Conseguir um visto de trabalho para a Europa é mais fácil para algumas profissões. Confira quais são e veja a lista completa!
Ao menos 400 ocupações diferentes foram classificadas como profissões em falta em pelo menos um dos estados membros da União Europeia ou do Espaço Schengen. Por outro lado, outras 321 profissões diferentes foram listadas como excedentes em pelo menos um desses países europeus. Se você pretende solicitar um visto de trabalho para a Europa, confira tudo a seguir.
Visto de trabalho para a Europa
Um relatório da Autoridade Europeia do Trabalho (EURES) traz dados sobre escassez e excedente de mão-de-obra com base em dados de 2022. O documento mostra quais são as ocupações que os países da União Europeia lutam para preencher com sua própria força de trabalho e aquelas para as quais há muitos profissionais e não locais de trabalho suficientes.
“O fato de ter sido identificado um grande número de ocupações deficitárias e superavitárias não significa que muitas ocupações sejam deficitárias em alguns países e superavitárias em outros”, diz o relatório. O documento explica ainda que tal constatação teria estabelecido a possibilidade de abordar com êxito a questão dos desequilíbrios do mercado de trabalho na Europa entre os Estados-Membros.
Entretanto, como este não é o caso, os países da UE devem recorrer à atração de trabalhadores estrangeiros. Esta é considerada a maneira mais rápida de preencher as vagas abertas que são cruciais para o desenvolvimento de suas economias, segundo o portal Schengen Visa Info.
Autorização ETIAS União Europeia: entrada em vigor adiada novamente
Empregos na Europa e dificuldade de contratar profissionais
A dificuldade em preencher determinadas vagas de emprego na Europa levou vários países, como a Alemanha, a desenvolver estratégias de emprego voltadas para jovens de países específicos. Além disso, de facilitar a obtenção de visto de trabalho.
Outros países do bloco ajustaram suas políticas de migração de trabalho para se tornarem mais atraentes para estrangeiros, em particular para as vagas onde sobrem oportunidades e faltam profissionais.
Numa recomendação recente, até a Comissão da UE sugeriu a promoção da migração laboral direcionada de países não pertencentes à UE em grupos de competências específicas. Para a comissão, essa seria uma das formas de enfrentar a ausência de trabalhadores em setores-chave em todos os Estados-Membros.
Salário na União Europeia: confira os valores em cada país do bloco.
Visto de trabalho para a Europa: profissões que facilitam a obtenção do documento
O relatório da EURES, publicou uma lista com algumas das profissões mais procuradas na União Europeia, sendo algumas delas uma ocupação em falta em até 16 países. Os estrangeiros que possuem experiência ou formação nessas profissões têm chances muito maiores de obter um visto de trabalho para a Europa, em comparação com aqueles em outras ocupações.
De acordo com a EURES, as seguintes profissões são as 20 mais procuradas em toda a União Europeia e facilitam um visto de trabalho para a Europa:
- Pedreiros e trabalhadores da área de construção;
- Carpinteiros e marceneiros;
- Motoristas de carretas e caminhões;
- Operadores e montadores de máquinas-ferramenta para trabalhar metais;
- Profissionais de enfermagem;
- Encanadores e montadores de tubos;
- Eletricistas prediais e relacionados;
- Soldadores e cortadores de chama;
- Colocadores de concreto, finalizadores de concreto e trabalhadores relacionados;
- Trabalhadores especializados em metal;
- Instalador de piso e assentadores de ladrilhos;
- Desenvolvedores de software;
- Cozinheiros;
- Trabalhadores da construção civil;
- Eletromecânica e montadores;
- Programadores de aplicativos;
- Médicos generalistas;
- Motorista de ônibus e bonde;
- Mecânicos e reparadores de veículos automóveis;
- Médicos especialistas.
Profissões como designers gráficos e de multimídia, administrativos e executivos, jornalistas, designers de interiores e decoradores, vendedores de lojas, etc., terão dificuldade em obter um visto de trabalho para a União Europeia, pois são profissões excedentes na maioria dos Estados-Membros.
Trabalhar na Europa: Melhores Países, Mercado, Salários e Áreas de Contratação.
5 Comentários
Sou yuran sou Marceneiro,gostaria de trabalhar e aprender mais sobre minha ária em europa
Ola! Gostaria de trabalhar em portugal, podem me ajudar?
sou Idrissa Embalo, de Guine Bissau, estou procurar emprego em Portugal estou tendo dificuldade obter documentação, quero pedir ajuda da vossa parte.
Quero visto para trabalhar em Portugal, como motorista.
Queria ir para Holanda sou carreteiro a 25 anos