Aprenda a fazer seu currículo europeu

Foto: Reprodução Dumblittleman
Foto: Reprodução Dumblittleman

Se você está em busca de um emprego na Europa, saiba o modelo de curriculum vitae mais utilizado.

Para quem busca uma vaga de emprego na Europa deve ficar atento as regras e modelos utilizados no continente europeu. Você irá precisar de um currículo nos moldes que os europeus utilizam. O modelo de curriculum vitae mais utilizado na Europa é o EuroPass. Com este modelo, seus dados se tornam padrões e você fica no mesmo nível na hora da candidatura para a vaga. O EuroPass é uma ferramenta gratuita e você pode criar o curriculum vitae no próprio site, começando do zero.





A melhor coisa do portal, é que ele disponibiliza versões em todas as línguas. Já no site, escolha a língua em deseja fazer seu currículo (do lado direito do site, bem topo). Ao todo são 27 opções de línguas para a elaboração do seu currículo europeu.

Depois que você selecionou a língua desejada, seleciona “Crie o seu CV online”. A segunda etapa é preencher todas as suas informações pessoais e profissionais. O site também permite fazer a alteração de dados, sempre que desejar.

Também é possível alterar o nome do cargo que pretende se candidatar para cada empresa. Descrever o cargo pretendido ajuda muitos os profissionais de recursos humanos e recrutadores.

Escolhendo a foto do currículo

O Europass utiliza foto do candidato e esse é uma parte muito importando na hora da elaboração de um currículo. A sua foto escolhida precisa ser feita para essa utilidade. Peça ajuda para um parente, amigo, escolha uma parede de fundo liso, com uma boa luz, vista-se apropriadamente, com terninhos para as mulheres (ou ternos para homens), camisas sociais, cores sóbrias e sem estampas. 

As mulheres devem evitar unhas coloridas, maquiagem forte, e muitos acessórios. Na hora da foto do currículo, menos é mais. A mesma dica serve para suas fotos no Linkedin e demais redes sociais, que os recrutadores podem pesquisar e investigar. Evite sempre: fotos do perfil com bebidas alcoólicas, fotos de grupo, fotos com a família, com boné, óculos escuros e muito descontraídas. Dê preferência para fotos mais formais, com um sorriso bonito e o cabelo arrumado.

Para o perfil no site Linkedin utilize a mesma foto do currículo e capriche na sua apresentação. Ela deve ser sucinta, direta, com a descrição de quem você é e os desafios que busca na campo profissional. Se você fala outras línguas, coloque a versão traduzida também no Linkedin, ou então deixe ele todo em inglês.

Na área “Experiência profissional” do currículo, você não deve inserir os trabalhos que já teve. Coloque os empregos principais, evite uma lista com mais de 10 empresas. Descreva a função que você exerceu em no máximo cinco linhas e o descreva o quanto você cresceu naquela função.

No campo “Educação e Formação” descreva o nome de seu curso, a instituição e o período que em começou e terminou. Nas “Competências” coloque suas qualidades dentro da organização/empresa. Exemplo: facilidade em trabalhar em equipe, pró-atividade, organização.

Confira tudo antes de salvar e depois clique em “Descarregar”. O Europass irá salvar uma versão em PDF, pronta para ser enviada para o recrutador. Você poderá alterar seu currículo sempre que quiser. Não esqueça de atualizar o cargo pretendido sempre de acordo com a vaga para qual se candidata.