SEF autoriza renovação automática de residência para 37 mil imigrantes em Portugal

Imigrantes em Portugal
Foto: South EU Summit.

O SEF Portugal autorizou a renovação automática de residência para 37 mil cidadãos estrangeiros no país. Veja quem pode solicitar.

O SEF Portugal (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) começou a disponibilizar desde o sábado, 19 de dezembro de 2020, a opção de Renovação Automática para mais de 37 mil imigrantes em Portugal. A renovação acontece para os Títulos de Residência que vencem entre os dias 01 de janeiro e 31 de março de 2021. 


SEF autoriza renovação automática de residência para 37 mil imigrantes em Portugal

O SEF Portugal explicou, em comunicado, que nessa fase, o órgão busca simplificar os procedimentos. A medida de renovação automática é justificada pelo estado de emergência em Portugal e pelas restrições sanitárias devido a pandemia. 

Dessa forma, o órgão do governo português quer garantir o cumprimento das regras de segurança e minimizar os deslocamentos desnecessários. 

Em julho desse ano, o SEF Portugal já havia se modernizado e disponibilizado o novo serviço de renovação do Título de Residência online. A decisão do serviço online beneficiou cerca de 90 mil imigrantes em Portugal. 

Segundo o SEF aproximadamente 73.200 renovações automáticas de residência foram emitidas até o dia 19 de dezembro de 2020. 

Antecedentes criminais não precisam mais passar pelo Consulado do Brasil em Portugal.

Site do SEF Portugal

Renovação online SEF Portugal
Foto: SEF Portugal (site).

Desse modo, a nova funcionalidade do site do SEF pode ser acessada pelo E-Balcão na “Área Pessoal”, indo em “Renovação Automática” do Título de Residência. Assim, os imigrantes em Portugal, que dependem todos os anos da sua renovação de residência, podem fazer tudo pela internet, sem a necessidade de ir pessoalmente ao órgão. 

Para fazer a renovação do título de residência online, os imigrantes de Portugal devem ter um login e uma senha na plataforma, ou então criar um novo registro.

A renovação automática deve ser feita pelo site do SEF e é válida para todos os títulos que vão vencer entre 01 de janeiro a 31 de março de 2021. 

Importante saber, que devido ao grande número de acessos, nem sempre o site do SEF funciona bem. Mas é preciso ter paciência e tentar novamente. 

Também pode te interessar: Número de brasileiros residentes em Portugal bate recorde.

Situação do requerente deve estar em dia nas Finanças e na Segurança Social

Ainda de acordo com o SEF Portugal, após a renovação automática de renovação de residência para os imigrantes em Portugal, o SEF irá fazer consultas de segurança para confirmar a idoneidade do solicitante. 

Além disso, o SEF também irá consultar sua base de dados para verificar se as suas obrigações fiscais e na Segurança Social estão em dia. 

Depois do pagamento da taxa, o cidadão estrangeiro recebe a sua Autorização de Residência de Portugal em casa, não sendo mais possível retirar no SEF. A medida visa limitar o número de pessoas no SEF, para tentar atender ao grande número de pedidos de vistos para Portugal ou de renovação. 

Leia também: Diretora do SEF pede demissão meses depois da morte de um imigrante.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *