Aprenda como fazer seu currículo canadense

Curriculum Vitae Canadá.
Foto: Reprodução Guiameds

Se você quer viver no Canadá, confira dicas de como fazer seu curriculum vitae.

Com mais de 35 milhões de habitantes, o Canadá recebe milhares de estrangeiros todos os anos. Com alto índice de desenvolvimento humano, o país é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Rússia. O país possui duas línguas oficiais inglês e francês.

Descubra agora um modelo de curriculum vitae para você poder ser candidatar às vagas abertas no Canadá:

Curriculum Vitae Canadá

Insira seus dados pessoais como nome, endereço, telefone, e-mail, a foto é preferencial.

Profile summary (resumo do perfil): coloque aqui informações sobre seu perfil profissional. Pode dizer os anos de experiência de trabalho, as línguas que domina, alguma formação de destaque  (como Mestrado, por exemplo). Informe suas aptidões como: pró-atividade, aprendizagem rápida, criatividade, good interpersonal skills, etc.

Professional experience (experiência profissional): informe suas experiências de trabalho. Explique de forma clara o que fazia e as responsabilidades que tinha no seu emprego. Não precisa ser extenso, o ideal é ser objetivo. No final de cada experiência coloque as “Notable achievements”, que são as metas e as conquistas que você atingiu no seu cargo (pode ser projetos que participou, prêmios).

Professional and Academic Achievements (realizações profissionais e acadêmicas): neste item  você precisa inserir sua formação acadêmica. Ensino Superior, cursos técnicos, pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.

Skills and interests (habilidades e interesses): informe os seus interesses, suas atividades, hobbies e conhecimentos adquiridos. Por exemplo: writing, traveling, learning new languages, proficient in technology tools.

O curriculum vitae canadense precisa deve ter feito em tópicos (em negrito), com uma frase objetiva em cada linha. Evite ultrapassar duas páginas, seja objetivo e coeso. Os profissionais de recursos humanos precisam te conhecer e saber suas competências.

No Canadá, os recrutadores valorizam não somente sua formação, mas sua bagagem cultural e sua experiência de vida. Por isso é fundamental escrever suas aptidões, qualidades e hobbies.

Confira o modelo do Emploi Quebec (em francês), do site oficial do governo provincial:

Modèle de curriculum vitae

(Québec) 

Téléphone

Domicile :

Autre :

Langue parlée:

Langue écrite:

Objectif de carrière:

Compétences particulières:

Études:

Expérience de travail:

Loisirs:

Références sur demande:

Vagas abertas pelo mundo

Vagas na Ericsson: companhia está selecionando profissionais pelo mundo.

Vagas na Shell: são 130 oportunidades na maior multinacional do mundo. Há vagas no Canadá.

Austrália tem mais de 44 mil vagas de emprego abertas.