
Governo italiano anuncia novos vistos de trabalho na Itália ampliando acesso legal ao mercado para não-europeus diante da escassez de mão de obra. Saiba mais!
A Itália aprovou a emissão de 497.550 novos vistos de trabalho para cidadãos de fora da União Europeia entre 2026 e 2028. Por isso, a decisão, tomada pelo governo de Giorgia Meloni, prevê novos vistos de trabalho na Itália em uma busca para tentar resolver a escassez de mão de obra. Ou seja, são milhares de novos vistos para não-europeus até 2028 em setores essenciais da economia italiana, como agricultura, turismo e serviços.
Jogador português morre em acidente: Diogo Jota e o irmão faleceram na Espanha
Novos vistos de trabalho na Itália
Se você está em busca de vagas na Europa, saiba que quase 500.000 novos vistos de trabalho na Itália são anunciadas pelo governo do país. Entretanto, você pode perguntar: Por que a Itália decidiu liberar mais vistos? E a resposta é que o país europeu enfrenta um grave problema demográfico. Dessa maneira, a população envelhece rapidamente e a taxa de natalidade segue em queda. Por exemplo, somente em 2024, a Itália perdeu mais de 37 mil habitantes e a tendência continua.
Ao mesmo tempo, aumenta a falta mão de obra em setores como agricultura, hotelaria, construção civil, transportes e cuidados domiciliares. Sendo assim, para manter a economia ativa, o governo italiano precisa preencher essas vagas com trabalhadores de fora da Europa. Por isso, o governo italiano pretende atrair meio milhão de trabalhadores estrangeiros nos próximos anos.
Portugal tem 700 mil processos de nacionalidade pendentes: corrida às conservatórias
Quantos vistos na Itália serão liberados?
O novo decreto prevê a liberação de 497.550 vistos na Itália entre 2026 e 2028, distribuídos da seguinte maneira:
- 2026: 164.850 vistos
- 2027 e 2028: o restante é dividido proporcionalmente
Dessa maneira, esses vistos incluem:
- Trabalho subordinado não sazonal (emprego fixo)
- Trabalho autônomo
- Trabalho sazonal (especialmente na agricultura e turismo)
Portugal muda regras para Nacionalidade Portuguesa: agora são necessários 7 anos
Setores que mais devem contratar na Itália
Segundo o Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais da Itália, as vagas se concentram em áreas com alta demanda e baixa reposição por trabalhadores locais. Veja os principais setores:
- Agricultura
- Turismo e Hotelaria
- Cuidados domiciliares e trabalho doméstico
- Construção civil
- Transporte e logística
- Serviços técnicos e manuais
Por isso, a Coldiretti, maior sindicato agrícola da Itália, apoia o decreto do governo italiano e destaca que a medida ajuda a garantir a produção de alimentos em todo o país.
Brasileiros barrados de entrar em Portugal aumenta 700% em 2024
Novos vistos de trabalho na Itália: quem pode se candidatar
Qualquer cidadão de fora da União Europeia pode se candidatar, desde que atenda aos critérios exigidos pelo governo italiano. Os principais requisitos são:
- Ter um contrato de trabalho firmado com uma empresa italiana
- Comprovar qualificação compatível com a vaga
- Estar em situação regular no país de origem
- Participar de programas de imigração legal autorizados pela Itália
Contudo, empresas italianas também devem se cadastrar e solicitar autorização para contratar estrangeiros dentro do prazo definido. Entretanto, tenha em conta que muitos vistos anteriores não se converteram em residência.
Dessa maneira, embora o país tenha emitido 450 mil vistos entre 2023 e 2025, apenas 7,5% a 7,8% resultaram em autorizações de residência na Itália. Isso acontece por vários motivos, entre eles:
- Excesso de burocracia
- Falta de informação clara para os candidatos
- Exigência de acordos bilaterais com países que desestimulam a emigração ilegal
A central sindical CGIL alerta que o decreto precisa ser mais eficiente e focado nas necessidades reais do mercado de trabalho, além de oferecer mais transparência no processo de seleção.
Novo visto para procurar emprego na Espanha: saiba tudo e confira as exigências
Riscos para trabalhadores estrangeiros
Se o governo não ajustar a estrutura do programa, há risco de exploração por redes criminosas. Esses grupos se aproveitam da lentidão burocrática e oferecem vagas falsas ou condições precárias, especialmente no setor agrícola. Por isso, é fundamental que o trabalhador estrangeiro que quer usufruir dos novos vistos de trabalho na Itália:
- Use canais legais e oficiais
- Evite intermediários suspeitos
- Verifique empresas e contratos antes de viajar
Além disso, é essencial consultar sempre informações oficiais. Dessa maneira, é ideal sempre acompanhar o site do Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais da Itália, que atualiza os dados sobre vistos de entrada e critérios de candidatura
Mudanças na cidadania italiana: Senado da Itália ratifica decreto que restringe acesso
Governo da Itália planeja melhorar o processo
O governo italiano promete implementar ferramentas para melhorar o processo para os milhares de novos vistos na Itália para estrangeiros. Sendo assim, pretende digitalizar os pedidos de visto, reduzir prazos de aprovação e firmar acordos bilaterais com países parceiros.
Além disso, monitorar o preenchimento das cotas por setor e criar mecanismos de proteção aos direitos trabalhistas. Ou seja, essas medidas buscam garantir que o sistema funcione de forma eficiente e evitar fraudes.
Lista das profissões necessárias na Finlândia: governo facilita visto em 2025
Novos vistos de trabalho na Itália: quando passam a valer?
As novas cotas entram em vigor a partir de janeiro de 2026. Contudo, o governo ainda deve divulgar os prazos e procedimentos ainda em 2025, com previsão de abertura dos pedidos nos primeiros meses do ano. Dessa maneira, se você tem interesse nos novos vistos de trabalho na Itália, acompanhe os comunicados do Ministério do Trabalho da Itália e busque orientação consular no seu país de origem.
Além disso, prepare toda a documentação exigida com antecedência. Por isso, saiba que se você buscar informação oficial, realizar um bom planejamento e respeitar as regras do processo pode encontrar um emprego na Itália.
Aliás, a abertura de 500 mil vistos de trabalho na Itália marca uma nova fase da política migratória italiana. Embora ainda tenha grandes desafios, a iniciativa pode representar uma boa oportunidade para trabalhadores estrangeiros que buscam uma vida nova na Europa, de forma mais segura. Por isso, estude italiano e comece seu planejamento para imigrar de forma planejada e com muita pesquisa.
Leia também: Morar na Itália: melhores cidades, custo de vida, universidades e dicas