Governo britânico pode multar quem sair do Reino Unido e o valor da multa é alto. Confira todos os detalhes sobre a nova medida!
O governo britânico está prestes a proibir que as pessoas saiam do Reino Unido na próxima semana, 29 de março de 2021. Os Regulamentos de Proteção à Saúde (The Health Protection – Coronavirus, Restrictions – 2021) serão debatidos na próxima quinta-feira, mas certamente serão transformados em lei.
Proibição de sair do Reino Unido
A nova legislação segue as ‘etapas’ anunciadas anteriormente para sair do lockdown do governo britânico. Entretanto, prevê que somente em 30 de junho de 2021 é que os cidadãos que vivem no Reino Unido terão permissão para realizar viagens internacionais. Até lá, apenas pessoas com um motivo razoável é que podem sair do Reino Unido.
Na legislação, os motivos para viagens permitidas estão listados no Anexo 5 da proposta (página 70) e incluem a necessidade de viajar a trabalho, se estiver se mudando, vendendo ou alugando um imóvel, ou por motivos pessoais urgentes.
A proibição de viajar e sair do Reino Unido não se aplica a quem vai para a área comum de viagem das Ilhas do Canal, Ilha de Man e República da Irlanda, a menos que esse não seja o destino final.
Ministro do Reino Unido afirma: passaporte de vacina é “discriminatório”.
Sistema de semáforos no Reino Unido
A Global Travel Taskforce, uma agência do governo britânico, deve apresentar um relatório no dia 12 de abril de 2021 e deve introduzir um ‘sistema de semáforos’ no Reino Unido. Provavelmente, será criada uma lista com alguns países sendo classificados conforme o risco de infecção pela COVID-19 nas cores vermelha, amarela ou verde.
O governo do Reino Unido já havia dito que as viagens internacionais serão retomadas “não antes de 17 de maio” e que qualquer decisão “deverá levar em consideração:
- o quadro epidemiológico global e doméstico;
- a prevalência e localização de quaisquer variantes de preocupação;
- o progresso do lançamento de vacinas no Reino Unido e no exterior.
Pandemia no Reino Unido: 700 mil pessoas deixaram Londres em 2020.
Pânico e voos cancelados
Os novos regulamentos publicados pelo governo e que proíbem quem quer sair do Reino Unido tiveram um péssimo resultado no mercado de turismo e viagens. Depois do anúncio, ocorreram cancelamentos generalizados de voos da British Airways, da Easyjet e da Ryanair, bem como a uma nova queda nos preços das ações dessas companhias aéreas.
Com a aproximação do Verão, a Europa e os países do hemisfério norte estão correndo contra o tempo para melhorar a vacinação e tentar fazer com que seja possível viajar de forma mais tranquila. Em 2020 o setor de turismo e viagens foi muito castigado e gerou perdas bilionárias de receitas, sem contar com o forte desemprego em regiões que dependem economicamente do turismo por toda a Europa.
Leia mais no site do governo The Health Protection – Coronavirus, Restrictions – 2021.
Também pode te interessar: Voos diários da British Airways entre São Paulo e Buenos Aires.