A lista com as cidades mais baratas para morar fora em 2021 acabou de ser publicado. Confira o ranking completo!
Para quem está pensando em morar fora ou já foi, o custo de vida importa e muito. Sendo assim, todos os anos estudos são realizados para determinar as cidades mais baratas para morar fora e, claro, as mais caras. Por isso, conheça agora o ranking de 2021 que foi publicado recentemente e veja se a sua cidade está na lista.
Novo ranking com as cidades mais baratas para morar fora
O ‘Cost of Living City Ranking‘ – Ranking do Custo de Vida da Mercer foi publicado e nele você encontra a classificação com as cidades mais baratas para morar fora em 2021. Aliás, a publicação é voltada para servir de orientação para empresas e colaboradores internacionais em todo o mundo, pois revela as localizações mais e menos acessíveis. De acordo com a Mercer, a pesquisa ajuda os empregadores a encontrarem melhores estratégias de remuneração para uma força de trabalho global cada vez mais diversificada e distribuída.
O ranking do custo de vida de 2021 da Mercer considerou Ashgabat, no Turcomenistão, a cidade mais cara para funcionários internacionais. Hong Kong está em segundo lugar e Beirute, capital do Líbano, ficou em terceiro lugar. Aliás, Beirute subiu 42 posições no ranking como resultado de uma depressão econômica severa e extensa devido à escalada de várias crises – a maior crise financeira do país, COVID-19 e a explosão do Porto de Beirute em 2020.
Tóquio (Japão) e Zurique (Suíça) caíram cada uma um lugar da terceira e quarta, respectivamente, para a quarta e quinta posições, e Shangai ficou em sexto, uma posição acima do ano passado. Singapura passou do quinto lugar para o sétimo. Outras cidades que aparecem no top 10 das cidades mais caras do ranking para funcionários internacionais são Genebra (8), Pequim (9) e Berna (10).
Já as cidades mais baratas do mundo para funcionários internacionais, de acordo com a pesquisa da Mercer, são Tbilisi – Georgia (207), Lusaka – Zâmbia (208) e Bishkek – Quirguistão, que foi classificada como a cidade mais barata do mundo ficando na 209ª posição.
Leia também: como enviar dinheiro para o exterior?
Américas
As cidades dos Estados Unidos caíram na classificação deste ano principalmente devido às flutuações cambiais entre março de 2020 e março de 2021, apesar do aumento da inflação de bens e serviços no país. Nova Iorque (14) foi classificada como a cidade mais cara dos Estados Unidos, embora tenha caído oito posições desde o ano passado, seguida por Los Angeles (20), San Francisco (25), Honolulu (43) e Chicago (45).
Já Winston Salem – Carolina do Norte (151) continua sendo a cidade mais barata dos Estados Unidos pesquisada para funcionários internacionais. O dólar canadense se valorizou em relação ao dólar americano, desencadeando saltos no ranking deste ano.
Além disso, Vancouver (93) é a cidade canadense mais cara no ranking, seguida por Toronto (98) e Montreal (129). Em 156º lugar, Ottawa é a cidade mais barata do Canadá.
Na América do Sul, Port of Spain – Capital de Trinidad e Tobago (91) foi classificada como a cidade mais cara para morar fora, seguida por Porto Príncipe – capital do Haiti (92). No Brasil, a capital Brasília (205) aparece no ranking como a cidade mais barata da América do Sul (entre as 209 cidades analisadas no ranking).
Não deixe de ler: imobiliárias em Portugal, saiba onde procurar imóveis.
Europa, Oriente Médio e África
Três cidades europeias estão entre as 10 principais cidades mais caras do mundo para morar fora. Em quinto lugar no ranking global, Zurique (Suíça) continua sendo a cidade europeia mais cara, seguida por Genebra – Suíça (8) e Berna – Suíça (10). O fortalecimento do euro resultou em várias cidades europeias subindo no ranking, com Paris subindo para 33ª posição.
A libra também continua forte e o Reino Unido conta com duas cidades na lista, sendo que Londres (18) e Birmingham (121) subiram um e oito lugares, respectivamente.
Os Emirados Árabes Unidos continuaram diversificando sua economia, o que reduziu o impacto da indústria do petróleo no PIB. Com esse processo em andamento, houve movimentação negativa de preços tanto em Dubai (42) quanto em Abu Dhabi (56).
Beirute é a cidade mais cara do Oriente Médio para funcionários internacionais, saltando 42 posições e chegando no terceiro lugar no ranking global. N’Djamena (13), Lagos (19) e Libreville (20) são a primeira, a segunda e a terceira cidades mais caras da África para funcionários internacionais. Lusaka classificada como 208 é a cidade mais barata da África.
Morar fora: entre o agora e o para sempre.
Ásia e Pacífico
Mais da metade das 10 cidades mais caras estão localizadas na Ásia. Ashgabat subiu uma posição no ranking deste ano, tornando-a a cidade mais cara para funcionários internacionais, tanto na Ásia quanto no mundo. Hong Kong (2), Tóquio (4), Xangai (6), Singapura (7) e Pequim (9) seguiram o exemplo. Mumbai (78) é a cidade mais cara da Índia, mas caiu 18 lugares na classificação deste ano devido a uma rúpia indiana relativamente fraca em comparação com outras moedas.
As cidades australianas subiram na classificação deste ano, com a moeda local ganhando valor significativamente em relação ao dólar americano. Sydney (31), a cidade classificada mais cara da Austrália para funcionários internacionais, experimentou uma subida de 35 lugares, seguida por Melbourne (59) com uma subida de 40 posições.
Veja também: pesquisa mostra os melhores países para expatriados em 2021.
Ranking completo com as cidades mais baratas para morar fora
Caso você tenha interesse em ver o ranking completo com as cidades mais baratas para morar fora, faça o download do arquivo no site da Mercer. O material é gratuito e está disponível assim que você informar alguns dados. Vale a pena ter atenção ao custo de vida no momento de morar fora, porém saber mais sobre o ranking ajuda você a compreender melhor as políticas salariais das empresas e até a entender qual o salário que você precisa para viver num país como funcionário internacional.
*Aproveite para conhecer nosso canal do Youtube e se inscrever para receber notificações de novos vídeos:
2 Comentários
Olá Diego! Tudo bem? Esse ranking analisou apenas 209 cidades do mundo, entre capitais e as mais importantes do mundo. No ranking, Brasília ficou entre as mais baratas, em comparação com as outras analisadas. É uma pena o ranking ter analisado tão poucas cidades em nível global. Tens razão sim, há cidades muito mais baratas no Brasil. Um grande abraço!
Esse ranking só pode estar errado. Moro em Brasília atualmente, já morei em BH, Floripa e Goiânia e a capital federal é de longe uma das mais caras do país. Moradia então nem se fala. Consigo comprar ou alugar um AP na beira da praia em Floripa mais barato que Brasília seguramente. Sem contar alimentação e combustível, aqui não se produz nada vem tudo de fora o que encarece ainda mais.