos portugueses que moram fora de Portugal é que são, em geral, pessoas com baixas e muito baixas qualificações, embora haja um aumento nos mais qualificados. Os portugueses que deixaram o país com formação superior praticamente duplicou, passando de 6% para 11%, entre 2001 e 2011.
Com tantos portugueses vivendo fora de Portugal, é fato que a Loja do Cidadão Online e o Consulado Virtual de Portugal vão ajudar a diminuir os tempos de espera e a agilizar a vida dos emigrantes. Acesse o Portal das Comunidades Estrangeiras e veja o passo a passo para poder entrar no sistema do Consulado Virtual.
*Conheça também o nosso canal do Youtube, com vários vídeos novos por semana sobre morar em Portugal e na Europa: