Você sente que tem reconhecimento profissional? Veja os sinais de que a empresa não se importa com você.
Um dos motivos que mais desanimam quem trabalha em uma empresa é a sensação de não ser reconhecido pelo esforço. Por isso que empresas onde existe uma cultura de cooperação e de feeedback são mais bem sucedidas e geralmente contam com profissionais mais dedicados. É fato que obter reconhecimento profissional no ambiente de trabalho não só mostra o quanto a empresa em que você trabalha se preocupa com você, mas também torna os profissionais mais produtivos.
Reconhecimento profissional: sinais de que a empresa não se importa com você
Num primeiro momento o salário e o dinheiro podem fazer a diferença, porém as pessoas não trabalham apenas em busca de recompensas financeiras. Ser reconhecido pelo desempenho e saber que está fazendo a diferença na organização são aspectos fundamentais e que influenciam a felicidade de um colaborador, por isso trabalhar em uma empresa que está preocupada com o seu desenvolvimento profissional, no longo prazo, trará mais satisfação para você.
Assim como não ser devidamente valorizado faz com que as pessoas fiquem desmotivadas e desanimadas. Sem ter um apoio verdadeiro, sem receber feedback, sem se sentir inserido na companhia vai fazer o profissional desanimar do trabalho. É uma descida em espiral que pode até colocar a sua carreira em risco. Por isso, confira abaixo alguns sinais de alerta de que a empresa em que você trabalha não se importa com você.
1) Sua opinião e ideias não importam
Se o seu superior não se interessa pela sua opinião, provavelmente é porque ele não tem muito interesse em você como pessoa. Outro sinal importante é que se você é quase sempre (ou sempre) a última pessoa a ser lembrada para formar uma equipe em um projeto ou tem sua fala interrompida com frequência nas reuniões em grupo, possivelmente é porque o seu chefe não valoriza suas ideias.
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2) Sem suporte ou feedback
Trabalhar em uma empresa é, sobretudo, lidar com pessoas. E isso, todos nós sabemos bem, é uma missão muito difícil. Por isso, se o seu chefe direto ou gerente não dedica tempo para trazer feedback e dar um direcionamento e suporte ao seu trabalho, isso pode ser um fator prejudicial na sua carreira.
Desse modo, se o seu chefe está somente preocupado com aspectos técnicos do trabalho e com a conclusão de projetos específicos e não o ajuda a desenvolver suas habilidades, então o seu desenvolvimento pessoal não importa para a empresa. Outro sinal de alerta que deve ser considerado é o de não receber feedback sobre um projeto em que você está se dedicando.
3) Salário inadequado
Se você já pediu um aumento salarial e sabe que seu ordenado está abaixo do que é normalmente pago para um profissional com o seu cargo e função no setor, a luz vermelha está acesa. Isso porque se a sua empresa, mesmo sabendo disso e já tendo recebido o seu pedido, ainda assim o ignora, é sinal de que ela não se importa com você.
Aliás, uma companhia que não se importa com o que você faz para ela, provavelmente não pagará o quanto você merece. Por isso, se você não está recebendo um salário adequado, comece a procurar outro emprego, mas já saiba como se defender e negociar uma remuneração mais alta.
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4) Só os outros são promovidos
Durante uma promoção, quase dois terços dos funcionários afirmam que foram preteridos. Por exemplo, se você faz um trabalho excelente e que é sabidamente melhor que o de seus colegas, é inaceitável e até ofensivo que alguém que merece menos do que você seja promovido no seu lugar. Se isso acontece onde você trabalha, pode ser um sinal de que o seu trabalho não é valorizado o suficiente.
5) Quando o seu bem-estar não importa
Mesmo você pedindo ajuda, a empresa e seus líderes não se importam com o seu bem-estar? Então, algo está muito errado. Se os seus problemas pessoais, uma emergência familiar ou até as doenças forem ignoradas ou desconsideradas, é um sinal evidente de que o seu chefe não se importa com você. É claro que os seus colegas de trabalho e até superiores não precisam ser seus melhores amigos, porém o seu bem-estar precisa fazer diferença para eles.
6) Qual a sua posição na empresa
Você é uma super estrela ou um Zé ninguém absoluto? Pois é, a falta do reconhecimento profissional e o fato de não saber a sua posição na empresa não é culpa sua, mas da organização onde você trabalha. Aquelas empresas que se preocupam somente em alcançar resultados financeiros não são capazes de dizer para seus colaboradores qual posição ocupam.
Porém, a maioria dos funcionários prefere saber se seu desempenho está abaixo da média e é melhor saber disso que não obterem nenhum feedback.
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7) Vida pessoal e profissional desequilibradas
Você teve o seu pedido para equilibrar sua vida pessoal e profissional solenemente ignorado? Se você aceitou o cargo, mas não lhe informaram que sua carga de trabalho semanal seria de 60 horas e agora a companhia ignora seus pedidos em relação ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, pode ser um sinal claro de que a empresa não se preocupa com você.
8) Chefe intimidador
Se você está sendo intimidado por seu chefe ou está sofrendo bullying, isso pode ser um problema grave. Um comportamento que seja capaz de ameaçar ou intimidar o colaborador não é saudável e mostra que não existe um interesse em você como pessoa. Sem contar que a discriminação no trabalho, ou mesmo um preconceito, pode impedir o seu progresso pessoal e profissional.
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9) Ninguém lhe conta as notícias importantes
Se você é a última pessoa a saber de notícias importantes para a empresa, isso fará você se sentir excluído. Ouvir notícias sem querer ou por acidente, especialmente se forem relacionadas a um dos projetos em que você atua, pode ser um golpe fatal na sua ética de trabalho e pode fazer você desanimar. A falta de reconhecimento profissional é muito prejudicial para sua produção e felicidade no trabalho.
10) Sua vida privada não importa
Se o seu chefe não se importa com sua vida privada, mas está sempre interessado na vida pessoal de seus colegas, é um péssimo sinal. Claro, o seu superior não precisa saber de detalhes do que acontece na sua casa, mas se ele nunca pergunta nada para você e fica sempre interessado no que aconteceu no final de semana na casa de seus companheiros de trabalho e pergunta na sua frente, ele não se importa com você.
11) Bronca e chamada de atenção não é feedback
Você só recebe feedback de seu supervisor se algo der errado? Isso é um sinal de alerta. Se você nunca recebe elogios quando realiza um bom trabalho, mas sempre recebe bronca quando comete um pequeno erro, isso é um sinal de que seu gerente é implicante, que você não é valorizado e que seus supervisores estão preocupados apenas com o seu desempenho no trabalho.
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12) A empresa quer que você saiba (e sinta) que eles não se importam com você
Um dos sinais de que a empresa que você trabalha não se importa com você e não oferece reconhecimento profissional é quando alguns líderes dela chegam a dizer abertamente que você é substituível. Aliás, ouvir que “muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar” não é um elogio. Isso porque esse tipo de comentário, que compara o seu trabalho a uma mercadoria, mostram que existe uma falta verdadeira de interesse no seu bem-estar.
Fonte: Business Insider.
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