Finalmente será possível viajar para fora de Portugal, porém existem algumas regras. Confira todos os detalhes!
Essa é uma daquelas notícias que aguardamos para escrever com ansiedade. É que a partir da próxima segunda-feira, 15 de março, será possível viajar para fora de Portugal. A medida foi comunicada no relatório do Conselho de Ministros de Portugal em relação ao desconfinamento em Portugal.
Viajar para fora de Portugal
Segundo o documento, publicado no site do governo do país europeu, “a partir de dia 15 de março, é levantada a proibição das deslocações para fora do território continental, efetuadas por qualquer via, designadamente rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial ou marítima, por parte de cidadãos portugueses”.
Dessa maneira, o deslocamento que estava restrito desde o dia 31 de janeiro de 2021 em Portugal e que só podia ser feito em caso de trabalho, para fins humanitários, de emergência, de transporte de correios e mercadorias e para quem estava retornando para a casa deixa de ter efeito.
Veja mais: companhia aérea Eurowings abrirá nova base em Berlim.
Autoridades pedem cautela
Entretanto, ainda que a proibição deixe de ser aplicada, para Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, é necessário ter cautela e só fazer viagens consideradas prioritárias. Em entrevista para a agência Lusa, Berta afirmou:
Queria reforçar essa questão, continuamos a aconselhar a fazerem apenas viagens essenciais. Isso é mesmo muito importante. Esta recomendação para os portugueses fazerem apenas viagens essenciais para o Brasil ou até mesmo para outros países mantém-se.
Berta Nunes — Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas
Saiba mais: Grécia programa reabertura para turistas em maio.
Fronteiras terrestres ainda fechadas
Contudo, apesar da boa notícia, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha continuarão fechadas pelo menos até à Páscoa. Obviamente que para algumas exceções a proibição continua não tendo efeito, como é o caso das pessoas que vivem em Portugal e trabalham na Espanha (vice-versa), transporte internacional de cargas e mercadorias e veículos de emergência.
A manutenção do fechamento das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha são, de acordo com o Primeiro-Ministro António Costa, “para evitar as tradicionais grandes deslocações da Semana Santa”. Leia na íntegra o comunicado do Conselho de Ministros de Portugal 11 de março de 2021.
Veja também: Portugal estende programa de Visto Gold para Lisboa e Porto até janeiro de 2022.